Os dias têm agora uma dinâmica um pouco diferente.
Acorda-se ao sabor dos sons do António Maria, ou do chamamento do Zé Maria. Depois, enquanto dou de mamar ao António, o Zé bebe o leite ao nosso lado, na minha cama. Troca a fralda e veste um, depois é a vez do outro. Entre um e outro lá me consigo também vestir e arrumar os quartos. Depois tomo o pequeno almoço, enquanto o Zé Maria me pede pão torrado com “manqueiga”. Entre um choro e um pedido de atenção lá segue a nossa manhã entre os afazeres normais de uma mãe que está em casa.
Depois no almoço, enquanto o Zé faz a sua sesta e enquanto o António também tem feito uma das dele, a casa está em silêncio.
É quando aproveito para adiantar o jantar e muitas vezes o almoço do dia seguinte. Quando consigo finalmente responder a alguns mails, preparar post do blogue e fazer outras tarefas que exijam uma maior atenção da minha parte. Assim que eles acordam o tempo volta a ser deles. Entre fraldas, refeições, miminhos - muito miminhos - e brincadeiras.
Nem sempre é um mar de rosas. Há dias mais complicados do que outros. Há birras, amuos e choros pelo meio e eu só tenho duas mãos, mas mesmo assim lá vou conseguindo chegar a um e a outro.
E assim tem sido desde que o António nasceu e desde que retomamos as rotinas, o pai voltou ao trabalho e eu passei a estar em casa com os dois. Mas não trocava isto por nada!
E hoje a receita mostra como têm sido os nossos jantares: simples, rápidos mas cheios de sabor!
1 pimento verde
1 cebola roxa pequena
1 dente de alho
1 bife de vaca com cerca de 200g
125g de massa chinesa (noodles de ovo)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
molho de soja q.b.
Entretanto lave os cogumelos e o pimento e seque-os bem. Lamine os cogumelos, corte o pimento em tiras finas e a cebola em meias luas.
Corte o bife em tirinhas finas, tempere com um pouco de sal e reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e, com a frigideira bem quente acrescente o bife em tirinhas e o alho previamente ralado. Deixe cozinhar, retire e reserve.
Na mesma frigideira, e sem limpar, junte os legumes e deixe-os saltear, de modo a que fiquem cozinhados mas ainda crocantes. Tempere com sal, pimenta e um pouco de molho de soja a gosto. Acrescente a carne e a massa chinesa previamente cozida e envolva bem. Se desejar acrescente um pouco mais de molho de soja.
Sirva polvilhado com um pouco de cebolinho ou “spring onions”.
Bom Apetite!
"Fast food" caseiro e saboroso! Uma ideia rápida, para dias agitados. Às vezes faço algo parecido, com os legumes,carne, e massas disponíveis na altura.Todos temos os nossos afazeres, rotinas, com ou sem filhos, a exigir tempo e dedicação. Nada é fácil, mas com um pouco de jeito e vontade (por vezes é difícil), lá nos conseguimos organizar à nossa maneira. Gosto destas sugestões rápidas, porque chego bastante tarde a casa durante a semana, e tenho que preparar o almoço do dia seguinte, não perdendo muito tempo nos cozinhados. Lembra-me algo que fiz este fim de semana, uma espécie de frango agridoce, feito com chutney de ananás e massa de arroz integral. Está certo que foi meio aldrabado, mas foi uma maneira de "limpar" o frigorífico. Enfim, tiram-se ideias e adapta-se ao que há em casa. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara: me identifiquei tanto com você! Também trabalho até tarde e me viro sozinha. Difícil, não? Mas vamos tentando! Bjs, Beth Müller
EliminarDeve ser maravilhoso poder acompanhar os filhos assim,....
ResponderEliminarAdorei esta massa,..tenho que experimentar!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Os seus pratos além de bonitos têm um aspecto delicioso, tem de me convidar para ir ai a sua casa comer uma refeição :-)
ResponderEliminarMark Margo
www.markmargo.net (site de celebridades com sessões fotográficas)
Merhabalar, ellerinize sağlık. Çok leziz görünüyor.
ResponderEliminarSaygılar.
Estas receitas vêm mesmo a calhar, cá em casa passa-se o mesmo, entre mudar fraldas, ir buscar a mais velha à escola e depois levar uns dias à ginástica outros ao balé tenho de adiantar o jantar e muitas vezes o almoço quando o mais pequeno faz a sesta, quando está acordado é preciso ter sete olhos que ele sobe para cima de tudo e não consigo fazer nada.
ResponderEliminaruma delicia.
ResponderEliminarisso é o resumo de uma bela refeicao para mim.
beijo
boracozinhar-lu.blogspot.com
Gosto muito deste tipo de refeição, aliás a primeira vez que utilizei a massa chinesa foi com uma receita do seu blog e desde então fiquei fã.
ResponderEliminarGulosoqb
Que rotina boa! Mas só a Joana para conseguir fazer tanto nesses bocadinhos de tempo livre. É preciso ser-se, sim, muito organizada e saber aproveitar muito bem o tempo. Esta é mesmo uma receita ideal para jantares da semana em que é preciso ter tudo pronto em 30 minutos. Cá em casa fará sucesso de certeza! A incluir numa das próximas ementas semanais. Beijinhos
ResponderEliminarhuuummm... taooo boooommm!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Oh, Joana, doce criatura! Você continua cozinhando e postando ou temos aí uma programação de piloto automático? De qualquer forma, sigo seguindo e salvando suas receitas no meu HD particular. Muito beijos, Beth Müller
ResponderEliminarOi, Joana: salvei seu texto de hoje e gostaria de colocá-lo no meu grupo de pesquisa (anônimo) sobre Aleitamento Materno. Posso? Aguardo resposta. Bjs Beth Müller (Brasil - RJ)
ResponderEliminarEsquece lá o take away já estou a planear o jantar de hoje :) Obrigada pela ideia...
ResponderEliminarwww.therasiathecook.blogspot.com
que delicia de refeicao e tambem poder estar em casa com os filhotes...quem trabalha fora casa nem se goza dos filhos.
ResponderEliminarwww.ingredientes.pt