Domingo é dia de assado no forno. Não precisa de ser todos os domingos, ou apenas ao domingo, mas assado e domingo são duas coisas que combinam na perfeição, principalmente se for inverno.
Em casa dos meus avós paternos o assado de domingo - e assim foi durante muitos anos -tinha uma particularidade: era um assado feito em forno de lenha, normalmente com frango caseiro. Nada baterá esses assados!!
Mas a tradição, por aqui continua, como em muitas outras casas: ao domingo, com mais ou menos família, seja frango, pá de porco, entrecosto, pato ou qualquer outra coisa, um assado fica sempre bem. E depois é sempre fácil e mais ou menos original descobrir acompanhamentos - batatas, arroz, legumes cozidos ou esparregado, muitas combinações e ainda mais possibilidades.
O meu frango assado de domingo teve como acompanhamento uns palitos de batata doce no forno e ainda uns brócolos, alguns dos favoritos cá de casa.
E vocês? Também tiveram um assado de domingo na vossa mesa?
1 limão
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco
1 colher de sopa de colorau
3 batatas doces pequenas
1 colher de sobremesa de ervas da provença
azeite q.b.
1 cabeça de brócolos grande
Tape com um pouco de papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel, aumente o forno para 200ºC deixe o frango ficar dourado antes de servir.
Entretanto prepare os palitos de batata doce. Descasque as batatas doce e corte-as em palitos não muito finos. Coloque-os depois num tabuleiro e tempere a gosto com sal, pimenta, azeite e as ervas da provença. Envolva bem e leve-as ao forno durante cerca de 45 minutos ou até estarem cozinhadas e douradas.
Separe os bóocolos em raminhos e leve-os a cozer a vapor até estarem macios.
Sirva o frango com os palitos de batata doce e os brócolos cozidos.
Bom Apetite!
Que belo franguinho! Às vezes, tenho um assado no domingo (frango, porco, perú, salsichas frescas, rolo de carne), mas desta vez foi o entrecosto com as 5 especiarias no Sábado, um pouco exótico e bastante saboroso (adaptado, porque tive que substituir o ketchup por polpa de tomate). Em tempo frio, o assado é sinónimo de comida de conforto. O bolinho de frutos secos também veio a calhar, e para não variar, foi adaptado com o que havia em casa (kiwi seco em rodelas, pinhões e nozes), ficando saboroso e colorido. Um bom início de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarIsso é que foi um fim de semana a cozinhar!
Espero que tenha gostado do bolo e do entrecosto apesar das alterações. Mas é mesmo assim, O blogue serve essencialmente para partilhar ideias. DEpois cada um adapta ao que tem em casa!
Um beijinho,
Joana
Em casa dos meus pais o frango assado no forno foi durante anos o almoço de domingo. Este fim de semana o assado foi mesmo para a sobremesa com uma belas maçãs assadas.
ResponderEliminarAida
Aida,
EliminarAcho que isso acontece em muitas casas, em muitos locais do mundo, daí a expressão de "sunday roas", independentemente do que se está a assar.
Maçã assada parece-me mesmo muito bem!
Um beijinho,
Joana
Sim, sim... Ontem, também, foi dia de franguinho assado na casa da minha mãe. Simplesmente adoro. Bem bom!!! :)
ResponderEliminarTânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
TÂnia,
EliminarEu também adoro. É comida de conforto mesmo, e uma das minhas cosas favoritas, exatamente por me fazer sentir em casa, em família.
Um beijinho,
Joana