Apesar de algum cansaço, que já começa a ser mais do que evidente, sinto-me mais feliz do que nunca. Sou uma mãe babada do pequeno Zé Maria, que é um autêntico sedutor, fazendo olhinhos a todos os que lhe dão um bocadinho de troco, a enviar beijinhos ou a dizer adeus com a mãozinha e um “xau xau” atrevido. Mete-se com toda a gente que olhe para ele! O mais pequeno já se começa a fazer sentir e, apesar de ligeiros, já sinto as “pancadinhas” de amor que me vai dando.
Entre um e outro, o cansaço normal de quem está em casa com uma criança e à espera de outra e os mil afazeres que vão por aqui, as vezes o tempo não chega para tudo. Espero que me perdoem as respostas ao mails, nos comentários e no facebook com algum atraso, mas esta tem sido uma fase em que não consigo chegar a todos tão rapidamente como gostaria.
E até as refeições e a culinária cá de casa se tem ressentido um bocadinho, e a produção por vezes de várias receitas durante o fim de semana tem abrandado e opta-se por receitas e alternativas mais simples.( E a ajudar a tudo isto a minha diabetes gestacional que, embora muito bem controlada me obriga a um “regime” mais apertado daquilo que como).
Talvez por isso, num destes dias o meu almoço solitário foi mesmo uma salada de frango, para aproveitar uma sobras, com abacate, alface e tomate cereja para as vitaminas e minerais. E para não estragar tudo com um molho gorduroso, outra versão de molho de iogurte ideal para repetir no verão, nas sanduíches e nas saladas, sem ficar com muita culpa.
12 tomates cereja
1 chávena de sobras de frango assado (ou de churrasco)
50g de alface ou mistura de alfaces
50g de iogurte natural
1 colher de sopa de Ketchup
1 colher de chá de mostarda
alho em pó q.b.
sal q.b.
Corte o tomate cereja ao meio e escorra bem a alface numa centrifugadora de saladas. Desfie o frango.
Abra o abacate ao meio e cuidadosamente retire a polpa, cortando-a depois em cubos.
Numa saladeira coloque a alface e por cima desta disponha harmoniosamente o frango desfiado, os tomates cereja abertos ao meio e os cubos de abacate.
Prepare o molho misturando bem todos os ingredientes até obter um molho cor de rosa. Prove e ajuste os temperos.
Sirva a salada com o molho, servindo-se a gosto.
Bom Apetite!
Não vejo nada de mal com comidas mais simples. Esta é uma sugestão para uma refeição mais leve com o que se tem em casa, e que é bem vinda para o tempo mais quente que se avizinha. Com tanta agitação é normal o cansaço, não só do pequeno que está no "forno" como do pequeno Zé Maria que requer atenção, para além das tarefas diárias. A vida é assim mesmo, mesmo para que não tem filhos, e há sempre algo para fazer. Um grande beijinho, Sara Oliveira.
ResponderEliminarSara,
EliminarÉ uma refeição mesmo adequada ao tempo quente, para comer de preferência em almoços solitários na varanda, com um copo de sumo natural.
E realmente há sempre coisas para fazer. A vida e as tarefas de casa não acabam.
Um beijinho,
Joana
Pois eu, adoro estas sugestões de receitas mais simples e rápidas! Vou experimentar.
ResponderEliminarE, já agora, acho tão bonito partilhar estas "coisas" pequeninas sobre o Zé Maria.
Os filhos mudam-nos a vida, para melhor, e sendo a Joana tão genuína seria impossível não transparecer nas suas publicações as vivências do e com o pequenino Zé Maria. Da minha parte, só posso agradecer a confiança em mim depositada enquanto sua leitora e a generosidade das suas partilhas.
Um beijinho
Raquel
Raquel,
EliminarObrigada pelas suas palavras.
Um beijinho,
Joana