As refeições sem carne ou peixe continuam a fazer parte do cardápio semanal cá de casa. Se bem que tenho preparado algumas repetições dos nossos favoritos e com aquilo que tem vindo da horta ou d mercado biológico, esta semana a sugestão é mais primaveril e com tomate que, apesar de ainda não ser bem o tempo dele, já começa a apetecer neste início de primavera.
A receita é bastante simples, desta vez usando um molho cru de tomate. Basta cozinhar a massa e já está.
Espero que gostem desta sugestão e que com a chegada anunciada de mais uns dias de sol, já apeteça um destes pratos de massa saboreados na mesa da varanda!
Só um pequeno pormenor engraçado, que não podia deixar em branco. O Zé Maria gosta imenso de queijo. De todos os tipos de queijo, dos mais fortes aos de sabor menos intensos. Nesta receita usei um pouco de parmesão para finalizar a massa. Assim que me viu pousar o queijo, o rapaz deitou-lhe a mão e vai de dar dentadinhas em todo o queijo… Tenho agora o parmesão cheio de dentadas de um “ratinho”!
Para se habilitarem a um dos cabazes que tenho para oferecer juntamente com a Imperial (http://www.imperial.pt) , basta enviarem uma receita alusiva a Páscoa e utilizando chocolate. As receitas vencedoras terão, certamente uma Páscoa mais doce com um destes cabazes.
Aguardo o envio das vossas receita para aminhadieta@hotmail.com até dia 29 de Março.
Que tal criarem uma receita original com Fermipan, alusiva à Páscoa? As 3 receitas mais criativas recebem um exemplar do livro “Receitas para Todos os dias” e ainda uma embalagem de Fermipan. Têm até à próxima sexta feira, dia 27, para enviarem as vossas receitas, e na segunda feira seguinte, dia 30 de Março os vencedores serão anunciados aqui no blogue.
Enviem quanto antes as vossas receitas para aminhadieta@hotmail.com.
2 tomates cacho
1 dente de alho pequeno
12 azeitonas descaroçadas (usei verdes porque eram as que tinha em casa)
azeite virgem extra q.b.
sal e pimenta q.b.
manjericão fresco q.b.
queijo parmesão ralado na hora q.b.
Cuidadosamente retire a pele ao tomate (descascando-os os escaldando-os primeiro) e corte-os depois em cubinhos pequenos. Coloque o tomate numa taça de servir e tempere com um pouco de sal, azeite e pimenta moída na hora. Junte depois o dente de alho (pequeno) previamente ralado ou esmagado e misture bem. Acrescente depois as azeitonas previamente cortadas em rodelas e as folhas de manjericão rasgadas com as mãos.
Assim que a massa estiver cozida, escorra-a e coloque-a na saladeira envolvendo-a com o molho. Regue com um pouco mais de azeite e acrescente parmesão a gosto.
Envolva bem e sirva de imediato.
Bom Apetite!
Adoro a sugestão, leve e a chamar por dias mais quentes. O pequeno "ratinho" vai longe. Afinal, está a fazer teste de qualidade à matéria-prima. Só falta começar a fazer a sua própria comida! Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarA sugestão é leve e opima para chamar a primavera e as refeições mais ligeiras.
Quanto ao ratinho cá de casa, ele é mesmo muito petisqueiro.
Um beijinho,
Joana
Hmm, bem bom! Bjinhos.
ResponderEliminarObrigada Anjo de Mel.
EliminarUm beijinho,
Joana
Adoro Pastas e essa parece deliciosa :)
ResponderEliminarhttp://pequenosprazeres-pl.blogspot.pt
Paulo,
EliminarEstava bem boa. E muito simples de preparar, o que também é necessário de vez em quando.
Um beijinho,
Joana
Vou fazer!! ;) Confesso que ando farta de carne e a apostar cada vez mais nas massas, por isso esta vou experimentar de certeza! ;) Obrigada!:)
ResponderEliminarLuisa,
EliminarExperimente e depois conte tudo!
Um beijinho,
Joana
Uma delicia!
ResponderEliminarObrigado Maria.
EliminarUm beijinho,
Joana
Excelente sugestão. Vou fazer, mas vou omitir as azeitonas. Não gosto, são o meu ódio de estimação. Mas, em compensação, adoro o resto de ingredientes.
ResponderEliminarÚltimo post lá no blog:
Creme para reduzir a papada (queixo duplo)
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com
Isabel,
EliminarEm alternativa coloque urra coisa que goste, ou não coloque nada.
Espero que goste.
Um beijinho,
Joana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarObrigada Susana.
ResponderEliminarUm beijinho,
Joana