Mais um doce à sexta feira e mais uma receita que nunca desilude. Melhor que tarte de amêndoa, só mesmo se juntarmos umas sementes. Pessoalmente acho que ainda fica melhor!
A receita é um clássico, mas a adição das sementes torna-a ainda mais irresistível. No jantar de amigos aqui em casa se precedeu a Páscoa, foi um sucesso e a favorita de todos!
Ingredientes:
Massa
50g de manteiga amolecida
130g de farinha
50g de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal q.b.
Cobertura
200g de amêndoa inteira com pele
100g de sementes de girassol
100g de açúcar
100g de manteiga
50ml de leite
Preparação:
Numa taça coloque a manteiga, a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e o sal e amasse bem até obter uma massa homogénea e lisa. Forre com ela o fundo de uma tarteira de fundo amovível com cerca de 24cm de diametro, pique com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto coloque num tachinho a amêndoa, as sementes de girassol, a manteiga, o açúcar e o leite, e leve a lume brando, cerca de 10 minutos, mexendo sempre até estar tudo bem derretido e homogéneo.
Verta depois esta mistura sobre a massa previamente cozinhada e leve novamente ao forno, mais 25 minutos, até a parte de cima estar dourada e caramelizada.
Desenforme e sirva fria.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário