29 abril, 2010
Cestinhos de Ovos Mexidos com Espargos Bravos
Depois de ter mostrado os acompanhamentos que fizeram parte do jantar de sexta-feira, é agora altura de mostrar a entrada.
Apesar de até ter ficado bonitinha, nestes cestinhos amorosos feitos com massa filo, o M. disse que os espargos ficaram rijos, e que parecia que estava a comer pauzinhos. Os restantes não se pronunciaram muito em relação a isto, mais para não serem desagradáveis, do que por acharem que o M. não tinha razão. Para mim estavam bons, pois gosto do contraste crocante dos espargos com os ovos macios. Mas para a próxima em vez de saltear os espargos vou ter mesmo de lhes dar uma fervura. Mesmo assim aqui fica a receita.
Ingredientes para 6 pessoas:
12 quadrados de massa filo com cerca de 15x15cm
1 molho de espargos bravos
8 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite
Preparação:
Comece por preparar os cestinhos de massa filo. Pincele as folhas de massa filo com um pouco de manteiga e forre 6 forminhas de queques com duas folhas sobrepostas e amassando um pouco as extremidades. Leve a massa a forno quente (180ºC) até ficar dourada e estaladiça o que demora cerca de 8 a 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Entretanto corte os espargos em pequenos pedaços e leve-os a saltear numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite. (Ou então coloque-os em água a ferver durante 1 minuto e leve-os só depois a saltear.)
Bata os ovos e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Junte-os depois aos espargos e vá mexendo até os ovos ficarem cremosos e não muito secos.
Coloque depois os ovos mexidos dentro das caixinhas de massa filo e sirva juntamente com uma salada verde como entrada.
Bom Apetite!
Reparei na preparação da receita que não "descascou" os espargos.
ResponderEliminarVivo na terra dos espargos e quando os fazia nunca ficavam bons, quando os comia noutro lado qualquer eram óptimos, até que me disseram o segredo, os espargos tem que ser descascados.
E com as cascas faz-se uma sopa muito saborosa ;)
Continuação de boas receitas
Cátia
sempre com aspecto optimo!!! adorei!! beijos
ResponderEliminarFicaram uma fofura.
ResponderEliminarBjs
Gostei bastante desta sugestão, muito boa e deliciosa. Beijinhos
ResponderEliminarDepois de se tirar a parte mais fibrosa e dura dos espargos selvagens,basta uma escaldadela com água fervente,pois são bastante frágeis.Estes, não são comparáveis aos de cultura uma vez que são mais fininhos e pequenos e muito mais saborosos. Pelo menos esta é a minha experiência e porque assim fui informada pelas amáveis Sras.que os vendem no Mercado de Évora,onde os compro sempre que lá me desloco e que é a minha cidade portuguesa de eleição!Bj Mãe
ResponderEliminaradorei a sugestão..e ficou lindo! n sei muito bem onde arranjar os espargos selvagens...
ResponderEliminarbjs amelie
Excelente ideia. Talvez resulte melhor usando espargos baby, que para além de serem muito saborosos são muito tenrinhos (e visualmente muito fofos).
ResponderEliminarFicaram lindas!
ResponderEliminarAcho que nunca vi massa filo para comprar aqui na minha cidade, sempre vejo receitas utilizando ela, mas nem sei como é.
=)
Beijos
Pois é, nem sempre se consegue "agradar a gregos e troianos", mas olha que de aspecto os teus cestinhos estão maravilhosos! Beijinhos.
ResponderEliminarEu não costumo dar nenhuma entaladela nos meus espargo. Há um link fantástico, link este que me ajudou a saber preparar esta iguaria, que é do Jamie:
ResponderEliminarhttp://www.jamieoliver.com/about/jamie-oliver-videos/how-to-prepare-asparagus
Espero que te seja útil!
Os cestinhos ficaram com óptimo aspecto!
Quanto às fotos... Já estás com a nova definição do editor, do blogger?
Se não, vai a, pera que vou ver...
Definições, básico, e cá em baixo seleccionas o editor actualizado.
Depois quando inserires uma imagem, escolhas extra grande!
BJS
Vai a esquema, novo modelo, e escolhe minima stretch. Cuidado porque isso vai mudar todas as cores. Não os widgets ou publicidade mas as cores, tipo de letra...
ResponderEliminarbj
P.S.- isto é giro!
Ah, estive tanto a procurar receitas com aspargos. Esta me parece tão bem. Acho que vou cozinhá-los ao vapor para que fiquem entre macios e crocantes, mas sem perder o sabor.
ResponderEliminarJÁ ESTÁ!!!
ResponderEliminarbJS
bem bonita ersta apresentaçao e que bom que deve ser
ResponderEliminarbeijinhos
Estou hoje precisamente a almoçar uma salada de arroz com espargos, que irei postar mais tarde, e estou com imensa pena de não encontrara espargos bravos. Eu também gosto mais deles crocantes.:))
ResponderEliminarBeijocas.
Carla
Mas porque é que dizes que os outros não gostaram? Os espargos até podiam estar mais rijos, mas eu adorei a combinação, já para não falar na ideia original e lindíssima de apresentação. Sempre com o teu cuidado e toque especial!:)
ResponderEliminarAM
Espargos bravos são optimos e são um bom depurativo.
ResponderEliminarJá experimentei. Foi a minha contribuição para um jantar de degustação e ainda polvilhei com sementes de sésamo. Sucesso! Obrigada pela partilha.
ResponderEliminar