30 novembro, 2018

Caramelo Cremoso e mais um Presente de Comer


Com o mês de Dezembro a espreitar, são sempre bem vindas as sugestões de presentes de comer para oferecer no Natal a quem gosta, como eu, de dar estes pequenos mimos.
Este caramelo cremoso é delicioso para colocar sobre um bolo, para servir com panquecas ou crepes, para colocar sobre gelado, para rechear tarteletes.
Um frasquinho deste molho, juntamente com uma receita de brownie, ou simplesmente com a nossa receita de panquecas favoritas, dá sempre um mimo simpático, mesmo para quem não gosta nem tem oportunidade de fazer cabazes muito recheados. Mostraram-me também uma sugestão muito gira, de oferecer um frasquinho de caramelo cremoso (ou de caramelo salgado) num saquinho juntamente com uma maçã verde e outra vermelha, para um snack guloso de natal.
Deixo também uma pequena sugestão. Por vezes as pessoas acham que os cabazes têm de estar muito recheados de coisas. Nem sempre, Faço alguns mais sompeltos, mas faço sempre outros mais singelos. Com duas ou três variedades de compota, para quem eu sei ser apreciador. Apenas pacotinhos com bolachas gulosas e umas saquetas de chá e eventualmente uma chávena de natal. Um kit com sal aromatizado, azeite aromatizado e tempero para assados a quem eu sei que gosta de cozinhar. Muitas vezes complemento um frasquinho de doce com uma garrafa de vinho e um queijinho, por exemplo, para pessoas com quem posso fazer mais cerimónia. E podemos sempre oferecer, juntamente com uma prenda mais habitual e convencional umas bolachinhas, uma compota ou um frasquinho de caramelo salgado.
Portanto vou sugerir-vos um kit de lanche guloso com este caramelo: um frasquinho de caramelo, uma mistura de panquecas com a receita (encontram a sugestão em anos anteriores no economia ca de casa) e umas saquetas de chá. Tudo numa latinha, saquinho ou caixa reutilizada e aí está um “presente de comer”!
Não tem de todo a ver com quantidade. Mas sim com o gesto de oferecer o que fazemos com amor!

Ingredientes:

200ml de natas frescas
90g de manteiga com sal (de preferência dos Açores)
300g de açúcar
125ml de água

Preparação:

Coloque as natas e a manteiga num tacho e deixe aquecer e levantar fervura. Retire e reserve.
Coloque depois o açúcar e a água num tacho e leve ao lume, mexendo, até que a mistura fique cor de caramelo. Retire do lume e, de imediato,junte a mistura de natas e manteiga de uma vez só, mexendo vigorosamente sem parar.  Atenção para não se queimar: use um tacho largo e alto e uma colher que tenha um cabo comprido! 
Volte a colocar no lume, que deve estar baixo, e, sem parar de mexer deixe cozinhar cerca de 5 minutos até engrossar.
Retire, coloque em frascos devidamente esterilizados e feche ainda quente.
Ofereça, decorando os frascos, ou sirva como acompanhamento de gelados, recheio de tartes, cobertura de bolos, com crepes ou panquecas.


Bom Apetite!

29 novembro, 2018

Feijoada de Bacon de Peru Primor


Os desafios da Primor Charcutaria são sempre um exercício à minha criatividade. Desta vez a ideia era trabalhar uma receita “quentinha” com o bacon de Peru. Comida de conforto nesta altura do ano é sempre um desafio aceite. E a ideia de uma feijoada mais “leve” não parava de me despertar os sentidos. A juntar a isto, tinha acabado de comprar feijão para demolhar e cozer, e os cabazes de legumes trazem agora imensas couves., pelo que o trio desta feijoada estava encontrado.
E assim, lá saiu uma receita de conforto, que quase apetece comer à colher numa taça ou prato fundo, em frente à lareira e só com uma colher. Definitivamente o meu tipo de comida quente para dias frios.
Aqui fica a sugestão, com mais este desafio da Primor Charcutaria.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
Inscrições diretas aqui


Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up
Inscrições diretas aqui: 

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de feijão azuki cozido (podem também usar feijão preto ou feijão vermelho)
1/2 couve coração em juliana grossa
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 lata pequena de tomate pelado
200g de bacon de peru primor
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve num tacho ao lume juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Deixe refogar um pouco, e acrescente depois o bacon de peru cortado em pedaços e deixe saltear. Acrescente depois o tomate pelado e tempere de sal e pimenta. Deixe ferver cerca de 5 minutos em lume branco. Junte agora a couve em juliana grossa e junte cerca de 200ml de agua e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar mais um pouco até que a couve esteja macia. Acrescente depois o feijão, envolva bem, e deixe cozinhar mais uns minutos para apurar bem.
Sirva simples ou com arroz branco, se preferir.

Bom Apetite!



*Post escrito em parceria com a Primor Charcutarias

28 novembro, 2018

Pernas de Coelho Panadas no Forno


Tentamos sempre variar a nossa alimentação o mais que possível. Não estarmos sempre agarrados às coisas mais habituais e variarmos a nossa lista de compras e ementa semanal. Aquelas coisas que estamos sempre a ouvir - e que eu também estou sempre a falar - de consumir fruta e legumes da época e variar acompanhamentos, de varias as carnes e os peixes, e até os cortes de carne. Sei que muitas vezes, por comodidade acabamos a comprar sempre as coisas que sabemos que todos gostam, e todos comem sem problema, birras ou choro, mas depois temos aquela sensação de estarmos sempre a comer as mesmas coisas, e a repetir as mesmas receitas todas as semanas, mês após mês.
Apesar de gostarmos muito de coelho aqui em casa, acho que foi preciso a campanha europeia para promover e incentivar o consumo de carne de coelho, para me lembrar que não a consumimos tantas vezes assim, nem a incluímos na nossa ementa semanal, de modo a variar o consumo de carne, e não estarmos sempre agarrados a aves, porco e vaca....E por isso é que estas iniciativas acabam por ser importantes para todos - mesmo para quem, como eu, faz questão de variar. E aqui fica, mais uma vez em parceria com a ASPOC, uma nova receita com carne de coelho, que é uma carne muito saudável, magra e perfeita para todos.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
Inscrições diretas aqui

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up
Inscrições diretas aqui: 

Ingredientes para 4 pessoas:

4 pernas carnudas de coelho
4 pernadas de tomilho fresco
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
200ml de vinho branco ou verde
1 ovo batido
pão ralado ou farinha de mandioca q.b.

Preparação:

Comece por temperar as pernas de coelho com sal, pimenta, os dentes de alho picados, o vinho branco, o fio de azeite e 3 pernadas de tomilho frescos picado grosseiramente. De preferência deixe a marinar no frigorifico de um dia para o outro.
Retire o coelho da marinada e escorra bem.
Numa taça coloque o ovo batido e noutra o pão ralado temperado com um pouco de sal e pimenta e com as folhinhas de 1 pernada de tomilho. Passe depois as pernas de coelho pelo ovo batido e em seguida pelo pão ralado temperado, cobrindo bem, e coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal. 
Regue as pernas de coelho com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 1 hora, até as pernas estarem douradas por fora e macias por dentro.
Sirva depois com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

27 novembro, 2018

Bolo de Abóbora, Curcuma e Baunilha


Ando viciada em usar puré de abóbora em bolos. Ficam macios e húmidos, e é uma outra forma de usar a abóbora assada que costumo ter quase sempre aqui por casa, e que além disso é um dos ingredientes que abundam nesta época do ano.
Tenho agora debaixo de olho umas bolachinhas de abóbora com pepitas de chocolate para variar dos bolos. (E, ao contrário do bolo que fiz anteriormente, com cenoura, abóbora e amêndoa, este bolo não fica “molhado”, fica fofinho.)
Uma boa sugestão para um inicio de semana doce, e para comer uma fatia com o café depois de jantar, ou mesmo um lanche guloso com uma chávena de chá quente.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ingredientes:

2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de pasta de baunilha
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
1 chávena de puré de abóbora assada (usei abóbora butternut)
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de açúcar amarelo
2 ovos
100g de manteiga
1/4 de chávena de leite ou bebida vegetal

Preparação:

Numa taça misture o puré de abóbora, os açúcares e bata com a ajuda de uma varinha mágica até o açúcar estar dissolvido. Junte depois os ovos, a baunilha e a manteiga derretida e continue a bater até ficar bem incorporado.
Junte depois a farinha misturada com a curcuma e o fermento, em duas vezes, alternando com o leite. Misture bem até estar misturado.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, ou até o bolo estar cozido. 
Retire e desenforme ao fim de 5 minutos, deixando arrefecer sobre uma grelha até ficar completamente arrefecido.


Bom Apetite! 

26 novembro, 2018

Frango com Caril no Forno


Estamos a menos de 1 mês do natal. Aqui por casa, entre os preparativos do natal e os workshops o tempo parece que passa a correr.
Já tenho quase todos os presentes - faltam-me apenas 3 coisas - e tenho seriamente de me começar a organizar para os cabazes.
Entretanto há três crianças pequenas a vibrar com as mais pequenas coisas desta época, e há uma mãe cheia de ideias que sabe que não vai conseguir colocar todas em prática!
Mesmo nos fins de semana em que não paro um minuto, chega segunda feira e a rotina volta toda ao normal! E é preciso saber o que dar de comer a esta gente cá de casa!
Na semana passada, saiu uma espécie de frango de caril, mas no forno. Aqui fica a sugestão!

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
Inscrições diretas aqui




Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango do campo partido em pedaços
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa bem cheias de pó de caril
1 folha de louro
200ml de leite de coco
1 molho de coentros ou ceboleta picada 

Preparação:

Coloque o frango numa assadeira e tempere bem com sal, pimenta e o pó de caril. Envolva bem no frango. Tape depois com papel de alimínio e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20 minutos. Retire depois o papel de alumínio e regue com o leite de coco e leve novamente ao forno, durante mais 20 minutos.
Retire e polvilhe com os coentros ou a ceboleta e sirva de imediato com arroz branco ou puré de abóbora.


Bom Apetite!

23 novembro, 2018

Granola de Mel com Amêndoas e Arandos e a pensar já nos presentes de comer!



Os pequenos almoços aqui por casa são por modas, e cíclicos! Os miúdos tanto andam numa de pedir papas de aveia, como depois mudam e querem iogurte com banana e puffs, como depois é puffs com leite e canela, como depois são tostas de milho e de arroz com manteiga de frutos secos, ou batidos e smothies... Agora andam numa de granola com iogurte. Acabaram a granola que cá tinha, e pediram-me para fazer mais. E eu aproveitei a inspiração para fazer uma granola a pensar em cabazes de natal, porque nos últimos anos tenho sempre feito granola para oferecer nos meus cabazes, e têm tido imenso sucesso!
Esta leva mel, amêndoas e arandos secos, uma combinação que ficou aprovada pelos miúdos!

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Ingredientes para 1 frascos

200g de flocos de aveia
70g de amêndoas com pele
100g de sementes de girassol
50g de sementes de sésamo
100g de arandos secos
3 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de óleo vegetal (usei óleo graínha de uva, mas podem usar de coco ou azeite)
1 colher de sobremesa de canela


Preparação:

Numa taça coloque os flocos de aveia e misture as amêndoas, as sementes de sésamo e girassol e a canela. Mexa bem para misturar todos os ingredientes. 
Numa taça coloque depois o óleo de garinha de uva e o mel e leve ao microondas para derreter e misturar os ingredientes. Verta sobre a mistura de flocos de aveia e mexa bem para que todos os ingredientes fiquem humedecidos.
Coloque depois a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e espalhe bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos, misturando de vez em quando para que a mistura não queime.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Junte os arandos secos antes de guardar num frasco. Se for para oferecer decore o frasco a gosto.
Sirva com iogurte, leite ou polvilhada em bowls de fruta.


Bom Apetite!

22 novembro, 2018

Salmão no Forno com Leite de Coco


Cada vez cozinho menos salmão. Quase nunca salmão daquele fresco à posta, e ocasionalmente do selvagem, que encontro congelado em tranches nos supermercados.
Mas há quem diga que estas tanches de salmão ficam muito secas. Realmente são mais secas do que o salmão à posta que normalmente se encontra à venda, mas também acho que tem muito a ver com a forma como se cozinha, e também eu tive de aprender a cozinhar estas tranches para que ficassem no ponto - porque também o cozinhava demais e o deixava seco ao início.
Para mim o truque é mesmo não cozinhar mais de 15 minutos em forno quente, E assim o salmão fica macio, delicioso e suculento.
Esta receita é muito simples, com o leite de coco a dar uma ajuda para um toque diferente.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ingredientes para 4 pessoas:

4 tranches de salmão (de preferência selvagem. Compro congelado em qaulquer supermercado)
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 pitada de piri piri a gosto
4 colheres de sobremesa de leite de coco (parte sólida da lata)
cebolinho picado q.b.

Preparação:

Tempere as tranches de salmão com sal, pimenta, alho em pó, um bocadinho de piri-piri também moído e coloque depois numa assadeira. cubra cada uma das postas com 1 colher da parte sólida do leite de coco.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 minutos (até pode deixar menos se gostar do salmão mais mal passado).
Retire do forno e sirva polvilhado com cebolinho e com acompanhamentos a gostp.


Bom Apetite!

21 novembro, 2018

Borrego Estufado com Hortelã com Puré de Abóbora e Creme de Espinafres


Este tempo de Outono chama a refeições de conforto. Borrego estufado é para mim uma receita de conforto. O puré de abóbora é um novo habitual cá de casa. Gostamos bastante, e agora que as abóboras estão em força nos mercados, é uma maneira alternativa de as usar, e dar colorido aos nossos pratos. E outra forma da a cozinhar, sem ser sempre na sopa ou em compotas.
Desde que coloquei a receita nas stories do instagram (https://www.instagram.com/joanacostaroque/) que me têm pedido a receita, pelo que achei que era melhor partilhar aqui, juntamente com o borrego que acompanhou.
Espero que gostem desta sugestão.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas:

600g de borrego cortado em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 pernada de hortelã fresca
200ml de vinho branco ou água

Puré de abóbora:
600g de abóbora hokkaido ou butternut
2 colheres de sopa bem cheias de leite de coco (de lata)
1 pitada de noz moscada

Creme de Espinafres:
300g de espinafres congelados
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar o borrego. Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite deixando a cebola começar a dourar. Junte depois o borrego, envolva bem e deixe cozinhar 5 minutos. Tempere depois de sal e pimenta, junte a água ou o vinho branco e a hortelã. Deixe levantar fervura, tape o tacho, reduza para o mínimo e deixe cozinhar até o borrego estar macio. (Se tiver necessidade, junte um pouco mais de vinho ou água ao longo da cozedura!)
Entretanto prepare o puré de abóbora. Corte a abóbora em fatias ou ao meio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a abóbora estar macia. Retire, coloque no copo da varinha mágia ou no robot de cozinha, junte o leite de coco e um pouco de noz moscada e triture até obter um puré cremoso. (Não é necessário sal, e no caso de usar abóbora hokkaido ou butternut, pode triturar também a casca!)
Para o creme de espinafres, coloque num tacho os espinafres congelados, tempere de sal, pimenta e com o alho em pó e regue com um fio de azeite. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até os espinafres estarem macios, Triture bem com a ajuda de um robot de cozinha ou com a varinha mágica e retifique os temperos.
(Nota: Tanto o puré de abóbora como o creme de espinafres, pode ser preparado com antecedência e guardado no frigorífico alguns dias em caixas herméticas)
Sirva o borrego com o puré de abóbora e o creme de espinafres.

Bom Apetite!


20 novembro, 2018

Bruchetas de Broa de Milho, Sardinha e Escabeche


Fins de semana em casa, são também quase sempre fins de semana com refeições com os amigos, de petiscos na mesa e convívio. A primeira vez que preparei estas bruchetas foi a pensar nos workshops do início de verão, e a receita foi um autêntico sucesso entre todos. E como todos os sucessos, acaba a ser repetido até à exaustão, durante o verão e continua durante o inverno. Não há quem não goste e este fim de semana voltamos a repetir como entrada em mais uma refeição entre amigos.
Não há nada mais simples de preparar e é um petisco muito português. E para mesas de festas é sempre algo que fica bem. E por falar em mesas de festa, vêm aí mais workshops a pensar no Natal!

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios - ESGOTADO
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa - 1 de Dezembro - 11h30 Workshops Pop - Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 15 de Dezembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas:

1/2 broa de milho
2 latas pequenas de sardinha ou petinga em azeite
50ml de azeite
2 dentes de alho
1 cenoura 
1 cebola pequena
1 colher de sopa de pimenta em grão
4 cravinhos
2 folhas de louro
50ml de vinagre
Salsa picada q.b.

Preparação:

Comece por preparar o escabeche. Descasque a cebola e a cenoura. Corte a cebola em meias luas finas, e a cenoura em rodelas também fininhas. Descasque e pique os dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer um pouco e junte a cebola, os dentes de alho, a cenoura, os cravinhos, a pimenta em grão e o louro. Deixe refogar em lume brando até a cebola estar transparente e cozinhada. Tempere com sal e acrescente o vinagre. Deixe levantar fervura e desligue o lume. Reserve.
Corte a broa em fatias e disponha-as numa travessa - se preferir poderá torrar a broa. Disponha as sardinhas ou petingas em azeite, previamente escorridas sobre a broa. Por cima disponha o escabeche.
Termine com a salsa picada.


Bom Apetite!

19 novembro, 2018

Waffles de Abóbora


Foi um fim de semana muito caseiro e descansado, depois de uma semana um bocadinho complicada,e  antes das semanas muito ocupadas que se avizinham até ao Natal.
Decoramos a casa para o natal, montamos a árvore, acendemos a lareira, tivemos um jantar de amigos e um almoço em família. E uma tarde de domingo a brincar com os mais pequenos.
E no domingo de manhã, começamos também com waffles deliciosas - que me souberam a natal - com abóbora e especiarias a lembrar mesmo os fritos de abóbora! 
O fim de semana pode ter sido de chuva, mas por aqui acho que nem nos lembramos disso! E começamos agora a semana com energia! E que bem vamos precisar dela para tudo o que há para fazer!
Boa segunda feira a todos!

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ingredientes para 10 waffles pequenas:

2 ovos
300g de abóbora assada (usei abóbora hokkaido)
100g de flocos de aveia
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
200ml de bebida vegetal ou leite (usei bebida de aveia)
azeite ou óleo q.b.
canela e açúcar para polvilhar (açúcar amarelo, mascavado ou de coco)

Preparação:

Coloque no robot de cozinha, ou no copo da varinha mágica a abóbora em pedaços, os ovos, os flocos de aveia, as especiarias e o leite  e triture bem até obter uma massa grossa mas homogéna.
Aqueça a máquina das waffles (se não tiver pode fazer paquecas!) e pincele as placas com um pouco de óleo ou azeite. Coloque colheradas de massa, feche a maquina e deixe cozinhar.Repita até esgotar a massa.
À medida que vai retirando as  waffles polvilhe-as ainda quentes com uma mistura de canela e açúcar. Se preferir sirva-as com mel ou mapple syrup e frutos vermelhos.


Bom Apetite!

16 novembro, 2018

Mini - Brunch: Tostas de Pasta de Abacate e Ovo e Tostas de Tomate e Presunto



Como já aqui falei muitas e muitas vezes, não há nada que eu goste mais do que um bom pequeno almoço. É por isso que o conceito de brunch me enche as medidas. Sempre que posso, e mesmo naquelas dias a correr enquanto despacho os 3 pequenos, há sempre tempo para pequeno almoço mais composto, e muitas vezes adiantado de véspera, claro está. Mas quando tenho tempo, quando é fim de semana e eu não tenho de correr para ir fazer workshops a algum lado, lá estamos os cinco sentados à mesa, com um pequeno almoço “como deve ser”.
Chamo a isto um mini brunch, apesar de não terem panquecas - se não há panquecas, não é brunch, mas faço sempre para os miúdos - e também porque preferimos pequenos almoços salgados.
Não é uma receita, mas pedem-me sempre sugestões dos meus pequenos almoços, ou de pequeno almoços diferentes, que achei que era uma excelente maneira de partilhar.
Aqui fica um dos favoritos: meu e o Miguel. E perfeito para fazerem para amanhã!

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Mesas de Festa - ESGOTADO
Ovar - 25 de Novembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 pessoas:

4 fatias de pão (usem o pão que preferirem, e aqui no blogue há varias receitas de pão. Se optam por comprar, usem de preferência pão de massa mãe, tradicional e biológico. Eu sou fã do pão da Garfa Padaria)
2 fatias de presunto (ou bacon se preferirem)
1 abacate pequeno
sumo de limão q.b.
flor de sal q.b.
2 ovos
1 molhinho de coentros frescos
1 tomate maduro
azeite q.b.
1 toranja
canela q.b.

2 cafés duplos ou outra bebida a gosto

Preparação:

Comece por preparar a pasta de abacate. Retire o caroço, e coloque a polpa num prato. Tempere com um pouco de flor de sal e umas gotas de limão e esmague bem o abacate, Termine juntando um pouco de coentros frescos picados.
Corte o tomate em fatias e tempere também com uma pitada de flor de sal.
Cozinhe os ovos numa frigideira anti aderente até ficarem a seu gosto, mais ou menos passados.
Torre depois ligeiramente as fatias de pão. Assim que as retirar da torradeira regue com um fio de azeite. Sobre duas das fatias de pão coloque  a pasta de abacate e os ovos e polvilhe com mais coentros. Sobre as outras duas fatias de pão coloque as fatias de tomate e por cima o presunto e regue também com mais um fio de azeite.
Corte a toranja ao meio e polvilhe as metades com canela.
Sirva depois com café ou outra bebida a gosto. Se ainda tiver barriga e gostar de terminar com uma coisa doce, experimente a receita de panquecas de kefir e espelta aqui do blogue.


Bom Apetite!

15 novembro, 2018

Chai Latte


Este ano, os dias mais frios têm-me dado para preparar bebidas quentes e reconfortantes. Apesar de o chá ser uma das minhas bebidas favoritas, fiquei muito fã do galão de abóbora que aqui partilhei no outro dia, e em conversa com uma amiga ela falou-se se já tinha experimentado o chai latte que é basicamente chá com leite. Realmente nunca tinha experimentado, apesar de desde pequenina preferir sempre o meu chá com um pouco de leite, coisas que a minha avó Cila me ensinou. E realmente era uma falta minha, nunca ter experimentado o Chai Latte, com chá e especiarias e leite (ou bebida vegetal).
Foi então numa semana de muito cansaço, de enxaquecas que esta bebida revigorante foi preparada. E claro, mas uma que me conquistou!
Há varias maneira de preparar um chai latte. Há quem faça a infusão diretamente no leite ou bebida vegetal. Mas depois de me terem falado em preparar a infusão de chá e especiarias à parte   - e que se pode guardar no frigorífico alguns dias - e preparar depois a bebida na hora apenas aquecendo o leite, fiquei a preferir essa versão e é essa que vos trago.
Podem também variar as especiarias que usam, de acordo com a vossa preferência.
Espero que gostem!

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Mesas de Festa - ESGOTADO
Ovar - 25 de Novembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

Mistura de Chai:
300ml de água
2 paus de canela
2 vagens de cardamomo
2 rodelas de gengibre fresco
2 rodelas de curcuma fresca
1 saqueta de chá preto a gosto

250ml de leite ou bebida vegetal
canela em pó para polvilhar

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a água, a canela, o cardamomo aberto, o gengibre fresco e a curcuma e deixe levantar fervura. Retire do lume, junte a saqueta do chá e deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Depois coe a mistura e guarde num farsco ou pequena garrafa no frigorífico durante alguns dias.
Para preparara o chai latte, aqueça até levantar fervura 250ml de leite ou bebida vegetal e junte depois cerca de 50ml de mistura de chai. Polvilhe com canela em pó e beba bem  quente. (Se achar necessário adoce a gosto!)


Bom Apetite!

14 novembro, 2018

Coelho Assado à Antiga


Esta semana ainda só vai a meio, mas não está  a ser fácil. Apesar de nem sequer ter feito a minha preparação semanal, vale-me um frigorífico recheado com coisas que tinham sobrado do fim de semana e que, qause sem trabalho, têm permitido as nossas refeições nestes dias que têm sido caóticos.
Apesar de nesta semana nada de novo estar a sair desta cozinha - ainda - há sempre receitas de outros dias e semana melhores. E uma delas é esta receita de coelho assado que vos trago hoje, uma receita muito simples e tradicional de coelho assado, com temperos muito clássicos, e que é foi do agrado de todos. Aquele tipo de tempero tradicional que é igual para carne de porco, frango ou coelho.
Das receitas de assados que, na minha opinião, são a coisa mais simples e prática para todos os dias. Temperar, forno e jantar na mesa.

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Mesas de Festa - ESGOTADO
Ovar - 25 de Novembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 coelho inteiro partido em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de colorau
3 dentes de alho 
azeite q.b.
2 folhas de louro
200ml de vinho branco

Preparação:

Coloque o coelho numa assadeira e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o colorau, o louro partido e um pouco de azeite. Esfregue bem por todo o coleho, de modo a que fiquem bem coberto com o tempero.
Regue com o vinho branco, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC , bem tapado com papel de alumínio, cerca de 1h15. Ao fim desse tempo, retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 20 minutos para ficar tostadinho.
Sirva com acompanhamento a gosto.


Bom Apetite!