31 outubro, 2017

Bolo de Manteiga, Canela e Nozes


Os dias já mais pequenos. À espera do tempo mais frio e da chuva e que pareça Outono. Até lá um bolo de cheiros de Outono para saborear no feriado que já se espera mais Outonal.
As nozes e a canela juntam-se às castanhas, romãs e aos últimos diospiros. 
Olho para a lareira e anseio por ela acesa. 
Uma chávena de chá quente a manta e uma fatia de bolo parecem-me só um programa distante neste Outubro de calor em que ainda há quem ande de sandálias e de camisolas sem mangas....
Mas hoje dizem que é “dia das bruxas” e se elas andam à solta pode ser que seja possível termos finalmente Outono.

Workshop na Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes:

175g de manteiga amolecida
150g de açúcar mascavado
2 ovos
225g de farinha
1 colher de sobremesa bem cheia de fermento
50g de iogurte natural
1 colher de sobremesa de canela em pó
75g de nozes

Preparação:

Numa taça misture todos os ingredientes e, com a ajuda de uma batedeira eléctrica bata todos os ingredientes - menos as nozes - até obter uma mistura homogénea.
Coloque depois a mistura do bolo numa forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e por cima disponha as nozes grosseiramente picadas.
Leve ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 50 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar e deixe arrefecer completamente antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!

30 outubro, 2017

Entrecosto de Porco com Tempero Pronto, Puré de Maça e Batatas no Forno


Fazer coisas em casa é algo que adoro. As compotas e os chutneys, manteigas de frutos secos, pesto, azeite e sal aromatizado e temperos prontos, para rapidamente temperar uma peça de carne.
Normalmente algumas destas coisas fazem parte dos meus cabazes de natal para os amigos. A minha amiga Cristina gosta particularmente deste tempero - ou das variações que lhe vou fazendo - porque acha que é muito versátil. E é realmente verdade. Em dias de menos tempo ou de menor inspiração, rapidamente se tempera uma peça de carne e forno com ela.
Foi isso que aconteceu com este entrecosto, que rapidamente se temperou com uma msitura que tinha feito  e que já estava pronta lá em casa para ser usada. E mais depressa ainda acabou no forno!
Depois basta fazer brilhar os acompanhamentos: um puré de maçã, que liga sempre bem com a carne de porco e foi a forma de aproveitar umas maçãs mais murchas da fruteira, e uns palitos de batata doce no forno que os miúdos adoram. E claro uma salada para acompanhar.
E assim se preparou mais uma refeição aqui por casa.

Workshop na Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de entrecosto de porco
3 colheres de sopa de tempero pronto caseiro (receita aqui)
6 maçãs 
azeite q.b.
2 batatas doce médias 
sal e pimenta q.b.
coentros picados q.b.

Preparação:

Comece por cortar o entrecosto de porco, de modo a separar individualmente todos os pedaços.
Coloque o entrecosto numa assadeira e junte o tempero pronto envolvendo bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20.
Entretanto descasque as maçãs e corte-as em pedaços retirando o caroço. Leve-as ao lume num tacho com um pouco de azeite e água (só para cobrir as maçãs até cerca de metade) e deixe cozinhar até a água evaporar a as maçãs estarem bem macias. Trture depois com a ajuda de uma varinha mágica até obter um puré e reserve.
Descasque depois as batatas e corte-as em palitos não muito finos. Coloque as batatas num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, tempere-as com um pouco de sal, pimenta e azeite e leve-as a assar no forno onde já está o entrecosto, mas agora ligue também a ventilação (se o seu forno tiver!) e deixe no forno cerca de 20 minutos até as batatas estarem cozinhadas.
Sirva depois o entrecosto polvilhado com os coentros e acompanhe com o puré de maçã e as batatas e também uma salada verde.


Bom Apetite!

27 outubro, 2017

Caril de Lentilhas e Abóbora Manteiga


Dar a volta à despensa, nas habituais arrumações mensais e voltar a olhar para um resto de lentilhas vermelhas peladas, e pensar de imediato num caril, receita perfeita para mais uma “meatless monday”. Ver que é capaz de ficar delicioso juntamente com um pouco de abóbora manteiga, que continuam a chegar semanalmente no cabaz de frutas e legumes da Dona Rosa.
E sem mais demora a refeição “sem carne nem peixe” da semana fica delineada... Acabo a juntar um alho frances, o pó de caril de eleição (que entretanto acabou e é preciso escrever na lista de compras que é altura de comprar mais), e leite de coco que há sempre na nossa despensa.
E assim se acaba a semana!

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ESGOTADO

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com


Ingredientes para 4 pessoas:

150g de lentilhas vermelhas peladas
300g de abóbora manteiga em pedaços
1 cebola grande
1 alho francês
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre com 2 cm
sal e pimenta q.b.
piri-piri q.b. (opcional)
250ml de leite de coco
1 colher de sobremesa de pó de caril
azeite q.b.

Preparação:

Comece por picar a cebola juntamente com o gengibre e o dente de alho. Leve o tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe começar a refogar e a cebola a murchar. Junte agora o pó de caril e envolva bem no refogado deixando cozinhar um pouco. Se estiver a agarrar junte um pouco de água. Acrescente agora o alho francês, a abóbora em pedaços e as lentilhas e cubra com um pouco de água temperando com sal e pimenta. Tape o tacho, deixando cozinhar uns minutos em lume brando até a água ter evaporado, mas com cuidado para não agarrar. Acrescente depois o leite de coco, e se utilizar o piri-piri e deixe cozinhar até que tudo esteja cozinhado e macio. Se necessário junte um pouco mais de leite de coco e retifique de sal e pimenta.
Sirva polvilhado com coentros frescos picados e com arroz basmati.


Bom Apetite!

26 outubro, 2017

Carne Assada no Tacho com Molho de Legumes


Lembro-me desta panela na casa antiga dos meus pais. A cor laranja atraía o olhar nas prateleiras de cima da despensa. A minha mãe nunca a usava e, quando já curiosa de coisas de cozinha lhe perguntei para que servia, dizia-me que era uma panela de arroz que lhe tinham dado quando se casou, mas que nunca a tinha usado. A dita panela não me suscitava nenhuma curiosidade.
Os anos passaram e já tinha eu a minha casa, e os meus pais já tinham trocado de casa, quando intrigada pela panela ela veio parar a minha casa ainda com o respetivo livro de instruções. Lembro-me de já ter tido lido algumas coisas sobre panelas de cozedura lenta em sites inglesas, mas principalmente americanos,  e creio que fiz uma ou dias receitas com ela, mas sem grande entusiasmo. Continuou guardada, agora na minha cozinha e entretanto troquei de casa.
Mas as panelas de cozedura lenta entram agora devagar no nosso país. Há à vendas a preços simpáticos em várias lojas (como o Aldi, o Lidl e até na Worten). Pesquisei bem e melhor e comecei a perceber as suas potencialidades e a usar a minha com mais frequência.
É realmente perfeita para cortes de carne mais económicos - carne de vaca de cozer e estufar - e para deixar a carne super macia e suculenta. Há até quem faça papas de aveia durante a noite, coza polvo e faça feijoadas.... Gasta muito pouco, apesar de demorar um mínimo de 12 horas a cozinhar em slow, e 6 a 8 horas em high.
Por aqui tenho usado principalmente para carne de vaca, mas tem mesmo muitas potencialidades.
A receita que partilho hoje foi preparada na minha slowcooker velhinha (tem 40 anos!) mas, podem adaptar a receita com um tacho com tampa e o forno.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ESGOTADO

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com


Ingredientes para 4 pessoas:

1 peça de carne de vaca para estufar com cerca de 800g
sal e pimenta q.b.
1 alho francês
1/4 pimento vermelho
2 cenouras pequenas
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar os legumes. Descasque e corte as cenouras em rodelas. Corte o alho francês também em rodelas e lave-o bem para retirar todas as impurezas. Corte o pimento em cubinhos.
Coloque todos os legumes na slowcooker (não não tiver uma slowcooker use um tacho grande e pesado e que tenha tampa!) e tempere com uma pitada de sal e pimneta. Reserve.
Tempere depois a carne com sal e pimenta e coloque-a numa frigideira quente com um pouco de azeite, deixando-a selar bem de todos os lados.
Coloque a carne na slowcooker - ou no tacho com os legumes - e cubra com um pouco de água - até sensivelmente meio da carne. Tape o tacho.
Se usar a slowcooker, coloque-a em low e deixe cozinhar cerca de 8 horas. Se usar o tacho normal, coloque-o com tampa no forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 4 horas ou até a carne estar macias.
Ao fim desse tempo retire a carne. Com o molho de legumes formado  triture-o com a ajuda de uma varinha mágica e retifique de sal e pimenta.
Sirva a carne em fatias com o molho de legumes, puré e grelos salteados.


Bom Apetite!

25 outubro, 2017

Biryani de Borrego


Somos todos diferentes! 
Eu sou daquelas pessoas que mais do que roupa, calçado ou acessórios,  adora louça, pratos, tachos, panelas e formas de bolos. E que deseja esta ou aquela forma, faca ou tacho!
Acontece também andar a “namorar” peças mais caras à espera que fiquem em promoção e as possa comprar um bocadinho mais me conta. São uma ferramenta de tabalho, mas são também um objeto de “luxo”, que pode ser a mesma coisa que desejar uma carteira cara, ou umas sapatilhas de marca.
Há que tempos que andava a namorar uma certa caçarola... E foi só descobrir uma promoção super especial para avançar e dar uma espécie de prenda de aniversário antecipada a mim mesma! 
Claro que mal a caçarola chegou achei que tinha na minha ementa semanal o jantar ideal para a estrear. E claro, senti-me como que a usar uma maravilhosa carteira, vestido ou sapatos! (Cada um com as suas manias e desejos!)
E assim, para estrear a caçarola linda que agora faz parte da minha cozinha saiu um delicioso biryani de borrego. É isto a vida de quem gosta de tachos e panelas!

(E se forem como eu, sei que inevitavelmente vão perguntar. Portanto, a caçarola é da tupperware -  que também vende tachos - , da chef series, e se quiserem saber mais, podem passar na página do facebook minha amiga Raquel, https://www.facebook.com/caixamagicatw/  onde há mais modelos em promoção das boas!)

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ESGOTADO

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com



Ingredientes para 4 pessoas

500g de borrego cortado em pequenos pedaços
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre fresco com cerca de 2cm
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
150g de iogurte grego ou natural
1 talo de lemongrass (opcional)
azeite q.b.
1 pau de canela
3 cravinhos em grão
1 chávena de arroz basamati ou thai
1 cebola grande
passas, amêndoas e romã

Preparação:

Tempera-se o borrego com o alho picado, o gengibre picado, o lemongrass esmagado, pimenta, coentros em pó, curcuma, sal e o iogurte e mistura-se muito bem deixando repousar no mínimo 1 hora. Entretanto ferve-se o azeite com um pau de canela e os cravinhos e põe-se sobre a carne deixando repousar mais ½ hora. (Ou pode também ficar no frigorífico de um dia ara o outro)
Pica-se depois a cebola e leva-se a refogar com azeite. Junta-se a carne e todos os temperos, e deixa-se refogar uns minutos até que o borrego comece a dourar. Acrescente-se depois o arroz e a água suficiente para a cozedura (o dobro da quantidade de arroz). Rectifique de sal e assim que levantar fervura tape o tacho e deixe cozinhar em lume brabdo até o arroz estar cozido.
Depois de pronto polvilhe com as amêndoas, passas e bagos de romã e sirva de imediato.


Bom Apetite!

24 outubro, 2017

Feijão Estufado com Cebola e Ovos Escalfados


Demolhar e cozer feijão a pensar nesta receita. A pensar na avó Cila que me fazia isto várias e diversas vezes porque sabia que eu adorava.
Um “meatless day”, dos que continuam a existir aqui por casa, com ovos e qualquer coisa mais, que o pessoal aqui de casa gosta e come bem. A descrição de “comida de cowboy” da minha querida amiga Joana destes feijões com ovos que podem sempre levar qualquer coisa mais e deixarem de ser “meatless”.
E para mim felicidade, amor e muitas saudades da minha avó num prato de feijão.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de feijão vermelho cozido
4 ovos
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
piri-piri ou malagueta (opcional)
1 folha de louro
salsa picada q.b.

Preparação:

Descasque as cebolas e corte-as em rodelas não muito grossas. Descasque os dentes de alho e lamine-os.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite, junte os dentes de alho, as cebolas em rodelas e a folha de louro e deixe refogar um pouco. Reduza o lume, tape o tacho e deixe estufar em lume brando até que a cebola fique macia e translúcida. Junte depois o feijão já cozido e um pouco de caldo, envolva bem e retifique de sal e pimenta e se quiser acrescente um pouco de piri-piri ou malagueta. Deixe estufar uns minutos em lume brando, para apurar.
Acrescente depois os ovos ao feijão, para que “escalfem” na mistura, mas não os deixe passar demasiado. O ideal é ficarem com a gema ainda um pouco líquida.
Sirva depois, polvilhados com salsa picada e com arroz branco.


Bom Apetite!

23 outubro, 2017

Bifinhos de Frango no Forno com Molho de Tomate, Mozarella e Pesto


Planear a ementa semanal é também estar sempre atento ao que está no frigorífico cá de casa. Abrir e retirar tudo - ou quase, cá para fora e ver o que temos mesmo de gastar e como pode ser incorporado na ementa da semana.
Ao abrir o meu encontro, entre outras coisas, meia lata de tomate pelado, meio pacote de queijo ralado, um restinho de pesto caseiro e ainda meio limão. E tenho também peito de frango. E acho que tudo isso junto se conjuga numa perfeita refeição de forno e de jantares semanais.
E assim foi. Tomate que passa a molho de tomate, limão que tempera o frango e tudo termina com uma camada de queijo e pesto.
Nada podia ser mais perfeito, e uma maneira ideal de começar a semana!

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 3 pessoas:

2 peitos de frango grandes
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
azeite q.b.
1 lata pequena de tomate pelado ou tomate maduro
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de manjericão seco (ou oregãos)
100g de queijo mozarella ralado
3 colheres de chá de pesto de manjericão (usei caseiro)

Preparação:

Para o molho de tomate pique a cebola com os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o tomate picado e tempere com sal, pimenta e o manjericão, e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos.
Corte depois o peito de frango em bifes finos tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Coloque os bifes de frango temperados no fundo de um tabuleiro e cubra depois com o molho de tomate preparado.
Por cima disponha o queijo ralado, cobrindo tudo e por cima deste disponha o pesto.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até o molho estar a borbulhar e bem dourado e tostado.
Sirva com massa (pode depois envolver no molho) e legumes cozidos.


Bom Apetite!

20 outubro, 2017

Bacalhau Assado à Moda da Mãe


Uma receita que a minha mãe faz muitas e muitas vezes e que eu adoro. É uma coisa que como habitualmente e com alguma frequência em casa dos meus pais, pelo que são poucas as vezes que a reproduzo cá em casa. Mas a sexta feira passada, apesar da ementa semanal estar orientada para a outra coisa, acabou por me dar a vontade, e lá saiu o bacalhau assado(grelhado) à maneira da minha mãe.
Desde os maiores aos mais pequenos todos comera com satisfação, e é sempre bom ver que não sobra nada para contar a história. Mesmo com receitas simples e de poucos ingredientes como esta.
Não será uma verdadeira receita de fim de semana, mas é perfeita para lançar o mote para mais um fim de semana Outonal - e este, espera-se com temperaturas outonais depois da tristeza do fim de semana passado.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 3 pessoas:

2 lombos ou postas altas de bacalhau
4 dentes de alho grandes
4 cebolas pequenas
12 batatinhas pequenas 
azeite q.b.
sal q.b.
pickles picados para servir

Preparação:

Comece por descascar os dentes de alho e de os levar a aquecer em lume brando juntamente com o azeite (cerca de 150ml). Não deixe os dentes de alho fritar.
Coloque depois tudo numa travessa funda, caçarola de barro ou “saladeira” e reserve.
Entretanto coza as batatas inteiras e com casca, depois de bem lavadas, em água temperada de sal. 
Descasque as cebolas, dê-lhes uns cortes em cruz, e coza-as a vapor, durante alguns minutos (no microondas ou num cesto próprio) até que fiquem macias, mas não a desfazerem-se. (Este passo, é apenas para facilitar quando for grelhar as cebolas!)
Leve um grelhador ao lume e deixe aquecer bem.
Pincele as postas de bacalhau com um pouco de azeite e grelhe-as, primeiro de um lado, e depois do outro, até que o bacalhau fique cozinhado e se desfaça em lascas.
Coloque o bacalhau grelhado diretamente no azeite aquecido com o alho, desfazendo-o em lascas com a ajuda de um garfo. Aproveite para retirar as espinhas maiores que encontrar.
Aproveite a grelha quente para acabar de cozinhar as cebolas grelhando-as também, até que fiquem bem cozinhadas e com as marcas do grelhador. Junte-as ao bacalhau.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas escorra-as bem e dê-lhes um murro. Passe-as a também pela grelha, para que ganhem alguma cor e sabor, e coloque-as também na mistura de bacalhau, cebola, azeite e alho.
Envolva tudo muito bem, sem desfazer muito, e polvilhe com os pickles picados.
Sirva de imediato, e se necessário regue com mais azeite que este prato é guloso.


Bom Apetite!

19 outubro, 2017

Frango Cremoso no Forno com Batata Doce e Alho Francês


Do eterno aproveitamento de sobras. De “inventar” qualquer coisa para o jantar com uma tupperware cheia de frango desfiado - normalmente os peitos que ninguém quer. De variar entre frango à brás, crepes de frango, empadinhas caseiras, quiches, rolo folhado, almondegas aldrabadas, empadão de arroz com legumes e “tabuleiros” diversos com as combinações de coisas que tiver em casa...
Desta vez havia alho francês, batata doce e um pacote de natas frescas a necessitar de uso. E foi o jantar.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 3 pessoas:

400g de carne de frango cozinhada e desfiada (usei sobras de frango assado)
2 batatas doce roxa
1 batata doce laranja grande
azeite q.b.
2 alho franceses pequenos
1folha de louro
sal e pimenta q.b.
200ml de natas (quaisquer natas da sua preferência)

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe os palitos de batatas numa camada só. Tempere com um pouco de sal e regue com um pouco de azeite envolvendo bem. (Gosto de usar azeite em spray). Leve as batatas ao forno previamente aquecido a 200ºC e com ventilação, cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas.
Entretanto corte os alho franceses em rodelas finas. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e a folha de louro e acrescente os alho franceses. Quando ficarem macios acrescente o frango desfiado e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Envolva bem.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas junte-as à mistura de frango e envolva tudo. Coloque depois a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e regue com as natas. (Nota: se preferir pode juntar molho bechamel em vez das natas!)
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC apenas para que gratine.
Sirva com uma salada ou brócolos cozidos.


Bom Apetite!

18 outubro, 2017

Cubinhos de Porco com Pimentos e Cebola Roxa e Puré de Couve Flor


A ideia inicial era fazer umas espetadas. Mas.. tinham-se acabados os pauzinhos. Nada se perde e tudo se transforma, e as espetadas acabaram a serem feitas quase na mesma, mas sem pauzinhos, com o mesmo resultado em termos de sabor e até com maior facilidade a virar e a cozinhar... E para acompanhar, um puré de couve flor, que cá em casa todos gostam. (E o truque para este puré não ficar aguado que é cozer a couve flor a vapor e juntar um pouco de leite de coco - a parte sólida, mas que também podia ser creme de copo ou crème fraiche).
Simples, básico e eficaz. E mais uma refeição básica de todos os dias.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 3 pessoas:

600g de carne de porco cortada em cubinhos (usei perna/bifana)
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento laranja
1 cebola roxa
1 limão
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
folha de louro
1 colher de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.

Puré de couve flor:
500g de couve flor
2 colheres de sopa de leite de coco (parte sólida da lata)
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:

Tempere a carne de porco com sal, pimenta, a folha de louro, o sumo de limão, os dentes de alho picados e a massa de pimentão. Envolva bem e deixe marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Leve depois ao lume um grelhador de fogão - ou uma chapa - e deixe aquecer bem. Acrescente os cubos de porco escorridos da marinadas e deixe cozinhar, virando-o com frequência para que não queime. Junte depois o pimento e a cebola roxa limpos e cortados em pedaços pequenos e envolva na carne.
Quando tudo estiver cozinhado coloque numa travessa ou prato de servir e polvilhe com cebolinho picado.
Para o puré de couve flor, coza a couve flor a vapor e assim que estiver macia coloque no robot de cozinha ou copo da varinha mágica. Acrescente o leite de coco e os temperos a gosto e triture até obter um puré liso e homogéneo.
Sirva o puré com a carne.


Bom Apetite!

17 outubro, 2017

Arroz de Congro e Limão


Eu e os desafios com os peixes recebidos no cabaz de peixe, “peixinho da lota”. Desta vez com o congro.
Congro? Acho que só o tinha comido em caldeiradas, e a única impressão que tinha dele, é que tinha imensas espinhas. E agora? Agora tinha ali várias postas de congro. 
A minha primeira ideia foi mesmo fazer caldeirada. Mas depois lembrei-me de um arroz de peixe, utilizando o congro, de modo a “limpar” de peles e espinhas e de tornar a refeição mais “Kids Friendly” e uma hora de jantar mais descansada.
Na verdade, o que podia ser um simples arroz de peixe ficou delicioso só porque juntei limão. Todos cá em casa comemos e repetimos, de tal forma que não sobrou nada para contar a história. A não ser a receita que aqui vos trago para que possam replicar em vossas casas!

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.


Ingredientes:

4 postas grandes de congro
1 chávena de capacidade de 225ml de arroz thai jasmim
rama de 1 alho francês
1 cebola grande
2 tomates maduros
2 dentes de alho
1folha de louro
1/2 limão
1 cenoura
1 ramo de cheiros com cebolinho, tomilho e salsa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
coentros frescos q.b.

Preparação:

Comece por preparar o caldo aromático para cozer o peixe. Num tacho coloque 1/2 cebola descascada, a cenoura também descascada, a rama do alho francês, o ramo de cheiros e tempere com sal e pimenta e um fio de azeite.
Deixe levantar fervura e deixe ferver 5 minutos em lume brando antes de juntar as postas de peixe para que cozam.
Quando o peixe estiver cozinhado, retire-e o deixe arrefecer, e limpe-o depois de peles e espinhas. Reserve.
Coe depois o caldo da cozedura e reserve também.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume juntamente com o louro e o azeite e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o tomate partido em pedaços e de preferência sem pele, e um pouco de coentros picados. deixe refogar mais um pouco. Acrescente depois 3 chávenas de caldo da cozedura do peixe (3x o volume de arroz que vai utilizar) e junte a raspa de meio limão. Quando o caldo voltar a ferver acrescente o arroz. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar o arroz.
Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente o peixe previamente arranjado e deixe acabar de cozinhar. O arroz deve ainda ficar um pouco caldoso. Se achar necessidade acrescente um pouco mais de caldo de cozedura de peixe.
Quando o arroz estiver cozinhado, esprema um pouco de sumo de limão - mais ou menos consoante a sua preferência - e envolva bem.
Sirva de imediato polvilhado com coentros frescos picados.


Bom Apetite!

16 outubro, 2017

Pãezinhos Fofos (16 de Outubro: World Bread Day 2017)


Hoje comemora-se o dia mundial da alimentação e também o dia mundial do pão!
Nada melhor do que juntar estas duas comemorações e fazer pão... Não que eu não faça pão com regularidade, pois faço pão todas as semanas, de uma ou outra variedade - e ainda não consegui fazer pão com massa mãe, mas isso será tema para outro dia....
Normalmente faço um pão grande, para fatiar, e que congelo. Vamos depois comendo conforme a vontade. Lá muito de vez em quando faço pães individuais. É o caso destes pãezinhos muito fofos e leves, que os miúdos gostaram bastante, e que não dão grande trabalho a preparar. São um bocadinho diferentes de uma receita de pão tradicional, pois levam leite, ovo e um bocadinho de manteiga, (pão que é pão não precisa de muito mais do que farinha, água, fermento e sal!), mas são esses ingredientes que lhes dão esta textura deliciosa e fofa, apesar de uma ligeira crosta crocante.
Quanto à conservação destes pãezinhos, optei por congelar assim que arrefeceram, deixando apenas dois ou três para consumir no dia. Depois de deixar descongelar à temperatura ambiente continuaram perfeitos. Espero que gostem!




Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 10 pãezinhos:
(receita em “FeelGoodFood”, Outono de 2017, página 73)

100ml de leite tépido
7g de levedura seca - fermento de padeiro seco tipo fermipan
1 colher de sopa de açúcar ou de mel
1 pitada de sal
225g de farinha 
40g de manteiga derretida
1 ovo batido

sementes de papoila + ovo batido para pincelar

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o sal, e o fermento e envolva bem. Abra uma cova ao centro e coloque depois o açúcar ou o mel, 80 ml de leite morno misturado com o ovo e a manteiga derretida. Misture os ingredientes até obter uma massa mole e transfira depois a mistura para a bancada da cozinha polvilhada com farinha (se achar a massa muito seca, misture o restante leite...) 
Amasse bem durante cerca de 10 minutos - se preferir use uma batedeira ou robot de cozinha neste ponto, e coloque depois a massa numa taça deixando-a levedar duarante 1 a 2 horas até ter dobrado de volume.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e amasse-a um pouco mais durante um minutos. Divida depois a massa em 10 bolinhas. Role cada uma das bolas de modo a formar um rolinho com cerca de 15 cm de comprimento, e dobre-os formando um nó. 
Coloque depois os pãezinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal , tape com um pano e deixe levedar até dobrarem de volume (eu acho que neste ponto deixei os meus pãzinhos levedarem tempo demais, de modo a que ficaram muito “esparramados”).
Pincele depois os pãezinhos com o ovo batido (que deve estar à temperatura ambiente e não retirado do frigorífico), e polvilhe com as sementes de papoila. 
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozinhar cerca de 15 minutos até ficarem dourados e bem cozinhados.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sirva com manteiga, compotas ou queijo.


Bom Apetite!