Adoro fazer pão em casa. Seja o pão de todos os dias, seja o pão para servir aos amigos e família numa tábua de entradas ou com queijo.
E um dos que gosto muito de fazer, e faço mesmo muitas vezes, é uma focaccia. Mais simples ou mais composta é sempre algo que fica bem na mesa. Também fica deliciosa recheada e cortada como sanduíche, para levar para piqueniques ou para a praia!
Experimentem!
Ingredientes:
10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)
1 colher de sopa de açúcar
475g de farinha
300ml de água morna (37ºC)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de flor de sal
1 raminho de alecrim fresco + 50ml de azeite
1 colher de chá de alho em pó
Preparação:
Numa taça misture a água morna com o açúcar e o fermento e deixe repousar uns minutos.
Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água, fermento e açúcar. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.
Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão ou uma batedeira se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos,
Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.
Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas e regue a massa, generosamente, com azeite, polvilhe com o alecrim fresco picado, com a restante flor de sal, e o alho em pó.
Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Retire do forno e sirva cortado em pedaços com mais azeite!
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário