Gosto destas ofertas. São talvez as minhas preferidas. As morcelas os requeijões e o pão de azeite, tudo feito por ela, que manda a prima Isabel. Ou os ovos caseiros das galinhas da Tia Lena. Ou os brócolos, chuchus e nabos da prima Quitas e os kiwis e as malaguetas que me trouxe a prima Delmira. Gosto mesmo quando me chegam cá a casa estes mimos bons que dificilmente têm comparação. Estão cheios de amor e de generosidade igual aquela que coloco nas compotas, bolachas e afins que costumo fazer para oferecer no natal.
A Paulinha trouxe-em esta semana limões. Muitos limões do seu limoeiro, que encheram duas grandes taças. Taças que eram da avó Cila, daquelas taças que têm histórias em cada pedaço lascado ou de tinta desaparecida.
Assim que coloquei os olhos naqueles limões que a ideia de fazer lemon curd não me saiu da cabeça. Mas eram tantos limões que mais alguma coisa teria de sair dali.
À noite, entre dois episódios de “Suits”, a ideia surgiu-me assim de repente: fazer geleia de limão.
No dia seguinte coloquei mãos à obra. De um lado o curd de limão, do outro a geleia. O sabor de limão de que gosto muito. Um curd cremoso e muito amarelinho e com o sabor mais subtil do limão e a geleia muito ácida mas doce, pungente, num paladar que não é para todos.
Eu, que adoro a acidez do limão adorei a compota barrada numa torrada juntamente com um pouco de manteiga. Para quem gosta de compota de laranja amarga por causa da acidez, vai certamente adorar esta geleia. Mas não aconselho a quem não goste muito da acidez dos citrinos…
A experiência correu bem e agradou por estes lados. Se experimentarem venham cá dizer alguma coisa.
casca de 2 limões
250g de açúcar com pectina (próprio para compotas - existe da marca sidul e encontra-se ao pé dos outros açúcares)
Esprema os limões até obter os 350ml de sumo de limão.
Leve um tacho ao lume com o sumo de limão, a juliana da casca e o açúcar e deixe levantar fervura mexendo de vez em quando.
Assim que levantar fervura reduza para um lume brando e deixe ferver cerca de 35 minutos.
Retire do lume e coloque num frasco previamente esterilizado.
Utilize a geleia como uma compota normal, em torradas ou panquecas.
Esta geleia, apesar de doce é bastante ácida - ainda mais do que compota de laranja amarga - pelo que poderá não agradar a todos.
A utilização do açúcar com pectina é que permite que a mistura se torne uma geleia. Se usar açúcar normal os resultados não serão os mesmos.
Com a mesmo receita poderão utilizar citrinos menos ácidos como clementinas, tangeras, mandarinas e até laranja. Não se esqueçam é de usar o açúcar com pectina para poderem ter uma geleia!
Bom Apetite!
Bom dia e boa semana.
ResponderEliminarAdorei a receita e vou experimentar. Tenho os limoeiros cheios e preciso fazer algo com tanto limão!
Obrigada pela receita.
Beijinhos
Cláudia Ralha
http://vidadeprazeres.blogspot.pt
Boa noite,também amei a recita. Vou plantar um pé de limão para mim quando o meu marido comprá a minha casa com o muro bem grandes amém eu proferido eu tomo posses destas palavra. Amém.
EliminarEsta receita veio a calhar! Tenho o limoeiro carregado de limões (parece uma árvore de Natal bem recheada!), e fiquei curiosa com esta geleia. Adoro doce de laranja e de certeza que irei gostar deste, pois gosto de doces pouco "doces". Irei fazer esta geleia e também doce de laranja (receita do Chefe Silva, acho que a Joana publicou a receita). Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarQue geleia fantástica,...imagino o cheirinho que estava nessa cozinha,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Que ideia genial... te um aspecto tentador... adoro o sabor a limão, deve ser tão boa a geleia!!!
ResponderEliminarObrigada pela partilha!! Bjinhos :)
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da vida
Sinto-me tentada a experimentar... :) Eu sou uma gulosa por coisas doces, mas ultimamente tudo o que sabe a limão agrada-me. Até nos iogurtes, estou na fase dos de sabor a limão! :D
ResponderEliminarUma excelente sugestão!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá. Fiz a geleia e ficou com um ótimo aspecto. Porém, realmente achei-a ácida. Estou a pensar utilizá-la misturando com outros sabores incluindo até num prato de uma suculenta carne grelhada.
ResponderEliminarGosto muito de fazer geleias,mas de limão nunca experimentei.Gostaria de ter a receita de curd de limão.Agradecida
ResponderEliminarTenho limoeiro e laranjeira.Só uma coisa me preocupa,não conheço no Brasil açúcar com pectina.A foto deu uma vontade louca de comer no pão.Vamos experimentar.Abraços.
ResponderEliminarUse maçã ou o suco deste.
Eliminarcaso não encontrem o açúcar com pectina, use suco da maçã.
ResponderEliminarPode encontrar a pectina em casas especializadas em produtos para confeitaria.
Aconselho a deixarem a casca do limão, fatiada, de molho na água por 6 dias, trocando cando a água 2 a 3 vezes ao dia, na geladeira para reduzir a acidez em cerca de 80/%.
Pode usar essa técnica para fazer doce de laranja pera (comum), fica divino, para doce, não precisa da pectina.
Se não encontrar o açúcar já com a pectina é só colocar separados.....açúcar e mais a pectina......não será por isso que não vai ficar boa
ResponderEliminarGostei da receita.
ResponderEliminarA minha unica duvida é se o açucar açucar tem que ser esse que voce falou ou pode ser o refinado nornal.
Obrigado desde ja