O tofu ainda não é consensual aqui em casa. Eu gosto, o Miguel também, mas os miúdos ainda não estão muito convencidos com a textura e por isso faço algumas vezes só para nós enquanto os miúdos comem outra coisa. Não que goste muito desta solução, porque acho importante comermos todos o mesmo - e faço até questão disso - mas há sempre excepções à regra!
Desta vez fiz o tofu de uma maneira diferente, que nunca tinha experimentado e gostei muito. A repetir certamente para tentar dar a provar aos miúdos que talvez gostem mais assim.
Ingredientes para 2 pessoas:
200g de tofu firme
250g de cogumelos castanhos
4 ceboletas (spring onions)
1 tomate
3 dentes de alho
5 folhas de manjericão fresco
2 colheres de chá de óleo de sésamo
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de óleo de sésamo tostado
1 colher de sopa de sementes de sésamo
Molho agridoce para servir
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Esfarele o tofu de modo a que se pareça com migalhas grossas. Reserve.Pique grosseiramente os cogumelos e reserve. Corte também o tomate em cubinhos pequenos, pique os dentes de alho e corte os ceboletas, assim como o manjericão numa juliana fina.
Aqueça depois uma frigideira com o óleo de sésamo e deixe aquecer bem. Junte o tofu esfarelado e um pouco de sal e mexa bem. Junte depois os cogumelos e metade das ceboletas picadas e com o lume sempre bem alto continue a mexer tudo para saltear. Junte depois o tomate envolvendo bem, o alho picado e as folhas de manjericão. Continue a saltear tudo em lume alto e junte o molho de soja e o óleo de sésamo tostado. Continue a cozinhar tudo, mexendo sempre, em lume bem alto de modo a que fique com um tom caramelizado.
Sirva sobre um pouco de arroz e finalize com as sementes de sésamo e o resto do cebolete picado. Se gostar acrescente molho agridoce antes de comer.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário