Cá em casa continua-se a inovar com as panquecas. Desta vez com batata doce. Porque não? Tinha sobrado batata doce assada de uma refeição anterior e era mais uma excelente oportunidade de por em prática a ideia de cozinhar sem açúcar - seja açúcar refinado, mel, maple syrup ou qualquer outro substituto).
As batatas doce que usei eram da variedade laranja, na minha opinião mais doces do que as amarelas e resultaram numas panquecas doces o suficiente para enganar os mais cépticos com estas combinações e utilizações de ingredientes que não necessitam de açúcar adicionado.
Se gostarem de sabores mais arrojados, misturar canela, noz moscada, gengibre, cravinho e pimenta da jamaica (allspice) na massa de batata doce, dá às panquecas um sabor a tarte de abóbora e a dia de acção de graças.
E entre umas panquecas alaranjadas e diferentes eu e o Zé Maria fizemos um maravilhoso pequeno almoço. Com café para mim e leite para ele!
Porque não experimentar este fim de semana?
Ingredientes para 4 panquecas:
80g de batata doce laranja previamente assada
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
azeite ou manteiga q.b.
fruta para servir
canela e amêndoa laminada q.b. (opcional)
Preparação:
Coloque a batata doce partida em pedaços, o ovo inteiro e a farinha de amêndoa no copo alto da varinha mágica e bata com a varinha até estar tudo muito bem misturado.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte o fio de azeite e coloque colheradas de massa de modo a formar as panquecas. Deixe cozinhar bem de um lado antes de as virar cuidadosamente paz que cozinhem do outro lado. (Atenção que a massa é um pouco mais “mole” e têm mais tendência a partirem-se.) Deixe cozinhar do outro lado e repita até esgotar a massa.
Sirva as panquecas polvilhadas com canela e amêndoa laminada e com as frutas da sua preferência.
Bom Apetite!