31 julho, 2017

Legumes Salteados com Caril com Lombinho de Porco Assado


A cabeça vai pensando nas férias, sabendo que estão quase a chegar. Por aqui o dia começa com chuva e o tempo nem parece de verão. Os pêssegos estão numa cesta, na bancada da cozinha, à espera de serem transformados em compota.
E é o último dia da escola do meu rapazinho mais crescido, e a partir de amanhã, e antes de irmos de férias, temos muitas brincadeiras e coisas para fazermos.
Mas continua a ser necessário cozinhar, e as coisas simples têm mesmo feito parte das nossas preferência pelos mais variados motivos.
O lombinho temperado e guardado no frigorífico, pronto a colocar no forno. E os legumes temperados, para saltear, ganham vida apenas com um toque de caril.
Simples e bom.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):

1 courgete não muito grande
1 pimento vermelho
1 cebola 
2 dentes de alho
20 tomates cereja
1 colher de chá de pó de caril
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

1 lombinho de porco pequeno
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
2 dentes de alho
50ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Comece por preparar o lombinho de porco. Coloque-o num pirex ou assadeira e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a massa de pimentão, o louro partido e regue com o vinho branco. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora. Para não secar cubra com papel de alumínio durante a assadura.
Para os legumes, corte a courgete em cubos, a cebola em meias luas não muito grossas, o pimento também em cubos e o tomate cereja ao meio. Pique os dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente os legumes, o alho picado e o pó de caril. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe saltear, mexendo de vez em quando até que os legumes fiquem macios e cozinhados.
Sirva o lombinho em fatias com os legumes salteados e, se gostar acompanhe ainda com uma salada.


Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Gostei do aspecto. Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:39

    E para quê complicar as coisas?
    Não vejo nada de mal com as coisas simples. Há que adaptar as coisas às circunstâncias, ocasiões ou tempo disponível.
    Aqui está uma ideia, aparentemente trivial, mas cheia de cor e sabor, que se prepara quase ao mesmo tempo. Vinha mesmo a calhar para animar um dia frio de Verão!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. O acompanhamento é tal e qual o que costumo fazer... Mas com a enorme tristeza de não poder pôr cebola, não agrada aos dois :) quem me dera!

    Adorei a receita, simples e deliciosa. Feliz agosto!

    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar