23 agosto, 2024

Orzo Cremoso com Coxas de Frango Assadas



Antes de irmos de férias ficou sopa e pão feitos e congelados. Ficou comida pronta a cozinhar - como um rolo de carne, hambúrgueres e almôndegas. Ficou uma embalagem de brócolos para cozer a vapor e como sempre várias leguminosas cozidas e caldos caseiros.No frigorífico manteiga e queijos. Entre os quais um quarto de embalagem de queijo parmesão ralado.

Cheguei ontem e ainda não fui as compras. Tenho usado o que deixei pronto. Sopa, rolo de carne, salada de lentilhas e brócolos cozidos. Coxas de frango assados e um orzo cremoso feiro com caldo caseiro congelado e o resto do parmesão…. E ficou tão delicioso.

Cada um com a sua opinião. Mas ter coisas pre preparadas ou mesmo cozinhadas no congelador é vida! É gestão doméstica e zero desperdício e regressos descansados a casa.


Ingredientes para 4 pessoas:


800g de coxas de frango

1 limão

Sal e pimenta q.b.


500ml de caldo de frango caseiro

1 colher de sopa de manteiga

150g de orzo (massa pevide de canja )

60g de queijo parmesão ralado

100g de rucula opcional


Preparação:


Tempere as coxas de frango com sal, pimenta e sumo de limão e leve a cozinhar na airfryer (195ºC 25 minutos) ou no forno até ficarem douradas.

Entretanto prepare o orzo cremoso.

Leve uma frigideira ao lume com a manteiga e deixe derreter. Junte depois o orzo e o caldo caseiro de frango. Retifique de sal e pimenta e tempere com raspa de limão. Reduza o lume para o mínimo e vá mexendo o orzo até que fique cozinhado e o caldo ter sido todo absorvido. Quando o orzo estiver cozinhado acrescente o queijo ralado e envolva bem. Junte também a rúcula e envolva (também pode optar por envolver no prato para a rúcula não murchar e no meu caso porque os miúdos não são fãs de rúcula - por isso só junto no prato). Por cima disponha as coxas de frango assadas. 

Sirva de imediato.


Bom Apetite!


1 comentário: