Comecei a escrever um texto sobre pessoas mesquinhas e desagradáveis, mas achei que era dar protagonismo a uma personagem que não merece. Não quero saber das pessoas que não gostam de mim e se dão ao trabalho de me escreverem a dizer isso mesmo. Essas não me interessam para nada. Aliás só alguém que não está bem da sua cabecinha visita blogues de quem não gosta. Ou então tem demasiado tempo para gastar. Uma pena quando o tempo é um bem tão precioso que só devia ser gasto no que realmente interessa, pelo menos quando temos essa opção.
Portanto vamos falar de coisas agradáveis! Das sobremesas que fiz para o aniversário do Miguel e que ainda não partilhei todas. Desta pavlova que, apesar de deliciosa ficou a pavlova mais feia e rachada que fiz até ao momento, e olhem que já fiz umas quantas.
Uma combinação que não tinha nada para correr mal: uma pavlova crocante por fora e perfeita no seu interior. Uma mousse de chocolate negro a contrastar com o doce intenso e os frutos vermelhos que andam de mãos dadas com o chocolate.
Fez sucesso. E uma sugestão - aventurem-se sem medos a fazer uma pavlova!
Ingredientes
Pavlova:
5 claras
220g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
Mousse de Chocolate:
100g de chocolate negro
3 ovos
125 g de framboesas frescas
200g de morangos
Açúcar em pó q.b.
Preparação:
Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira eletrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar duras e brilhantes. Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe um circulo com 18cm de diâmetro. Coloque as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro do circulo. Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar.
Para a mouse de chocolate, comece por derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Junte-lhe depois as 3 gemas, misturando bem e envolva depois as 3 claras previamente batidas em castelo. (Não é necessário juntar qualquer tipo de açúcar ou de manteiga!) Reserve no frigorífico até necessitar.
Mesmo antes de servir cubra a pavlova com a mousse de chocolate e decore depois com morangos e as framboesas polvilhando comum pouco de açúcar em pó para decorar.
Bom Apetite!
Mas que bela Pavlova, tenho de experimentar fazer, bjokitas
ResponderEliminarÉ isso mesmo Joana, não vale a pena gastar energias com pessoas mesquinhas. Vale sim a pena falar de coisas muito boas como esta bela pavlova que está magnífica :)
ResponderEliminarEu já fiz várias e as minhas não sei porquê racham sempre, mas nunca fiz com mousse. Esta de certeza que vou experimentar.
Beijinhos
Uma receita magnífica! Eu adoro o teu blog!
ResponderEliminarHá pessoas com uma lata! Realmente....
ResponderEliminarA pavlova é um dos meus doces preferidos. Já fiz essa e a de chocolate mais que uma vez, e faz sempre sucesso quando outros a provam.
bj
Essas pessoas não valem um segundo de tempo...não têm mais nada que fazer, estão descontentes com a própria vida e a única coisa que as faz sentir melhor é ser mesquinhas.
ResponderEliminarEste blog é uma tab permanentemente aberta no meu browser, juntamente com os livros, tem sido sido uma ajuda imprescindível. Espero que continue por muito tempo ^^
Não vale a pena perder tempo com essas pessoas. São pessoas que não têm nada para fazer. A pavlova tem um aspecto delicioso, e o que conta é o sabor. Não deve ter sobrado nem uma migalha! Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarJoana um dia um dos meus filhos disse-me mãe as palavras das pessoas que nós gostamos magoam-nos,as palavras dos outros que não nos conhecem são nos insignificantes...por isso há muitas pessoas que adoram seu trabalho e vem aqui todos dias buscar ideas trocar sabedoria e aprender algo de novo um bem haje pela sua existência...obrigada beijinhos da Lua.
ResponderEliminarTambém sou da opinião que há muita gente por aí com falta de certas coisas...e depois dá-lhes para dispararem veneno em todas as direcções. Lá diz o outro: quando a vida dos outros começa a interessar-te, é porque a tua deixou de existir...enfim...
ResponderEliminarAi, pavlovas...que maravilha! Mas o chocolate não a deixou doce demais?
Que aspecto delicoso :)
ResponderEliminarQuanto a pessoas parvas, não percas o teu precioso tempo :) é demasiado valioso
http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/
esta imagem deu-me vontade de comer o ecra do pc. tem um aspecto maravilhoso.
ResponderEliminarquanto às pessoas que não merecem a pena, acho que nem devia falar de tal coisa. ignore por completo, porque ao falar aqui já está a dar importância e a mostrar que incomoda e chateia. força nisso. ;) beijinho.
É esse o espírito, só nos focar no que nos faz bem ;)
ResponderEliminarA pavlova está com uma aspecto maravilhoso. Já tentei fazer uma, mas rachou por completo e não ficou muito bonita.
Bjs
Adoro Pavlovas, Amo o seu Blog. Venho diariamente "cuscar" as suas coisinhas. Acho que apesar das receitas partilhe com os seus seguidores a suas coisas. Já dizia a minha mãe o silêncio e o desprezo são uma resposta sábia. Continuo com excelente trabalho. Bem Haja....
ResponderEliminargosh...que delicia :p
ResponderEliminarviagemdoceviagem.blogspot.com
Não vale a pena dispender tempo com quem não o merece :)
ResponderEliminarAdorei a pavlova, está mesmo bonita e com um aspecto delicioso!
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
minha krida!
ResponderEliminaré a primeira vez que comento, mas venho cá todos os dias, porque adoro as suas receitas...sabe que mais? É só inveja!!!!
Boa tarde,
ResponderEliminarCostumo fazer pavlovas e, de facto, fazem sempre sucesso, nunca sobra...lol
No entanto, as minhas ficam sempre mais baixas, nunca ficam assim altas... como faz?
Gosto muito do seu blogue :)
Olá Joana! é desta que me aventuro numa pavlova!!! mesmo que rachada, o importante é experimentar. Quanto ao momento desagradável que antecede a receita apenas transcrevo uma coisa que a Coco Chanel um dia disse : " Não me importa o que pensas sobre mim, porque eu nem se quer penso em ti!"
ResponderEliminarO resto de um dia bom, e,... venham mais Pavlovas rachadas!!!!!
Eu nunca fiz Pavlova, mas tenho uma irmã que as faz com muito sucesso e eu adoro. Vou levar a receita da tua e, quem sabe se nesta Páscoa não me aventuro?...
ResponderEliminarSerá que a tua se partiu por o forno estar mais quente do que o necessário?
Quanto ao resto, ignora porque "para palavras loucas, orelhas moucas".
Comentários desses, apago-os sempre pois não têm direito a existir.
Beijinhos da Bombom
Xiiiiiii pavlova e mousse? A pessoa não se aguenta e começa a salivar e a babar!
ResponderEliminarLinda.
Adoro pavlova e já fiz algumas.
ResponderEliminarGostei da sugestão do chocolate :)
https://www.facebook.com/Sist.2it
Que aspeto maravilhoso… Sigo o seu blog religiosamente :) Vou experimentar esta, sem dúvida.
ResponderEliminarA Joana é fantástica e os seus trabalhos também, não tem com o que se preocupar. Continue!
ResponderEliminarAh e as pavlovas que faço ficam sempre óptimas. Tirei a receita aqui do seu blog e são uma opção segura para encantar todos os lambareiros. :-)
Adorei a introdução e, claro, a receita :) Tb acho incompreensível visitar blogs à procura de coisas más para dizer, enfim... Só fiz pavlova uma vez e ñ correu mt bem, abateu... Desde então tenho tido imensa vontade de voltar a tentar, mas ainda ñ foi o momento... Se calhar vou fazer esta tua versão, pq como dizes: chocolate e frutos vermelhos combinam maravilhosamente bem :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarMuito bom aspecto
ResponderEliminarwww.m4food.com
Joana há muito que sigo o blog e adquiri os teus livros, que desde já acho deliciosos.
ResponderEliminarJá foram muitas as vezes que estive para comentar mas este teu comentário tocou-me... estou a passar pela descoberta de alguém assim, uma pessoazinha que faz (fazia) parte da minha vida, da familia do meu companheiro e que tanto ajudei.
É triste ver que certas pessoas ao invés de valores puros regem-se por uma tábua de interesses para com os outros.
Mas é muito bom por outro lado saber que há pessoas como nós, que nos magoamos com essa gentinha mas que somos fiéis a nós próprios.
Venha lá essa pavlova!
Beijinhos
Olá Joana,
ResponderEliminarObrigada pela receita. Será possível dizer que modo utiliza no seu forno para a pavlova? o meu forno aquece muito e facilmente queima se uso calor por baixo e por cima, ficando amarela em vez de branca. no entanto, não sei se a circulação de ar será adequada.
obrigada,
Filipa
Ja fiz pavlova mas com os preparos um pouquinho diferente,mas nao devem mudar pra assar,geralmente faço na temperatura de 110°C,coloco um cabo de colher de pau,pra ficar uma fresta na porta do forno,demora um pouquinho mais,mas ficam perfeitas!
ResponderEliminarMuito boa a sua Pavlova fiz e adorei
ResponderEliminar