Da minha cozinha saem coisas sempre muito diferentes. Tanto podem sair umas simples costeletas com molho de mostarda e cerveja para o jantar, como uma salada russa para o almoço, uma massa com atum, ou um magret de pato.
Depende dos dias, dos ingredientes e da disposição e inspiração do momento. Esta receita foi uma junção feliz de coisas. Peito de pato que havia no congelador e framboesas frescas e acelgas que tinham vindo do dia anterior do mercado biológico.
Depois quase hora de almoço e algo que se preparou em cerca de 30 minutos, enquanto o Miguel deu a sopa e a fruta ao rapazinho cá de casa.
Rápido, saboroso e bonito. Pelo menos nós achamos.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 peitos de pato (magret)
1 molho de acelgas (cerca de 400g)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
75g de framboesas
50ml de vinho do Porto
10g de açúcar
Preparação:
Lave as acelgas e corte-as em pedaços, como se fosse um caldo verde mas mais grosso. Reserve.
Prepare o peito de pato. Com uma faca bem afiada faça golpes em toda a camada de pele em forma de losangos. Tempere de sal e pimenta e coloque o peito de pato, com a pele virada para baixo numa frigideira anti aderente bem quente sem adicionar nenhuma gordura. Deixe cozinhar até a pele do pato estar dourada, cerca de 8 minutos. Vire do outro lado e deixe cozinhar mais alguns minutos (Tenha em atenção que ao cortar o peito de pato deverá estar sempre rosado, mais ou menos consoante o seu gosto pessoal, mas nunca deixe passar a carne em demasia) .Deixe repousar a carne antes de cortar.
Leve depois outra frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois as acelgas cortadas, tempere de sal e pimenta e deixe saltear até estarem cozinhadas mas ainda crocantes.
Para o molho, leve um tachinho ao lume com as framboesa, o vinho do porto e o açúcar e deixe ferver uns minutos até o vinho reduzir. Triture depois com a varinha mágica e coe o molho para retirar as sementes das framboesas.
Corte depois o peito de pato em fatias e sirva juntamente com as acelgas e o molho de framboesas.
Bom Apetite!
Hummm que óptimo aspecto, adorei
ResponderEliminarTudo depende dos dias, da inspiração e da vontade - simples ou mais elaborado, o talento está todo lá :)
ResponderEliminarhttp://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
Bonito, sim senhora e com certeza, saboroso também :) Bjinhos.
ResponderEliminar