As aromáticas que plantei ou semeei no nosso cantinho do jardim continuam a crescer.
Apesar de o tempo não ajudar, de chover e chover e chover, de ainda estar frio, de já terem vindo uns dias de muito calor, elas parece que gostam daquele local e vão crescendo, dominando o local, e dando muito mais cor e sabor aos meus cozinhados. É engraçado estar a preparar qualquer coisa para o jantar ou almoço e de repente lembrar-me de juntar umas ervas aromáticas. Quase tudo, com excepção do manjericão que morreu durante o inverno (entretanto aprendi que é muito sensível ao frio e para estar na rua durante os meses frios só mesmo com estufa),
aguentou bem. Tomilho, alecrim, hortelã, tomilho limão, salsa e coentros que vou semeando várias vezes, cebolinho, hortelã chocolate e hortelã ananás, oregãos, poejos, louro, stevia são as que existem de momento. Mas quero ainda plantar erva cidreira e salva. Pelo menos.
E assim nascem sabores de acordo com o que está no canteiro das aromáticas. O frango assado ficou diferente com a salsa, o louro, o alecrim e o tomilho do jardim, acabadinhos de apanhar. Da “horta” para o tacho, e daí para a mesa. Uma sorte, eu sei. Eu, mata plantas assumida nem sei como é que elas têm sobrevivido...
Quem mais tem um cantinho de aromáticas? No jardim, na varanda ou no parapeito da janela....
Ingredientes para 4 pessoas:
1 frango do campo
1 limão
6 dentes de alho
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de colorau
2 pés de tomilho
2 pés de alecrim
1 pé de salsa
1 folha de louro
Preparação:
Depois do frango limpo, tempere-o de sal e pimenta e coloque numa assadeira. Na cavidade do frango coloque o limão aberto ao meio, a folha de louro, 1 dente de alho e a salsa, o alecrim e o tomilho. Tempere também de sal e pimenta o interior do frango.
Acrescente de pois os restantes alhos laminados, o colorau e regue com o vinho branco.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe o frango tostar durante alguns minutos até ficar dourado.
Retire do forno e deixe repousar alguns minutos antes de o partir em pedaços.
Sirva com legumes, uma salada verde ou outro acompanhamento à sua escolha.
Bom Apetite!
Que franguinho apetitoso!
ResponderEliminarEstou a ganhar o hábito de plantar ervas aromáticas e a gostar de usar na comida. Também sou uma "mata plantas", mas dentro de casa. Na rua, elas vão-se aguentando, pois nem todas gostam dos mesmos sítios, ou de muita água. Plantei salsa e coentros (são o meu "calcanhar de Aquiles"), as hortelãs (normal, pimenta, poejo, hortelã da ribeira) vão resistindo, uma sálvia e segurelha que pensava que estavam secas estão a rebentar, o alecrim já parece um arbusto, o cebolinho resistiu ao inverno, e há outras que estão sempre a ser renovadas (tomilho, mangericão), seja nos canteiros ou vasos. A cidreira aparece no jardim como uma erva daninha, e até a lúcia-lima resistiu ao inverno.
As ervas aromáticas podem dar origem a coisas muito interessantes na cozinha, seja na comida, doces ou mesmo bebidas, permitindo variações que muitas vezes fogem ao tradicional.
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Acabei de me aperceber que no dia 25 fazes 10 anos de(ste)blogue. Espero que estejas a preparar uma festa em grande!
ResponderEliminarBOa tarde Joana!
ResponderEliminarEstou numa casa sem forno, de férias, e apetecia-me mesmo um franguinho com os sabores frescos das aromáticas e do limão...
Será que o poderia adaptar de alguma forma e fazer antes num tacho?
Obrigada!