Os lanches dos miúdos levam muitas vezes as famosas bolinhas de energia, feitas com frutos secos e passas e/ou tâmaras.
Desta vez, resolvi fazer em vez das bolinhas, uma espécie de barrigas cruas, que também ficaram deliciosas e que, apesar de terem o mesmo principio das bolinhas, têm mais umas variantes.
Aqui, em vez de fazer as bolinhas, deixei a mistura num tabuleiro no frigorífico e depois cortei em barrinhas e envolvi em papel vegetal. Guardei as barrigas numa caixa hermética no frigorífico e depois foi apenas retirar consoante as necessidades!
Ingredientes para 14 barritas:
150g de passas ou sultanas
150g de tâmaras descaroçadas (usei tâmaras sem adição de xarope de glicose)
200g de amêndoas
75g de sementes de girassol
50g de coco ralado
2 colheres de sobremesa de cacau cru em pó
Preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo do robot de cozinha ou liquidificadora
Triture tudo muito bem até quase formar uma bola de massa com a consistência de massa de bolachas. Atenção que não deve triturar demais pois os frutos secos começam a transformar-se em “manteiga”.
Transfira a mistura para um tabuleiro retangular forrado com papel vegetal. Tape bem a mistura e leve ao frigorífico cerca de duas horas.
Ao fim desse tempo retire e corte em barritas com cerca de 10 cm de comprimento com a ajuda de uma faca afiada. Embrulhe cada uma delas individualmente em papel vegetal e guarde no frigorífico numa caixa hermética e retire à medida que vai necessitando.
Optimas para snacks nas lancheiras dos miúdos e graúdos.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário