Há muito que andava para sair da cozinha uma receita de risoto de quinoa, na minha memória desde o provei pela primeira vez no restaurante O Talho, do chefe Kiko Martins, já lá vai mais de um ano (e que acompanhavam umas chamuças de pato que também quero tentar recriar).
O tempo foi passando e acho que me esqueci um bocado desta ideia. Ao fazer uma das ultimas ementas semanais, a ideia de que queria fazer algo com quinoa para uma das nossas habituais refeições sem carne ou peixe, trouxe-me novamente à memória o quinoto. E desta vez é que foi.
Uma versão que aproveitou o último caldo caseiro de frango que tinha congelado e a primeira abóbora hokkaido da horta.
Para experimentar e variar do risoto mais tradicional, uma versão que não fica nada atrás. Até o Zé Maria se lambeu todo a comer quinoa pela primeira vez!
250g de abóbora hokkaido ou manteiga
4 folhas de acelgas - ou espinafres
12 tomates cereja
50ml de vinho branco
500ml de caldo de frango (usei caseiro - ou água)
sal e pimenta q.b.
2 raminhos de tomilho fresco
raspa da casca de limão
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 dente de alho
30g de queijo parmesão
Quando a quinoa estiver quase no ponto, acrescente as folhas das acelgas partidas numa juliana grossa, os tomate cereja partidos ao meio e acrescente um pouco de raspa de limão. Retifique de sal e pimenta e, se necessário, acrescente mais caldo de frango até a quinoa estar totalmente cozinhada.
Quando a quinoa estiver pronta, acrescente o parmesão ralado na hora. Envolva bem, deixe repousar um ou dois minutos e sirva de imediato com um pouco mais de parmesão, um fio de azeite e umas folhinhas de manjericão fresco.
Bom Apetite!
Aqui está uma ideia bastante interessante! Deve ser bastante saborosa e é boa para variar do tradicional arroz. Lembro-me de ter visto num dos episódios do MasterChef transmitidos pela SIC Mulher, um "risotto" de quinoa num dos desafios, acho que o tema era o risotto. Também já vi referências ao "cevadoto" com o grão de cevada em vez do arroz. Enfim, várias variantes para experimentar, consoante os grãos que existirem (arroz com as várias variedades, millet, cevada, trigo, trigo sarraceno, quinoa, etc). Fiquei curiosa com a chamuça de pato, e caso a consiga reproduzir (ou conseguir algo bastante apetitoso!), gostaria de a ver publicada. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarTal como a Sara Oliveira, também vimos pela primeira vez um risotto de Quinoa num episódio do Masterchef, e desde essa altura que andamos com vontade de experimentar, especialmente depois de perceber que afinal é possível fazer "risotto" com qualquer grão.
ResponderEliminarE depois de vermos esta receita para nos lembrar, e que ficou com tão bom aspecto, está mesmo na altura ;)
Bom dia,
ResponderEliminarNa semana passada comprei um saco de quinoa, voilá, uma boa receita para eu experimenfar!
Obrigada pela partilha!
Gosto imenso de quinoa, e faço "quinoto" muitas vezes. Gostei muito desta versão!
ResponderEliminarOntem foi o jantar cá em casa, para gastar uma quinoa que estava na despensa. Gostei muito do toque do limão e da textura com que ficou a abóbora. Obrigada
ResponderEliminar