Há coisas que saem da cozinha e são sempre um sucesso. Folhados de queijo com compota - seja qual foi o queijo e seja qual for a compota - são sempre a entrada de eleição cá em casa, desde que os convidados gostem de queijo e de sabores entre o doce e o salgado.
A combinação do sabor forte do queijo de cabra, com a doce compota de figo, são a minha combinação preferida, assim como a da minha amiga Cristina (lembro-me agora que já não lhe cozinho esta entrada há algum tempo...)
Em vez de fechar o queijo dentro dos folhadinhos, esta versão, numa bonita caixinha folhada, que podem facilmente ver no video como é feita, fica também bonita e com menor risco que o queijo se escapar durante a cozedura da massa.
Espero que gostem de mais esta receita, e de mais este video!
Ingredientes para 6 folhados:
Massa folhada pronta a usar retangular
1 rolo de queijo de cabra (chèvre)
Compota de figo q.b.
revebentos de alfafa para decorar (opcional)
Preparação:
Corte a massa em quadrados não muito grandes e faça-lhes um pequeno rebordo. Coloque ao centro de cada quadrado de massa o queijo de cabra previamente cortado em fatias e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até a massa ficar dourada e folhar e o queijo derretido.
Retire do forno e coloque sobre o queijo um pouco de compota de figo. Decore a gosto com os rebentos de alfafa e sirva de imediato com uma salada verde.
Bom Apetite!
Bom dia!
ResponderEliminarUma ideia simples e muito versátil! Costumo fazer algo parecido, mas não com os lados "virados", tanto na versão doce (tartes rápidas de maçã, pêssego, morangos, etc) como salgada com queijo e chutney (tenho muitos para despachar!). Quase todas as pessoas gostam de queijo, e a combinação de doce e salgado é vencedora, desde que as pessoas gostem. Por vezes, não é preciso complicar, basta manter as coisas simples!
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Nunca fiz.
ResponderEliminarVou ver se experimento depois das mini-férias que vou gozar estes dias.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html