Já há muitas inscrições para a troca de bolachas de natal, mas espero que mais se inscrevam. É muito simples: até dia 8 de Dezembro, todos aqueles que quiserem participar nesta troca de bolachas terão de se inscrever enviando um mail para aminhadieta@hotmail.com, indicando no assunto “Troca de Bolachas”. Só precisam de enviar o vosso nome, morada completa e email. Depois de dia 8 de Dezembro receberão no vosso email o endereço e nome do vosso “amigo secreto” a quem deverão enviar umas bolachinhas de natal, preparadas por vocês, até dia 19 de Dezembro. Se têm alguma intolerância ou alergia devem enviar essas limitações e, se quiserem acrescentem um cartãozinho com a vossa receita.
Entretanto eu vou começando a preparar o meu/nosso natal. Já comecei a embrulhar os presentes e o caos de papeis, fitinhas e caixinhas começa a instalar-se aqui por casa.
Já comecei a fazer listas das receitas que quero experimentar este ano, mas são tantas que tenho mesmo de começar a fazer a escolha final. E ando a magicar aqui umas outras receitas e ideias para partilhar com todos vocês.
Como as solicitações e os pedidos são muitos, vai haver um showcooking (entrada gratuita e aberto a todos), na Livraria Almedina Estádio, em Coimbra, dia 10 de Dezembro pelas 18h. O tema? Cabazes de Natal e outros mimos para oferecer. Conto com todos aqueles que me quiserem vir fazer companhia, mas espero que não me deixem sozinha…
E no meio de tanta coisa, a receita de hoje é uma “pie” reconfortante para nos aquecer nestes dias frios. A verdadeira comida de inverno e de conforto.
Ingredientes para 2 pessoas:
300g de carne de vaca em cubinhos
1 cebola pequena
10 cogumelos brancos
100g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 colher de sopa de farinha
100ml de cerveja
2 colheres de sopa de polpa de tomate
azeite q.b.
1 rolo de massa folhada refrigerada pronta a usar
1 gema para pincelar
Preparação:
Tempere a carne de vaca com sal e pimenta e polvilhe-a com a farinha.
Pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois a carne e deixe alourar um pouco também. Acrescente depois a cerveja, a folha de louro e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando.
Junte depois a polpa de tomate, os cogumelos partidos em quartos e as folhas de espinafres. Envolva bem e retifique os temperos deixando cozinhar mais alguns minutos até que a carne esteja macia.
Transfira a mistura de carne para um prato que vá ao forno e à mesa - ou dois mais pequenos individuais - e cubra com a massa folhada. Pincele com a gema de ovo e faça uns pequenos cortes para o vapor sair durante a cozedura.
Leve a “pie” a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa esteja cozinhada e dourada.
Sirva ainda quente com legumes cozidos.
Bom Apetite!
Costumo estufar carne com cerveja, mas nunca experimentei sob a forma de "pie". Mais uma bela ideia para experimentar! Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarA "pie" ficou muito boa e ajuda a fugir às coisas de sempre, como a batata, o arroz ou a massa.
Um beijinho,
Joana
Parece uma exelente opçao para a mesa da tarde de Natal
ResponderEliminarDoidices de Mãe,
EliminarPara quem ainda tiver barriga e não for como eu e só preferir od doces!
Um beijinho,
Joana
Oh que pena não dar para ir a Coimbra... Ou que pena não ser em lisboa... Adorava poder estar presente... Resta me aguardar por notícias aqui para saber como foi...
ResponderEliminarPatrícia Lourenço,
EliminarNuma próxima oportunidade, quem sabe!
Um beijinho,
Joana
Dia 10 é na quarta... talvez consiga sair do hospital a tempo de ir...
ResponderEliminarIsabel Cristina
Isabel,
EliminarSe puder conto consigo. E espero que a estada no hospital seja porque trabalha lá, e não porque esteja doente.
Um beijinho,
Joana
Que bom aspecto!
ResponderEliminarE as fotografias estão cada vez melhores! Os olhos também comem.
Beijinhos e que continue!
Mara,
EliminarObrigada. Gostava muito de saber fotografar bem. Tenho-me esforçado para que fiquem cada vez melhor.
Um beijinho,
Joana
Está no bom caminho :)
EliminarBeijinhos e bom fim-de-semana!
Obrigada!
EliminarBj