Das rotinas cá de casa faz parte o ida semanal ao Mercadinho Biológico do Botânico. Principalmente desde que o Zé Maria começou nas sopas – ou papas de legumes, como preferirem. Se nós já tínhamos esse cuidado, passei a ter ainda mais quando ele começou a comer. Porque todos os pais querem o melhor que puderem dar aos seus filhos. E eu quero que o meu filho tenha uma alimentação o mais diversificada e saudável possível.
Sei que chegará o tempo de dizer que não gosta de sopa, que não quer o peixe cozido, que quer um ovo de chocolate ou um Happy Meal. Mas também acredito que nós pais, a nossa influência na sua alimentação, os nossos hábitos alimentares e as nossas preferências e opções do dia-a-dia influenciam a forma como as crianças olham a comida.
Além de ir comprar as frutas e os legumes para as sopas do Zé Maria, compro também para nós. E gosto sempre de trazer coisas que nunca experimentei ou que nunca cozinhei. De experimentar e de diversificar também a minha (nossa) alimentação.
Dos rebentos de lentilhas para colocar nas saladas e que são deliciosos, às alcachofra de Jerusalém ou tupinambo que trouxe recentemente, é sempre com algum entusiasmo que compro algo novo.
Das alcachofras de Jerusalém já tinha ouvido falar, já tinha visto receitas, mas nunca tinha experimentado. A senhora que mas vendeu disse-me ainda que eram apelidada de “batata dos diabéticos” por terem baixo teor de hidratos de carbono, e que podiam ser salteadas, cozidas como se fossem mesmo batatas, colocadas na sopa e até usadas cruas em saladas.
Vim para casa cheia de vontade de experimentar. Juntei ao puré da sopa e ficou delicioso. Outro dia preparei-as salteadas com acelgas, espinafres e cogumelos. E também as preparei em puré, juntamente com outros legumes e como acompanhamento de uns robalinhos ao vapor.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 robalos pequenos amanhados e escamados
1 limão
1 pedacinho de gengibre fresco com 2,5cm
1 raminho de coentros
1 raminho de salsa
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Puré de Legumes:
½ cabeça de brócolos pequena
½ cabeça de couve flor pequena
3 alcachofras de Jerusalém
Sal e pimenta q.b.
Noz Moscada q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Comece por preparar os robalos temperando-os de sal e pimenta. Corte depois o limão em rodelas e coloque duas na barriga de cada um dos robalos. Coloque também um pouco de coentros e de salsa e ainda umas rodelas de gengibre.
Corte uma folha grande de papel de alumínio, que dê para fechar no seu interior os dois robalos e forre um tabuleiro que vá ao forno com ela. Coloque o restante limão no fundo, assim como a restante salsa, coentros e gengibre e regue com um fio de azeite. Por cima disponha os dois robalos, regue com um pouco mais de azeite e feche bem a folha de alumínio de modo a que os vapores durante a cozedura não se escapem.
Leve depois os robalinhos ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o peixe estar cozinhado.
Entretanto prepare o puré de legumes. Corte os brócolos e a couve flor em raminhos, e descasque as alcachofras de Jerusalém. Leve-as a cozer em vapor, num cesto próprio numa panela com um fundo de água até que estejam bem cozinhados. Retire e com a varinha mágica triture bem até obter um puré, Tempere de sal, pimenta e noz moscada a gosto e junte um pouco de azeite.
Sirva os robalinhos com o puré de legumes e, se gostar um pouco de arroz branco.
Bom Apetite!
Que delícia :) Adoro peixe, seja ele de que maneira for.
ResponderEliminar