Mais um aniversário na família, desta vez da minha mãe e mais um bolo que fiquei de fazer. Soube logo a receita que ia preparar pois já a andava a "namorar" há algum tempo. Este bolo de cenoura, que não leva nenhuma gordura como manteiga ou óleo, nem nenhum lacticínio e que é preparado apenas com um pouco de farinha de milho, óptimo para pessoas com intolerências ao glúten, é uma autêntica surpresa. Leve, humido, com uma textura maravilhosa. Todos os que provaram me pediram a receita. Os créditos não são meus: é uma uma excelente receita do livro "Popina - Iguarias Saudáveis" ao qual fiz algumas adaptações exigências da despensa cá de casa...
Um bolo surpreendentemente irresistível que creio ir repetir muitas vezes.
E não se esqueçam que domingo, às 16h no Continente do CoimbraShopping espero por vocês para mais uma sessão de autógrafos.
Ingredientes:
(adaptado de "Popina - Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic, pág. 65)
5 ovos
sumo e raspa de 2 laranjas
250g de açúcar amarelo
250g de cenoura crua ralada
250g de amêndoa com casca ralada
2 colheres de chá de fermento em pó
65g de farinha de milho
Cobertura:
sumo de 1 laranja
200g de açúcar em pó
raspa de laranja para decorar
Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture as gemas, a raspa e sumo de laranja, o açúcar, a cenoura ralada, as amêndoas e o fermento em pó. Misture bem e acrescente a farinha de milho.
Bata depois as claras em castelo e envolva-as suavemente na mistura do bolo.
Coloque a mistura numa forma redonda, sem buraco previamente untada e forrada com papel vegetal e leve a assar cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido (use um palito que deve sair limpo para verificar se o bolo já está cozido). Deixe o bolo arrefecer completamente antes de o desenformar para o prato de servir.
Para a cobertura misture o sumo de laranja com o açúcar em pó para obter uma espécie de royal icing. Verta sobre o bolo e decore com raspas de laranja.
Bom Apetite!
ficou lindo e muito apetitoso! ;)
ResponderEliminarParece que fica delicioso e deve ficar humido.
ResponderEliminarUma pregunta, leva só 65 gr de farinha de milho?
Agradecia a resposta porque gostaria de experimentar.
Grata desde já!
Beijinhos
Flor
A minha filha Joana é apenas uma " "cozinheira" verdadeira! É alguém que ama cozinhar e cozinha com amor. E eis, mais uma vez, me surpreende com um bolo fantástico de sabor e de aparência!
ResponderEliminarE que sorte eu tenho por ter esta jovem como filha, que tem feito em casa uma "revolução" na sua vida, que não ficou desesperançada com a actual conjuntura e luta diariamente em várias frentes para se e nos ajudar a prosseguir e a
colmatar algumas "necessidades" do dia a dia. Obrigada Joana e parabéns para ti ! Tu mereces o que de bom ultimamente te tem acontecido... Bj Mãe
Ficou um bolinho grande e muito bonito, e sem duvida delicioso, pois pelos ingredientes que leva so pode ser mais que bom
ResponderEliminarBeijinhos
Mt bom aspecto!!
ResponderEliminartenho de experimentar!!
bjs
Gostei bastante da receita, principalmente por ser sem glúten.
ResponderEliminarBjs
Muito bem, pela foto está igualzinho ao bolo da popina. O seu ficou mais alto, terá sido da forma!
ResponderEliminarQue aspecto delicioso!!
ResponderEliminarTão lindo o comentário da sua mãe... :) Parabéns por tudo e força, continue a deliciar-nos...sempre!
Beijinhos e bom fim de semana
Ps. E dia 3 desejo tudo de bom por Coimbra :)
Só pela fotografia já fiquei com vontade de experimentar!! Que optimo aspecto!
ResponderEliminarGosto muito das suas receitas. Tão simples e também económicas, com ingredientes que todos usam. A farinha de milho que usa, por acaso pode ser maizena?
ResponderEliminarParabéns pelo seu livro, ainda não tive oportunidade de adquirir, mas assim que fôr possível, concerteza o farei! Parabéns e muito sucesso. Continue com as suas belas dicas!
Obrigada pelas rceitas maravilhosas!!!
ResponderEliminarVou experimentar fazer este bolo...
beijinhos
Adorei o bolo e vou fazê-lo este fds, pena é que tenha ovos, pois gostaria de o passar a uma cliente que é intolerante aos ovos á lactose e ao gluten.
ResponderEliminarSerá que é possível substituir os ovos????
Agradeço a sua ajuda, obrigado.
Parece delicioso!!! Vou experimentar, adoro bolos de cenoura. Obrigada por mais uma bela receita.
ResponderEliminarexcelente receita!!
ResponderEliminarJoana, que delícia o teu bolinho, sou perdida por estes três ingredientes, então assim juntos neste bolo delicioso, para mim fica perfeito :) beijinho e bom fim de semana
ResponderEliminarNunca pensei q fosse possível um bolo sem lacticínios! Parabéns pela novidade, vai dar jeito a muita gente :)
ResponderEliminarOlá, Joana!Óptimo bolo, conheço uma celíaca que vai ficar contente com esta receita!
ResponderEliminarBeijinhos
tem um aspecto delicioso, deve ter ficado maaravilhs
ResponderEliminarbjs
http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/
SEndo mãe de uma celíaca, só posso agradecer e...saborear com ela. Obrigada!
ResponderEliminarQue delícia de bolo. Fico-te muito grata pela receita, a minha filha tem intolerância a lactosa e este bolo é perfeito para ela.
ResponderEliminarBeijinhos.
Que receita deliciosa uhmmmm...
ResponderEliminarFiz este bolo no passado fds e ficou muito bom, húmido como convém a um bolo de cenoura. Fiz algumas alterações na receita, em virtude do que havia na dispensa, e creio que não terão prejudicado o sabor final - farinha de trigo, açucar mascavado claro e amêndoa ralada sem casca.
ResponderEliminarFez tanto sucesso que até já passei a receita a 2 pessoas.
Adoro o vosso blog. Conheci o seu libro no Cortes Ingles no Porto quando fui de ferias. Todas as minhas colegas aqui em frança dizeme ouah que saboroso. :) e esta receita faze-me ainda mais prazer porque nao posso comer gluten nem lacticinios. obrigado a pocas pessoas que fazem isso.
ResponderEliminarAdorei esta receita e como tenho 2 meninos celíacos na família resolvi experimentar, mas ficou um bolo pequeno.. Pode dizer-me qual o diametro da forma que usou, pf? mt obrigada :)
ResponderEliminar