Foi o bolo do meu aniversário. O bolo que marcou a chegada dos 35 e do primeiro aniversário enquanto mãe. O bolo que serviu para partilhar com a família e com alguns amigos que se puderam juntar a nós. Um bolo que partilho hoje com todos vocês que me deram os parabéns com palavras tao sinceras e simpáticas.
Um bolo que é perfeito para as festividades que se aproximam. De after eight, um dos meus chocolates preferidos. (E ainda por cima um bolo simples de preparar!)
Bom fim de semana a todos!
Ingrededientes :
(In revista “GoodFood”, Dezembro 2013, página 25)
2x 85g de manteiga
2x50g de chocolate de culinária
2x120g de farinha
2x140g de açúcar amarelo
6 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos grandes
290ml de leite previamente misturado com 2 colheres de sopa de sumo de limão e deixado a repousar pelo menos 15 minutos antes de usar (ou buttermilk se encontrarem à venda!)
Recheio:
1 caixa de 300g de chocolates after eight
50ml de natas
Decoração (opcional):
250g Pasta de açúcar
Pó prateado de decoração
Bolinhas prateadas
Preparação:
(Tem de fazer dois bolos, separadamente, e senão tiver duas formas quadradas de cerca de 22cm, terá de cozer o bolo por duas vezes. É por isso que os ingredientes estão listados daquela forma!)
Num tachinho derreta 85g de manteiga com 50g de chocolate de culinária. À parte misture a farinha, o açúcar, 3 colheres de sopa de cacau em pó e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Faça uma mistura com 1 ovo e metade do leite, cerca de 140ml. Numa taça grande coloque o chocolate e a manteiga derretidos e junte depois a mistura de farinha, e a mistura de ovo e acrescente 100ml de água a ferver. Bata bem com a batedeira elétrica até a mistura não ter grumos. (É uma mistura líquida!)
Coloque tudo numa forma retangular com cerca de 22cm de lado previamente untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15/20 minutos.
Retire o bolo e deixe-o arrefecer uns minutos na forma antes de desenformar. Retire e deixe depois arrefecer completamente.
Repita agora todos os passos desde o início da receita para fazer um segundo bolo igual ao primeiro.
Para o recheio e cobertura, coloque os after eight num tachinho juntamente com as natas e leve ao lume, mexendo, até derreter o chocolate completamente. Deixe arrefecer até a mistura ficar mais grossa e seja possível espalhar sobre os bolos.
Para montar o bolo corte cada um dos bolos que preparou ao meio, de modo a ficar com 4 retangulos iguais. Divida o recheio ao meio.
Faça um bolo de quatro camadas usando metade do recheio preparado para colocar entre as camadas, espalhando bem. Com o restante recheio deverá cobrir o bolo todo, por cima e nas laterais. Coloque o bolo no frigorífico para ganhar firmeza, principalmente se o for cobrir com pasta de açúcar.
Trabalhe a pasta de açúcar com as mãos até ficar mais maleável, como se fosse plasticina. Com a ajuda do rolo da massa, e sobre uma folha de papel vegetal, estique a pasta até que tenha tamanho suficiente para cobrir todo o bolo. Coloque sobre o bolo, alisando bem e cortando o excesso com uma faca pequena.
Decore a gosto com pó e bolinhas prateadas ou como mais gostar. (As meninas que trabalham com pasta de açúcar não julguem muito este meu trabalho tão amador…!)
Bom Apetite!
Que aspeto delicioso, fiquei com água na boca!
ResponderEliminarBjs
Joana, os meus Parabéns pelo aniversário e pelo fantástico bolo :)
ResponderEliminarEstá com um aspeto maravilhoso, e como eu adoro after eights de certeza que um dia o vou fazer
Beijinhos e um Feliz Natal
Aiii que excelente aspecto :)
ResponderEliminarAcho que vou ter de experimentar esta receita agora para o Natal.
Só uma questão que até pode ser meia tonta, mas porque é que se tem de fazer 2 bolos em separado? Se se usar um tabuleiro maior e depois cortar o efeito não fica +- o mesmo?
Obrigada :)
Feliz Natal
Adoro after eight, por isso a sugestão é fantástica!
ResponderEliminarFeliz Natal :)
acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt
Que aspeto divinal!! :)
ResponderEliminarThe gLiTtEr Side
Adoro After Eight, vou experimentar brevemente pois parece delicioso. Só uma dúvida, Joana: em tempos fui a um workshop de bolos em que disseram que a pasta de açúcar não deve ir ao frigorífico pois com a humidade amolece e derrete. Disseram que o ideal é colocar num local seco e fresco.
ResponderEliminarDeve ser maravilhoso!!! :) Feliz Natal!
ResponderEliminarQue receita curiosa, tenho de experimentar :)
ResponderEliminarhttp://nacozinhadasara.blogspot.pt/
Joana, adorei! Há uns anitos (antes de começar a confeccionar o meu próprio bolo de aniversário!) comprei um bolo de chocolata after-eight e gostei mt! Mas vou ter q colocar esta tua receita em prática num próximo aniversário, mt provavelmente o da mh irmã, q tb adora after-eight :) Bjinhos e festas felizes!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJoana encontrei por acaso o teu blog, ainda nao o conhecia e esta receita lembra-me quando uso a pasta de açucar nos meus bolos decorados. :) Tenho que experimentar este!! Adoro menta com chocolate. Parabéns pelas tuas receitas :) ainda o outro dia estive a guardar fotos quando andavamos na escola :) Bjos Andrea
ResponderEliminarAssim que vi esta receita, fiquei deliciada! Adoro after-eight e e guardei logo a receita... Agora que se aproxima o meu aniversário, quero passar à prática, mas tenho algumas dúvidas em relação à quantidade que rende e às formas. O bolo tem 4 camadas finas, é isso? É que não parece muito alto. Será que fica bem numa forma redonda e apenas duas camadas? Não tenho formas quadradas... Obrigada :)
ResponderEliminarJoana, finalmente será no próximo domingo o teste deste bolo :) Como os anos passam a voar! Bjinhos e obrigada pela inspiração!
ResponderEliminarfiz o bolo em uma forma redonda alta, mas fiz um bolo só....deu errado.metade do bolo a massa ficou boa,a outra metade a massa ficou ruim.....o que aconteceu?
ResponderEliminar