Começo esta semana com uma versão rápida e meio albrabada de um clássico da cozinha portuguesa e uma outra das mil receitas que podemos fazer com bacalhau.
Tenho quase sempre no congelador - e ja falei aqui inúmeras vezes - cebolada de bacalhau já pronta para rapidamente preparar uma refeição seja ao fim se semana ou numa dia ou semana em que não preparo a meal prep como gosto.
Desta vez, no meio de várias coisas para fazer durante o fim de semana, soube bem preparar o almoço rapidamente usando estas bases já cozinhadas e congeladas.
Quando tirei o bacalhau não tinha propriamente ideia do que ia fazer, mas o pacote de natas aberto no frigorífico e a minha veia de não desperdiçar ditaram o que seria o almoço, e não saiu nada mal.
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de migas de bacalhau - uso das congeladas que deixo descongelar previamente
2 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
800g de batatinhas miúdas com casca
125ml de natas
Pão ralado q.b.
Parmesão ralado q.b. (opcional)
Preparação:
Pique grosseiramente as cebolas juntamente com os dentes de alho e leve a alourar numa frigideira larga com um pouco de azeite e a folha de louro. Quando começar a ficar loura acrescente o bacalhau bem escorrido, envolva bem e deixe cozinhar. Tempere com pimenta e um pouco de sal.
Entretanto lave bem as batatinhas e sem descascar corte.as em rodelas finas. Seque bem, tempere com um fio de azeite e um pouco de sal, envolvendo bem e leve à airfryer cerca de 30 minutos a 190ºC, mexendo de vez em quando. Em alternativa frite as batatas ou coloque no forno com ventilação a cozinhar.
Depois de prontas, junte as batatas ao bacalhau na frigideira e envolva bem. Coloque depois num recipiente que vá ao forno e verta as natas sobre o preparado. Polvilhe com o pão ralado e se usar um pouco de parmesão e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos para gratinar e tostar a superfície.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário