21 agosto, 2012
Compota de Pêssego com Laranja
A cerca de 4 meses do Natal, há já muitas compotas prontas para os meus cabazes aproveitando a fruta caseira e madura que os avós vão trazendo.
Ainda antes dos dias de praia, houve tempo e ingredientes para preparar mais uma compota. Mais uma vez dos pêssegos que chegaram muito tocados e maduros, impossíveis de serem comidos por duas pessoas em poucos dias. Desta vez, e depois da compota habitual de pêssego e baunilha, foi altura de preparar uma compota de pêssego com laranja. A combinação ficou muito saborosa e aqui fica mais uma sugestão de compota para consumir em torradas, com iogurte natural, como recheio de tortas e bolos, e ainda para distribuir pelos amigos e familares no natal ou em qualquer outra altura do ano!
Ingredientes para cerca de 4 frascos de 250ml:
1,2kg de pêssegos (pesados depois de descascados e descaroçados)
900g de açúcar
raspa da casca de duas laranjas
sumo de 1 laranja
Preparação:
Num tacho grande coloque o pêssego partido em pedaços e o açúcar, misturando bem de modo a dissolver o açúcar. Acrescente a raspa da casca das duas laranjas e o sumo de uma laranja e leve a lume brando deixando o doce ferver até atingir o ponto de estrada (quando ao colocar um pouco de doce num pires, e o atravesar com uma colher ou com o dedo, este abrir uma estrada e mostrar-se espesso).
Triture depois o doce com a varinha mágica - se gostar - e coloque-os depois em frascos previamente esterilizados. Feche bem os frascos com o doce ainda quente e vire-os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos. Estão então prontos a rotular e guardar para ir consumindo ao longo do ano, ou para ir compondo os cabazes de natal. (A compota devidamente acondicionada em frascos esterilizados conserva-se mais do que um ano).
Bom Apetite!
Olá Joana,
ResponderEliminarSou uma consumidora diária dos seus blogues... Adoro as suas dicas...
Este fim de semana decidi também fazer a compota de pessego com baunilha. Mas quando estava a enfrascar assolou-me uma dúvida. Eu coloquei o doce nos frascos quando ele estava ainda quente e virei para baixo... no entanto fiquei com a duvida se deveria ter colocado o doce logo acabado de fazer... ou esperar que arrefeça um pouco e só depois colocar nos frascos (que foi o que fiz). Pode ajudar-me?
Obrigada,
Raquel
Raquel,
Eliminarobrigada pelas suas palavras.
Quanto à sua dúvida, eu coloco sempre o doce ainda quente nos frascos esterilizados. E, segundo o que me ensinaram, devemos sempre colocar o doce quente nos frascos que também devem estar ainda quentes da esterilização, para assim se prevenir o desenvolvimento das bactérias. Se só deixou arrefecer um pouco não creio que faça grande diferença.
Espero ter ajudado,
Joana
Uma combinação de sabores excelente, ficou de certeza muito bom
ResponderEliminar:)
Bom dia,
ResponderEliminarBem compota de pêssego é sempre saborosa, mas com a combinação da laranja deve ficar divina, gostei muito.
Beijo,
Vânia
Este calor não permite que se conserve a fruta por muito tempo na fruteira. Acho que resolveste bem o problema! Esta combinação de sabores é muito subtil e parece-me muito boa.
ResponderEliminarBjs
Realmente parece uma combinação mt saborosa. Vou apontar p fazer qd tiver fruta em excesso. Bjinhos.
ResponderEliminarAdorei a combinação!!
ResponderEliminarBeijos
http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com
Una combinación estupenda para amenizar un bizcocho o cualquier desayuno sobre una tostada. Un besico.
ResponderEliminarFantástica esta compota!
ResponderEliminarQue delícia que deve ter ficado esta compota. Uma união bem bacana a de pessego e laranja. E quanto sorte teres esta abundância de produtos frescos.Fazes bem uso disso.
ResponderEliminarFiz com ameixa ola sou a Natalia ninharelhos
EliminarAdoro sou fã faço compota de todas as frutas do quintal não deixo estragar nada
ResponderEliminar