Não há nada que se compare a um rissol caseiro. Lembra-me muitas coisas. A minha avó e a minha mãe a fazerem rissois para congelar. Lembra-me o aproveitamento de restinhos de peixe que deram transformados. Lembra-me um tempo em que cozinhar não era sempre a despachar e as pessoas tinham outra disponibilidade para fazer estas coisas. Lembra-me um tempo em que ninguém perguntava se os rissois se podiam fazer no forno, o que até podem fazer, mas ficam horríveis, secos e rebentados, e não há nada que se compare a um rissol caseiro e frito!
Os rissois lembram-me festas de família. E não há vez nenhuma que faça rissois, que quem os come não me fale dos rissois da avó, ou da tia.
Porque entretanto perdemos muitas coisas… perdemos a disponibilidade e também a vontade de fazes estas receitas. E com isso perdemos algumas memórias…
Ingredientes para o recheio de cerca de 30 rissois:
400g de filetes ou lombos de pescada (ou o equivalente em postas)
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
2 folhas de louro
100ml de polpa de tomate
200ml de caldo de peixe (onde cozinhou os filetes)
2 colheres de sopa bem cheias de farinha
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Salsa picada q.b.
Preparação:
Leve um tachinho ao lume com água temperada de sal, os dentes de alho e uma folha de louro. Quando levantar fervura, junte os filetes, lombos ou postas de pescada e deixe cozinhar alguns minutos. Retire o peixe, coando e reservando o líquido da cozedura.
Leve depois um tacho ao lume com a cebola picada, uma folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte depois a polpa de tomate e a pescada (se usar à posta, limpa de peles e espinhas) e envolva be, no refogado de modo a que o peixe de desfaça. Acrescente depois a farinha, envolvendo bem. Junte depois o caldo de peixe reservado, aos poucos, e mexendo sempre de modo a que fique um creme grosso tipo um bechamel. Tempere a gosto de sal, pimenta e nos moscada e acrescente a salsa picada envolvendo bem.
Deixe arrefecer completamente antes de usar o recheio nos rissois.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário