Foi mais um fim de semana intenso de workshops entre Porto e Lisboa! Desta vez de receitas para Fazer e Congelar. E é claro que os workshops são sempre muito mais do qe as receitas e vão muito além disso. Muitas vezes as receita são apenas os veículos para passar a mensagem. E neste caso a ideia era que receitas e preparações congelam bem, e o que não devem congelar. Como congelar, como descongelar e/ou aquecer. Dicas de refeições completas a congelar mas também de bases que nos facilitam a vida.
Não falei deste clássico que há sempre em minha casa: hambúrgueres caseiros para congelar. Mas fica aqui, porque acho muito importante.
De uma maneira geral gosto de fazer e congelar os meus hambúrgueres. Primeiro porque escolho a carne que quero e sei exatamente o que levam. E depois porque são muito práticos e estão sempre ali à mão e prontos a cozinhar em poucos minutos.
Infelizmente a maioria dos hambúrgueres que se encontram à venda - frescos o congelados - estão cheios de coisas. Os nossos amigos “Es” mas também féculas, amidos e afins. Muitas vezes têm na sua composição menos de 90% de carne.
Por aqui escolho uma peça de carne, normalmente carne de estar com um bocadinho pouco de gordura para os hambúrgueres ficarem mais saborosos, tenros, menos secos e não se desfazerem ao cozinhar, e pede-se para picar. Assim que chego a casa com essa carne é logo para fazer os hambúrgueres e congelar para mais tarde utilizar.
Ingredientes para cerca de 8 hambúrgueres:
1kg de carne picada (normalmente carne de vaca de estufar)
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Coloque a carne picada numa taça e tempere de sal e pimenta. Amasse bem muito bem para a carne depois se moldar mais facilmente e não se desfazer ao cozinhar.
Faça bolos com cerca de 125g e molde-as em hambúrgueres.
Coloque num recipiente próprio de congelação, se necessário separadas por papel vegetal para não colocarem, e congele.
Use conforme as necessidades cozinhando os hambúrgueres sem os descongelar previamente.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário