Sabem quando vão a um restaurante e a sopa é sempre “Sopa de Legumes”? Não deixa de ser verdade, mas… que legumes? Cá em casa as sopas são feitas com 3 a 5 legumes e são sopa de cougete e alho francês, sopa de espinafres e abóbora, sopa de cenoura e batata doce…
Vou variando os legumes entre o que tenho em casa e há na época, mas mantenho sempre este rácio de legumes e tento variar nas diferentes sopas que faço durante a semana.
Quando recebo mensagens de pessoas que me dizem que as suas sopas nunca ficam boas e pergunto que legumes colocam e me dizem praticamente toda a lista de supermercado, acabo a concluir que o erro está aí! A sopa sabe “a tudo”, mas não sabe a nada em particular. E para quem me pede sugestões de sopas, aqui fica mais uma. Deliciosa e que pode ser só servida como um creme, ou com o “entulho” da vossa preferência: feijão verde, espinafres, couve… o que mais gostarem!
Ingredientes para cerca de 2 l de sopa:
1 courgete
200g de abóbora manteiga
2 cenouras
300g de couve flor
Sal q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Lave bem os legumes. Descasque e corte a cenoura em rodelas e a abóbora em cubos. Corte a courgete com casca em rodelas e descasque a cebola e corte-a em pedaços também.
Coloque todos os legumes na panela e junte um fio de azeite, cerca de 1 colher de sopa. Envolva bem, tape a panela e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 15 minutos (na bimby ligue para 100ºC durante 15m, velocidade 1,5)
Ao fim desse tempo junte água APENAS ATÉ COBRIR OS LEGUMES, e tempere de sal. Deixe cozinhar mais 15 minutos ou até os legumes estarem cozidos (na Bimby, igual, mais 15m a 100ºC durante 15 minutos)
Triture depois a sopa até ficar bem cremosa. Se necessário junte mais água a ferver até a sopa ter a consistência desejada.
Sirva quente.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário