Já nem me lembrava de fazer empadas. Mas da última vez que arranjei frangos, em que separo peito, coxas, pernas e asas, e cozo as carcaças para separar o resto da carne e fazer caldo, lembrei-me que ia aproveitar essa mesma carne das carcaças para umas empadas.
Para o recheio mantive as coisas muito simples e apenas levei ao lume a carne com um pouco de farinha e caldo para engrossar e temperei a gosto.
Para a massa adaptei a receita tradicional das empadas alentejanas, com farinha, caldo de frango e gordura. Tradicionalmente banha ou gordura de frango, mas eu usei apenas manteiga.
Ingredientes para cerca de 16 empadas:
350g de farinha
100g de manteiga (pode ser banha)
100ml de caldo caseiro de frango
Preparação:
Numa taça coloque a farinha. Abra uma cova ao meio e junte a manteiga à temperatura ambiente e o caldo de frango. Misture bem até formar uma bola - se necessário junte um pouco mais de caldo, e amasse tudo até obter uma massa firme e elástica, cerca de 10 minutos.
Estenda depois a massa fitinha e corte discos um pouco maior do que necessita para forrar as forminhas, e outro disco mais pequeno para formar a tampa.
Forre as formas, encha com o recheio completamente frio, e tape com a tampa fechando bem.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até estarem douradas.
(Nota: Eu gosto de as congelar já feitas. Coloco depois congeladas 10 minutos na airfryer a 180°C e parecem acabadas de fazer.)
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário