Há receitas que nascem de ingredientes e de ideias muito simples e que depois são realmente deliciosas e são mesmo daquelas receitas para “guardar”. Foi o caso deste arroz de ossos.
Os ossos tinham vindo do talho, depois de me terem desossado uma carne. Trouxe-os com a ideia de fazer um petisco ou cozido e também com a ideia do arroz de ossos sugerida pelo senhor do talho. Estavam congelados e não pensei neles durante uns tempos,
Gosto de desta altura do ano fazer aquele exercício de ir gastando algumas coisas que ficam mais “perdidas” no congelador, e estes ossos acabaram a ver a luz do dia! Quando os tirei foi um pouco sem saber onde os usar, mas a ideia do arroz de ossos foi a que decidi fazer. Lembrei-me que também tinha caldo de carne caseiro congelado e que seria perfeito para dar sabor ao meu arroz, e ficou decidido.
Ficou realmente bom, e uma receita mesmo ideal para dias frios.
Ingredientes para 4 pessoas:
1,5kg de ossos (ossos de suã)
1,5 chávena de arroz carolino
3 chávenas de caldo de carne caseiro
2 folhas de louro
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
azeite
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Tempere os ossos com sal e pimenta e coloque num pirex, tapado. Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2h. Reserve.
Entretanto pique a cebola, os dentes de alho e a cenoura e leve a um tacho juntamente com o azeite. Acrescente o louro e deixe refogar um pouco até a cebola começar a ficar translúcida. Acrescente depois o arroz e envolva bem no refogado, deixando-o fritar um pouco. Acrescente o caldo de carne caseiro, e junte também cerca de 4 colheres de sopa do molho que se formou ao assar os ossos, e deixe levantar fervura. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até que o caldo tenha sido absorvido e o arroz esteja praticamente cozido.
Destape depois o arroz, e por cima disponha os ossos previamente assados. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe tostar até o arroz e os ossos estarem dourados, cerca de 15 minutos.
Sirva quente com legumes cozidos ou uma salada.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário