Se há algo que tenho aprendido (e apreciado!) nos últimos tempos é sair da zona de conforto. Aquela sensação de experimentar algo diferente, novo, de nos desafiarmos, de tentar ir mais além, de conquistas e de superação. Acho que ganhamos muito mais com isso do que poderíamos pensar. Sou melhor nas minhas rotinas e vida normal quando tenho outra actividade que me desafia e me faz ultrapassar obstáculos e dificuldades.
Não sei se já experimentara a sensação, mas sermos capazes de sair da nossa zona de conforto e desafiarmo-nos dá-nos - pelo menos a mim - uma sensação de crescimento e de que há muito para fazer, descobrir e conquistar.
Também na cozinha isso acontece! Há tantas receitas, sabores, ingredientes para experimentar que é uma pena não nos desafiarmos a fazer novas receitas, testar novos sabores e novos ingredientes. Juntar o clássico ao novo, mas principalmente não ter medo de arriscar, de sair da zona de conforto do peixe e das batatas, da carne e do arroz!
Hoje o desafio é com beringelas, e posso dizer que ficaram deliciosas. E eu nem sou grande fã de beringelas!
Ingredientes para 2 pessoas:
2 beringelas não muito grandes
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de ras el hanout (especiaria marroquina)
1 colar de chá de azeite
Para o molho de iogurte:
4 colheres de sopa de iogurte
1 dente de alho pequeno
sal q.b.
centros frescos q.b.
Preparação:
Corte as beringelas ao meio no sentido longitudinal (mas mantenha o pé, só porque fica mais bonito!)
Com uma faca afiada faça golpes na polpa da beringela em formas de losangos, mas sem cortar até ao fundo.
Coloque as beringelas num pirex ou assadeira, pincele com o azeite e e tempere de sal, pimenta, o tomilho e o Ras el hanout. Leve ao forno a 180ºC durante cerca 45 minutos até a beringela estar macia e mole ao toque. Retire e deixe arrefecer.
Prepare o molho de iogurte temperando o iogurte com sal e o dente de alho ralado.
Quando as beringelas estiverem à temperatura ambiente regue com o molho de iogurte e polvilhe com os coentros frescos picados.
Sirva como acompanhamento ou como prato principal com um pouco de arroz basmati ou couscous.
Bom Apetite!
Adoro esta sugestão, pois é uma forma de variar a forma de apresentação das beringelas, que não fritas, recheadas.
ResponderEliminarSair da zona de conforto é bom, pois permite uma pessoa evoluir e experimentar coisas diferentes, não estando limitada a mais do "mesmo".
Um grande beijinho,
Sara Oliveira