18 abril, 2023

Foccacia de Espelta com Tomate Cereja, Azeitonas e Alecrim



Ontem foi dia de voltar. De deixar de lado o “já passou demasiado tempo”. Passou efectivamente muito tempo, mas isso não devia ser motivo para deixar de voltar.

O “Economia cá de casa” ( http://economiacadecasa.blogspot.com) esteve parado muito tempo. Muito mais tempo do que pensei inicialmente. Nunca foi minha intenção desistir, mas na altura precisava de dar um tempo porque me sentia assoberbada com uma data de coisas. E depois o tempo foi passando e foi sendo confortável. Apesar de sempre acha que voltaria, as semanas passaram a meses e os meses a anos. E depois houve e há projetos para fazer uma coisa diferente, mas a inércia vencia—me apesar da vontade de voltar. A minha desculpa é que já publicava os mesmo conteúdos no Instagram (https://www.instagram.com/joanacostaroque/) mas, apesar de acharem que os blogues estão mortos, eu não sou da mesma opinião! Os blogues continuam a ser mágicos, muito mais mágicos do que o Instagram…E neste momento sinto-me desencantada com o Instagram…

Talvez tenha sido toda essa conjuntura que me levou a voltar. Sei que simplesmente abri o computador e recomecei. Sem medo do tempo que passou, das pessoas e das oportunidades que se podem ter perdido pelo caminho,

Voltar ao Economia cá de casa foi como voltar a encontrar um amigo verdadeiro que já não se via há muito tempo. A amizade permanece e a conversa começa no exato ponto onde tinha parado na ultima vez que nos vimos.

Ás vezes só precisamos de coragem para retomar. E neste caso, como em outras coisas na vida, basta fechar os olhos, respirar fundo e seguir em frente. Firmemente. Porque somos capazes, e o que lá vai, lá vai.


Ingredientes para 1 focaccia:


10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

510g de farinha de espelta

300ml de água morna (37ºC)

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de flor de sal + para salpicar


50ml de azeite

12 tomates cereja

Alecrim fresco

12 azeitonas

Flor de sal q.b.


Preparação:


Numa taça misture a água morna com o fermento e deixe repousar uns minutos.

Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água e fermento. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.

Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão, numa batedeira  ou 5 minutos no modo amassar da Bimby se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos,

Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.

Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas. Polvilhe a massa com as folhinhas de alecrim fresco ps tomates cereja cortados ao meio e as azeitonas descaroçadas e regue a massa, generosamente, com azeite, e polvilhe com flor de sal.

Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire do forno e sirva cortado em pedaços.


Bom Apetite!


6 comentários:

  1. Anónimo22:27

    Que bom voltou! Já tinha comentado no último post que fez aqui. Seja bem vinda.☺️

    ResponderEliminar
  2. Nina08:17

    Que bom que é estares aqui!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:35

    Sempre em cima do acontecimento! Andava à procura de uma receita de focaccia para o fim de semana. Já não tenho de procurar mais. Obrigada querida Joana!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por partilhar o seu saber. Aprendi imenso consigo, já sigo há muitos anos e admiro o seu trabalho. Adoro blogs e detesto facebook (que nunca tive, nem instagram).Tudo de bom, saúde e energia.

    ResponderEliminar
  5. I could find some good blogs here and I really enjoy reading your post. It looks quite interesting. Keep on sharing.
    best fit out companies in Dubai

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:54

    Dei pela Sua falta!! Seja benvinda!! Gostamos de si e da sua ajuda, nos nossos dias na cozinha e não só!!

    ResponderEliminar