Mais uma utilização para as couves que cá vêm parar a casa, sem ser em sopa ou salteadas com azeite e alho. Desta vez a inspiração veio da Ina Garten (Barefoot Contessa) que preparava um prato tradicional judaico para o marido, em que a carne de vaca era misturada com arroz cru, e enrolada em couve tipo lombarda. Ficou a ideia central de carne enrolada em couve a lembrar as salsichas com lombardo e a sugestão para ir consumindo as couves de outras maneiras.
Entretanto ao cozinhar esta receita, com o molho de tomate bem vermelho e as couves de um verde maravilhoso, achei que era uma receita digna de Natal. E por falar em Natal, acho que a falta de tempo está a fazer com que uma parte dos meus projectos iniciados tenham de ficar pelo caminho. Não sei qual a novidade, pois é assim quase todos os anos...
Ingredientes para 2 pessoas:
6 folhas de couve portuguesa (da mesma usada para fazer o caldo verde)
250g de carne picada (usei porco)
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de pão ralado
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de cominhos
200ml de molho de tomate (receita aqui)
Preparação:
Lave bem as folhas de couve e retire-lhes os pés e talos mais grossos mas mantendo as folhas inteiras. Escalde-as em água a ferver durante uns minutos, para ficarem maleáveis e escorra bem.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e misture-os à carne de porco. Tempere com sal, pimenta e cominhos e o pão ralado. Amasse bem até formar uma massa e divida em 6 partes iguais.
Coloque cada pedaço de carne na ponta folha de couve e enrole bem, virando as extremidades para dentro. Repita até ficar com 6 rolinhos de couve recheados.
Entretanto coloque o molho de tomate num tacho (se usar molho que tenha feito anteriormente, senão faça-o primeiro) e coloque os rolinhos de couve e carne sobre o molho. Junte um pouco de água (150ml) para formar um molho e não agarrar e rectifique de sal. Tape o tacho e deixe ferver cerca de 45 minutos a 1 hora em lume muito brando até a carne estar cozinhada e as folhas de couve bem macias.
Sirva com arroz branco e legumes cozidos.
Bom Apetite!
É um prato que apreciamos muito aqui em casa, couve refogada, preparada de forma diferente mas igualmente saborosa e saudável.
ResponderEliminarBeijo
Vânia
Adoro couve recheada, fazem-me lembrar um pouco as dolmadakia gregas, das quais tenho tantas saudades.
ResponderEliminarPor acaso andava à procura de uma receita deste género ficou muito bem a tua...bjs
ResponderEliminargosto muito
ResponderEliminarUm prato saboroso e reconfortante para nos aconchegar nestes dias tão cizentos.
ResponderEliminarSó mais uma coisa, "roubei" a sua receita de couves salteadas e vou usá-la na confecção do meu prato de consoada.
Pode espreitar aqui http://coisasminhasedacozinha.blogspot.com
Obrigada e beijinhos!
Ficou com um aspecto mesmo apetitso, uma deliciosa ideia para as couves!
ResponderEliminarbjs
é um prato típico polaco que chama-se "golabki" ou seja "pombinhos". Gosto muito.
ResponderEliminarbjs
Oi galera, tudo bem?
ResponderEliminarVocês ficaram sabendo que a Dako tá fazendo um Concurso Cultural que vai premiar uma pessoa com um fogão, micro-ondas, depurador e refrigerador?
É só entrar no site www.suahistorianacozinha.com.br, responder “Se sua cozinha falasse, o que ela diria...” e torcer para que escolham sua história!
Minha cozinha tem várias histórias pra contar, e a sua?
Achei legal divulgar, participem! Beijos e abraços
Gosto bastante das couves recheadas.
ResponderEliminarFicou mesmo a meu gosto e muito apetitoso.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Pois, as couves por aqui também abundam. Uma excelente sugestão. bjs
ResponderEliminarAna
Gostei muito da receita!
ResponderEliminarvou fazer hoje para o almoço! grata pela receita. adoro couve!
ResponderEliminar