Há coisas que não faço muitas vezes. Uma delas é carne assada – pá, perna ou lombo de porco assado. Mas, no aniversário do Miguel havia comida alternativa ao borrego: uma pá de porco assada. Claro que sobrou imenso nesse dia e, como boa “gestora” doméstica congelei a carne que restou. Entretanto este fim de semana que passou foi parco em tempo para cozinhar, e a carne assada congelada foi uma alternativa prática. Mas, mesmo depois de termos almoçados os dois, sobrou imenso. A solução foi simples. Depois de picar toda a carne que sobrou, uma parte serviu para este folhado de carne e cogumelos, enquanto a restante ainda deu para mais de uma dúzia de croquetes que congelei.
Certamente que não sou a única a tratar assim todas as sobras e a transformá-las em diversas e variadas refeições para todas as ocasiões, mas mesmo assim ainda acho que há muitas pessoas a serem “ensinadas” a rentabilizar os seus recursos!
Ingredientes para 2 pessoas:
150g de sobras de carne assada picada
100g de cogumelos frescos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 placa retangular de massa folhada
1 gema de ovo para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar (opcional)
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite. Entretanto lave e corte os cogumelos em laminas e junte-os ao refogado. Deixe cozinhar e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Junte depois a carne e deixe envolver bem. Retifique os temperos e deixe o recheio arrefecer completamente.
Entretanto corte a massa folhada ao meio, no sentido do comprimento de modo a obter dois retângulos. Coloque metade da massa num tabuleiro que vá ao forno e recheie com a mistura de carne e cogumelos completamente arrefecida. Cubra com a restante massa folhada e cole bem as pontas da massa. Faça uns cortes na superfície para libertar o vapor durante o processo de cozedura e pincele com a gema de ovo. Polvilhe o folhado com as sementes de sésamo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa estar folhada e dourada.
Sirva em fatias e acompanhe com uma salada verde.
Bom Apetite!
Ficou com optimo aspecto!
ResponderEliminarhttp://flordobrownie.blogspot.pt/
Hummm...que bom aspecto!
ResponderEliminarBjs
Cá em casa, conjuga-se a minha "mania" de aproveitar tudo com o facto dos meus homens não gostarem de comer comida requentada e resulta que tenho de andar sempre à procura de formas de transformar a comida que sobra! Esta sugestão é ótima!
ResponderEliminarbjos
Que riquísimo, estos platos son unos de mis favoritos.
ResponderEliminarBesicos
que delicioso aproveitamento!
ResponderEliminarbeijinhos e um bom dia :)
Olá. Parabéns pelo blog é fantástico. Uma dúvida: pode-se congelar novamente croquetes em que se utilizou carne já descongelada? Um beijinho
ResponderEliminarOlá Cláudia,
EliminarComo a carne voltou a ser cozinhada para preparar os croquetes, não há problema de voltar a congelar. Não se deve é voltar a congelar carne ou peixe crus que já tenham sido congelados anteriormente ou alimentos que não tenham fervido depois da 1º descongelação.
Espero ter ajudado.
Claro, assim não há problema. Pensei a preparação dos croquetes não envolvesse uma nova fervura da carne. Tenho sempre dúvidas nestes processos de congelação!:) Muito obrigada pela ajuda.
EliminarAdoro receitas de aproveitamentos :)
ResponderEliminarDeve ter ficado delicioso!
Adoro! E sempre que mete massa folhada... ainda melhor !
ResponderEliminarObrigada,joana. Bjnho
Adoro estas receitas simples.Estou sempre a congelar sobras de carne e dá sempre jeito ter novas receitas de aproveitamento de sobras :) Vou experimentar brevemente.
ResponderEliminarPois que cada vez mais temos que aproveitar tudinho... :)
ResponderEliminarbelissima sugestão... :)
beijinhos
Que aspecto delicioso.
ResponderEliminarQue bom aspecto! :D
ResponderEliminarque bom aspecto! Também congelo, se sobrar... dá para aproveitar e fazer outras coisas deliciosas :)
ResponderEliminarQue aspecto delicioso! Acho que vou experimentar! Bom Fim de Semana :D
ResponderEliminarPipoka