Às vezes parece que sinto falta de receitas estupidamente simples. Daqueles básico e clássicos, quase ABC de cozinha. Das receitas que sempre fizeram parte do repertório das cozinhas das avós e das mães e que parecem agora perdidas no tempo entre temperos e sabores mais elaborados. Se por altura do natal falava de que qualquer dia perdemos as receitas tradicionais da época, porque já quase ninguém faz sonhos, rabanadas e coscorões e passamos a comprar todas estas coisas na pastelaria mais próxima, também quase que parece que as receitas básicos se começam a perder… Talvez contar mim fale, que também acabo a raramente as preparar ou inventar com outros sabores. Mas desta vez houve frango simplesmente estufado a comandar com puré de batata. Daquelas coisas bem simples e bem básicas com sabores de casa da infância e de casa da avó.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 frango partido em pedaços
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cenoura
1 colher de sopa de polpa de tomate
150ml de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar, juntamente com a folha de louro numa caçarola ou tacho largo com um pouco de azeite. Junte depois a polpa de tomate e a cenoura também picada e envolva bem.
Acrescente depois o frango partido em pedaços, envolvendo-o no refogado. Tempere de sal e pimenta a gosto e regue com o vinho branco. Tape e deixe cozinhar em lume brando cerca de 45 minutos ou até o frango estar macio.
Sirva com puré de batata, esparguete ou arroz branco.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário