31 janeiro, 2013

Bolachinhas Folhadas de Canela


Quem disse que fazer bolachas é difícil? Ou demorado, trabalhoso e suja muita louça?
Pois se fizermos umas bolachinhas aldrabadas como estas, não há nada mais simples.
Perfeitas para preparar numa pressa – aproveitando o forno quente – e servir com um café no final da refeição.Ou então para comer juntamente com uma chávena de chá quente. Ou para oferecer. Ou para levar para o escritório e partilhar com os colegas na pausa para o café. Ou….

Ingredientes para cerca de 25 bolachinhas:

1 placa de massa folhada (de preferência retangular, mas as redondas também servem!)
4 colheres de sopa de canela em pó
8 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Numa taça misture o açúcar com a canela.
Estenda a massa folhada e cubra-a com a mistura de canela e açúcar. Enrole depois a massa cuidadosamente como se fosse uma torta, apertando cuidadosamente.
Com uma faca afiada corte fatias de massa com cerca de 0,5cm de espessura e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve as bolachinhas ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe-as cozinhar até que fiquem douradas e crescidas.
Deixe arrefecer e guarde numa caixa hermética.

Bom Apetite!

30 janeiro, 2013

Piza Margarita

Cá em casa o domingo à noite continua a ser o dia favorito para “dia de piza”. Principalmente se forem deliciosas pizas caseiras. Este domingo voltou então a haver piza. Uma piza muito simples, dando oportunidade aos clássicos para brilharem.
Desta vez uma piza margarita – com tomates cereja dos avós e manjericão do vaso da varanda que agora ficou completamente depenicado…

Ingredientes para 1 piza grande:

1/2 receita de massa de piza caseira (receita aqui)
150ml de molho de tomate caseiro (receita aqui)
200g de queijo mozarella
15 tomates cereja
10 folhas de manjericão fresco

Preparação:

Depois da massa pronta e levedada, estenda-a e coloque-a numa forma ou prato que possa ir ao forno. Por cima da massa espalhe o molho de tomate uniformemente e acrescente depois o queijo mozarela.
Lave o corte ao meio os tomates cereja e disponha-os sobre o queijo.
Leve a piza ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 25 minutos ou até a piza estar cozinhada e o queijo derretido.
Retire do forno e espalhe as folhas de manjericão sobre a piza. Sirva de imediato cortada em fatias.

Bom Apetite!

29 janeiro, 2013

Espetadas de Fruta com Iogurte Grego e Coco Torrado


Quando se recebem amigos e familiares em casa e já não há paciência para pratos de fruta e saladas de fruta e se continua a querer fruta apresentada de uma forma diferente, estas espetadinhas são uma forma deliciosa e exótica de acabar uma refeição.
Cá em casa são sempre bem recebidas e, se em vez do iogurte forem servidas com um pouco de gelado ou sorvete tornam-se uma sobremesa de fruta ainda mais especial.

Ingredientes para 4 pessoas:
(in "Cozinhar, Celebrar e Partilhar" - Joana Roque)

½ ananás fresco
8 morangos
2 kiwis
1 banana
200g de iogurte grego açucarado
Açúcar q.b.
2 colheres de sopa de coco ralado

Preparação:

Corte o ananás em cubos não muito pequenos, assim como o kiwi, a banana em rodelas e retire os pés aos morangos. Divida a fruta uniformemente pelos 4 pauzinhos de espetadas e reserve.
Entretanto toste o coco ralado num frigideira anti aderente (não é preciso juntar gordura!) até ficar dourado.
Polvilhe as espetadas com um pouco de açúcar e queime ligeiramente com um maçarico de cozinha. Polvilhe com o coco tostado e sirva com umas colheradas de iogurte grego.

Bom Apetite!

28 janeiro, 2013

Bacalhau com Grão e Tomate

Bacalhau com grão é uma daquelas combinações bem portuguesas e bem tradicionais. Mas às vezes é também sabe bem mudar um bocadinho o clássico e a tradição. Com os mesmos ingredientes um prato um bocadinho diferente, saboroso e com algum “requinte”, que não nos deixa ficar mal em nenhum jantar ou almoço.
E assim foi o nosso fim de semana, entre receitas clássicas, comida tradicional, amigos e ainda algumas comemorações. Janeiro está quase a acabar, mas as festas ainda não.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau (usei bacalhau fresco)
250g de grão de bico cozido
1 tomate maduro
3 colheres de sopa de coentros picados
Azeite q.b.
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de natas
1 dente de alho
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e o dente de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Acrescente depois o grão de bico cozido e escorrido e envolva bem.
Corte o tomate em pedaços e envolva-o no refogado de grão, assim como as natas. Retifique de sal e pimenta e deixe cozinhar durante alguns minutos em lume brando. Envolva depois duas colheres de sopa de coentros picados e reserve.
Entretanto leve uma frigideira anti-aderente ao lume com uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Tempere o bacalhau com um pouco de pimenta e sal, se necessário, e leve-o a corar de ambos os lados no azeite quente.
Sirva as postas de bacalhau sobre o estufado de grão de bico e polvilhe com os restantes coentros.

Bom Apetite!

25 janeiro, 2013

Sopa de Lentilhas e Frango com Especiarias

Os dias frios e chuvosos pedem comida de conforto. Algo que reconforte e alimente.
É o caso desta sopa que tem tudo aquilo que eu gosto. Lentilhas, frango e especiarias numa combinação perfeita para o inverno.
Uma taça cheia comida no sofá, com a lareira acesa e a manta sobre as pernas. Na televisão, mais um episódio da serie do momento. Para mim tudo isto é conforto. E uma sugestão para o fim de semana.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de revista Bimby, janeiro 2013, pág. 30)

100g de lentilhas
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de sobremesa de açafrão das indias (curcuma)
1 colher de sobremesa de caril
1 colher de sopa de azeite
1 peito de frango
1 tomate maduro
1 litro de caldo de frango caseiro
sal q.b.
½ iogurte natural

Preparação:

Pique a cebola e o dente de alho e leve-os a refogar no azeite. Acrescente as especiarias e deixe refogar mais uns minutos. Corte o tomate em cubos e junte-o também ao refogado. Acrescente o caldo de frango, as lentilhas e o peito de frango previamente cortado em cubinhos. Retifique de sal e deixe cozinhar em lume brando até que as lentilhas e o frango estejam cozinhadas. Se necessário acrescente um pouco mais de caldo de frango.
Antes de servir acrescente o iogurte natural e mexa bem.
Sirva bem quente.

Bom Apetite!

24 janeiro, 2013

Cubinhos de Peixe com Lacinhos e Molho de Tomate e Queijo-creme

O normal em todas as casas: o dia em que abrimos o frigorífico e decidimos o que fazer para o almoço ou jantar com base naquilo que temos aberto e/ou a necessitar de ser consumido.
Ou então o dia das sobras – como havia e ainda há em casa dos meus pais – em que cada um escolhe o que quer comer com base nas refeições que sobraram durante a semana. Lembro-me de, quando sobrava algum dos meus pratos favoritos, de imediatamente o reclamar para o dia das sobras, algumas vezes depois de alguma “guerra” com a minha irmã que também o queria…
Mas em todas as casas há o momento de olhar para todas os restos e de puxar pela imaginação. Ontem, cá em casa foi um desses dias. Do frigorífico um resto de queijo-creme e meia lata de tomate pelado aberta. Da despensa um restinho de um pacote de massa de lacinhos. E no congelados havia dois pedaços de tintureira, sobras de uma embalagem já aberta. E em pouco tempo e com poucos ingredientes algo de saboroso para comer.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de peixe branco (usei tintureira mas podem usar outro da vossa preferência sem peles ou espinhas)
145g de massa lacinhos (ou outra massa curta)
½ lata de tomate pelado
75g de queijo creme para barrar
Sal e pimenta q.b.
Tabasco a gosto
1 colher de chá de orégãos
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Coza a massa em água a ferver previamente temperada com um pouco de sal até ficar al dente.
Entretanto corte o peixe em cubinhos e tempere-o com um pouco de sal, pimenta e o dente de alho previamente esmagado.
Leve uma frigideira ao lume com 1 colher de sopa de azeite e salteie os cubinhos de peixe durante dois ou três minutos até estarem cozinhados. Retire e reserve. Na mesma frigideira coloque o restante azeite e acrescente o tomate previamente picado bem como o líquido que se encontra na lata. Tempere com um pouco de sal, pimenta, orégãos e tabasco a gosto. Deixe levantar fervura e diminua o lume até que o molho reduza ligeiramente. Acrescente depois o queijo creme e deixe derreter até formar um molho grosso. Acrescente o peixe e a massa previamente cozida e escorrido envolvendo bem e deixando cozinhar tudo em lume brando durante um minuto.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

23 janeiro, 2013

Panquecas de Iogurte

Se há chuva e mau tempo lá fora, o melhor é mesmo ir para a cozinha. Desta vez panquecas ainda fumegantes para um lanche ou pequeno-almoço. E para acompanhar uma grande chávena de chá. Coisas simples e pequenos prazeres que fazem o dia correr bem.

Ingredientes para 8 panquecas pequenas;

1 iogurte natural
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
50 ml de leite (ou um pouco mais)
1 colher de sopa de óleo vegetal

Preparação:

Misture bem o iogurte com o açúcar e junte-lhe o ovo misturando bem. Junte depois a farinha e o fermento e incorpore o leite pouco a pouco até obter uma mistura grossa e homogénea sem grumos. Junte o óleo e misture bem.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e unte-a com um pouco de gordura. Coloque colheradas de massa para formar as panquecas do tamanho que desejar (as minhas tinham cerca de 8cm de diâmetro). Quando começarem a formar bolhinhas à superfície estão prontas a virar. Deixe ficar bem douradas dos dois lados e retire-as depois para o prato de servir.
Sirva com compotas a gosto ou mel.

Bom Apetite!

22 janeiro, 2013

Peixe Vermelho Assado com Pimento, Gengibre e Alho Francês


As incertezas. O não saber o que está para vir. O “porquê eu?”.O acreditar com todas as forças mas ao mesmo tempo sentir que estamos completamente desamparados. E colocar nas mãos de Deus. E continuar a acreditar. E arranjar forças não se sabe bem onde, nem como. Prepararmo-nos para o pior mas esperando o melhor. E quando uma amiga está nesta situação sofremos com e por ela. E eu estou com ela. Com o pensamento nela. A pedir por ela (eles). E tudo o resto, neste momento não importa. Estamos aqui para o que “der e vier”.
Mas que o final seja feliz como desejamos!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peixes vermelhos pequenos sem cabeça e limpos de escamas
½ pimento vermelho ou verde
1 alho francês pequeno
2 tomates pequenos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 malagueta seca
1 pedaço de gengibre fresco com cerca de 2cm
1 cebola
4 batatas médias
100ml de vinho branco
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada

Preparação:

Corte a cebola em meias luas e o alho francês em rodelas finas. Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Lave depois o alho francês de modo a retirar toda a terra.
No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno coloque a cebola e o alho francês cortado e por cima desta “cama” coloque o peixe e as rodelas de batata. Tempere tudo com um pouco de sal e pimenta e junte a malagueta e o louro.
Entretanto corte o tomate em cubinhos assim como o pimento e coloque por cima do peixe e das batatas. Acrescente a polpa de tomate e o gengibre fresco previamente ralado. Regue com o azeite e com o vinho branco e tape com papel de alumínio.
Leve o tabuleiro com o peixe ao forno já aquecido a cerca de 180ºC e deixe cozinhar cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe tostar um pouco antes de servir.
Polvilhe com salsa picada e acompanhe com salada ou legumes cozidos e um pouco de arroz branco.

Bom Apetite!

21 janeiro, 2013

Arroz de Polvo

Apesar de serem as crianças que têm a fama de serem esquisitas, há adultos que não lhes ficam atrás! É também o caso do Miguel.
Durante anos não cozinhei polvo aqui por casa porque ele não gostava. Claro que estava no seu direito – eu também não gosto de tudo – mas era uma coisa que me custava imenso porque algumas das minhas refeições favoritas são arroz de polvo e polvo à lagareiro… Portanto eram aquelas coisas que eu sempre pedia à minha mãe para fazer quando calhava ir lá almoçar.
Mas em dezembro passado tudo mudou. Num simples almoço de amigos em que a ementa já tinha sido escolhida por nós, sentamo-nos para saborear um delicioso polvo à lagareiro. O Miguel engole em seco, mas não é capaz de dizer que não gosta. E só conhecendo-o bem se percebe que ele seria incapaz de dizer que não gosta de algo que vem para a mesa e para todos. Pois bem, posso dizer que ninguém desconfiou que ele não gostava. Aliás nem eu, depois de o ver repetir não uma mas duas vezes. Afinal não era “não gostar”…. (Sim, e depois disso comeu polvo no natal pelo menos duas vezes!!!)
Portanto, depois de o ver a comer polvo de forma tão satisfatória, disse para mim mesma que o polvo faria parte da ementa cá de casa. E assim foi. Hoje arroz de polvo. Para todos!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 polvo com cerca de 1,5kg
1 chávena (com 300ml de capacidade) de arroz carolino
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
2 tomate pequenos pelados
Sal e pimenta q.b.
Tabasco q.b.
Coentros picados q.b.

Preparação:

Numa panela (ou numa panela de pressão) coloque o polvo (inteiro ou em pedaços) juntamente com a cebola previamente descascada e cortada em quartos e a folha de louro. (Não é necessário juntar água nem sal!) Deixe cozinhar até o polvo estar macio. (O tempo depende se está a usar a panela de pressão ou não.)
Ao fim desse tempo retire o polvo da panela, e reserve o caldo que se formou durante a cozedura.
Pique a outra cebola juntamente com os dentes de alho e leve a refogar numa panela juntamente com o azeite. Acrescente depois o tomate pelado também partido em pedaços e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente depois o polvo cortado, o arroz e o dobro do volume do arroz (neste caso duas chávenas) do caldo da cozedura do polvo. – Se o caldo não for suficiente acrescente água até perfazer essa quantidade. Retifique de sal e pimenta e acrescente um pouco de tabasco a gosto.
Deixe cozinhar em lume brando, tapado, até todo o caldo ter sido absorvido e o arroz estar cozido. (Esta é uma receita para um arroz de polvo “seco”).
Sirva polvilhado com coentros picados.

Bom Apetite!

18 janeiro, 2013

Bolo de Chocolate no Microondas

Sou daquelas pessoas para quem o micro-ondas pouco mais faz do que descongelar ou aquecer. Além de uma ou outra funcionalidade extra em que o posso usar o desgraçado tem como a tarefa certa diariamente aquecer o meu leite do pequeno almoço.
Há uns anos a aprendia fazer um bolo de 5 minutos no micro-ondas (que entretanto saiu no “Feito em Casa”) e que fiz depois diversas vezes e dei a receita outras tantas. Mas depois passou-me e há já muito temo que não o faço. Até voltar a descobrir uma outra receita de um outro bolo de chocolate para fazer no micro-ondas. Fiquei com vontade de experimentar e ontem foi o dia perfeito para isso. Novamente um bolo de chocolate – ou não fosse o chocolate uma das minhas perdições – e também em muito pouco tempo.

Ingredientes:
(in easycook nº 58 de Fevereiro de 2013, pág 34)

100ml de óleo vegetal
175g de açúcar
140g de farinha
3 colheres de sopa de cacau em pó
3 colheres de chá de fermento em pó
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
100g de chocolate de culinária
5 colheres de sopa de natas

Preparação:

Unte com um pouco de manteiga ou óleo uma forma de silicone.
Entretanto junte numa taça a farinha com o açúcar, o cacau e o fermento. Numa outra taça junte o óleo, os ovos, a essência de baunilha e 100ml de água quente, e mexa bem. Misture os ingredientes líquidos nos ingredientes sólidos e envolva bem até obter uma massa lisa e sem grumos.
Coloque a mistura na forma previamente untada e cubra com película aderente. Leve depois ao micro-ondas, na potência máxima durante 7 minutos. Ao fim desse tempo, com a ajuda de um palito veja se o bolo está cozido. Se não estiver pronto, deixe cozinhar mais 30 segundos de cada vez até que esteja cozido. Deixe então arrefecer uns minutos até retirar a película aderente e desenformar para o prato de servir.
Para a decoração derreta o chocolate com as natas no micro-ondas , mexendo a cada 30 segundos para o chocolate não queimar, no total de 1 minuto e 30 segundos a 2 minutos.
Verta a mistura de chocolate sobre o bolo e decore a gosto.

Bom Apetite!

17 janeiro, 2013

Empadão de Pescada com Maionese e Ovo Cozido

A inspiração para cozinhar parece ter voltado. E veio assim, quase de repente, sem eu estar a contar com ela. Foi depois de ter tirado uns lombinhos de pescada para o jantar, sem saber o que fazer com eles. Fui para a cozinha e sem pensar muito nisso a receita foi saindo com aquilo que tinha disponível no momento. Parece que resolvi dois problemas de uma só vez: a falta de inspiração deste início de ano, e o que fazer para o jantar!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombinhos ou postas de pescada limpas de pele e espinhas
2 ovos
4 batatas médias
1 cebola
1 folha de louro
1 colher de sopa de salsa picada
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sobremesa de maionese
50ml de leite
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Gema de ovo para pincelar

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Leve-as a cozer em água temperada de sal juntamente com os ovos.
Entretanto descasque a cebola e corte-a em meias luas. Pique finamente os dentes de alho e leve-os, juntamente com a cebola, a folha de louro e o azeite, a refogar num tachinho.
Corte o peixe em cubos e, assim que a cebola estiver translucida, acrescente o peixe. Tempere com um pouco de sal e pimenta e acrescente a maionese e a salsa picada. Envolva bem e reserve.
Entretanto escorra as batatas e os ovos. Descasque os ovos, corte-os em rodelas e reserve.
Esmague as batatas com o passe-vite ou com um esmagador manual e acrescente o leite de modo a obter uma espécie de puré um pouco mais “rijo” que o habitual. Retifique de sal e pimenta e acrescente uma pitada de noz moscada.
No fundo de um prato que vá ao forno e à mesa coloque a mistura de peixe e de maionese. Por cima do peixe disponha as rodelas de ovo cozido e termine com o puré.
Pincele depois com um pouco de gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC apenas para tostar.
Sirva com uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

16 janeiro, 2013

Compota de Laranja à Inglesa

Já por várias vezes me perguntaram acerca de receitas de compotas de laranja. Nunca pude ajudar, porque também nunca tinha feito, apesar de gostar bastante de “marmalade”. Até que a minha mãe, depois de vir carregada de laranjas de casa dos meus avós, descobriu esta receita já antiga, numa velhinha teleculinária do Chefe Silva.
A receita é bastante fácil de fazer e rende bastante, apesar de só usar 750g de laranjas.
Originalmente este género de compota é preparado com laranja amarga. Neste caso, e para se conseguir a acidez/amargo que não se tem com as laranjas normais, acrescenta-se sumo de limão à receita. Se forem como eu, e gostarem muito do travo amargo aconselho a juntaram mais do que sumo de meio limão como indica a receita. Foi o que fiz - juntei mais quantidade – e para mim ficou a compota perfeita. Ao pequeno almoço, em torradas com manteiga , é uma perdição!

Ingredientes para cerca de 6 frascos de 250ml:

750g de boas laranjas
1,5kg de açúcar (juntei menos, cerca de 1,2kg)
1,5l de água
Sumo de meio limão (acrescentei mais, porque gosto muito do travo amargo)

Preparação:

Lave bem as laranjas e corte-as em meias luas finas, eliminando os caroços. (Esta compota aproveita a laranja toda!).
Coloque as laranjas cortadas dentro de uma panela grande e acrescente a água. Deixe a macerar durante 8 horas.
Ao fim desse tempo leve o tacho ao lume e deixe ferver em lume brando até que as cascas de laranja estejam quase moles.
Junte agora o açúcar e o sumo de limão e mexa bem. Deixe continuar a ferver – cerca de 1 hora – até a compota ganhar consistência.
Guarde ainda quente em frascos previamente esterilizados e feche-os de imediato, virando-os de seguida de cabeça para baixo (deixando-os ficar cerca de 30 minutos a 1 hora assim) para que ganhem vácuo natural.
A marmalade fica deliciosa em torradas com manteiga, e é uma excelente cobertura para cheesecake e panacota.

Bom Apetite!

15 janeiro, 2013

Nacos de Vaca Assados

Quando os ingredientes são de qualidade, pouco mais é preciso para fazer uma refeição deliciosa. Claro que importa o “talento” do cozinheiro mas, com bons ingredientes e uma receita básica é difícil estragar o que a natureza nos dá.
Sendo assim, e com uma fantástica carne açoriana, foi fácil de perceber o que fazer. A qualidade da carne tinha de sobressair. Não valia a pena fazer coisas complicadas ou elaboradas. Honrar o ingrediente para o poder saborear no seu melhor. Não é em vão que se diz que as coisas boas da vida são, muitas vezes, as mais simples.

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de carne de vaca em pedaços grandes (use carne de boa qualidade – a que usei era carne certificada açoriana)
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Tempere a carne com um pouco de sal e pimenta e coloque-a num recipiente que possa ir ao forno. Pique finamente a cebola e o dente de alho e junte-os à carne, regando com um pouco de azeite.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno já aquecido a 200ºC durante 15 minutos. Retire depois o papel de alumínio e deixe acabar de cozinhar mais alguns minutos e dourar a carne, mas tenha atenção para não a deixar secar (e depende de como gosta da sua carne, mais ou menos passada.)
Sirva com arroz de couve e feijão para uma verdadeira refeição de inverno!

Bom Apetite!

14 janeiro, 2013

Camarão Panado com Panko

Não há nada melhor do que um fim de semana calmo, e foi quase isso que tivemos neste que passou. Entre o tempo de “descanso” voltei com mais vontade à cozinha. Fiz uma compota de laranja deliciosa que depois partilharei aqui, entre outras coisas mais simples.
Mas também tive os meus percalços… A chuva fez-me ter vontade de preparar umas bolachinhas. E assim fiz. Coloquei-as no forno e…. nunca mais me lembrei, a não ser quando o cheiro a queimado me fez correr para a cozinha e descobrir umas bolachas completamente carbonizadas…lá se foram as bolachas para o chá.
Mas nem tudo é mau, e estes camarões estavam bem bons!

Ingredientes para 2 pessoas como entrada:

400g de miolo de camarão grande
1 clara de ovo
Panko q.b. *
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere o miolo de camarão com um pouco de sal e pimenta e reserve.
Bata a clara com um garfo apenas para a misturar e coloque numa taça. Noutra taça coloque o Panko.
Seque o miolo de camarão com um pouco de papel de cozinha e passe-o depois pela clara de ovo e depois pelo panko. Frite o camarão em óleo vegetal quente até que fique dourado (é um processo muito rápido, por isso tenha atenção para não deixar queimar!) e escorra sobre papel absorvente.
Sirva o camarão panado, ainda quente, com um pouco de molho sweet chilli ou agridoce.

Bom Apetite!

*Panko é um tipo de pão ralado muito usado na culinária Japonesa. É mais grosso do que o pão ralado tradicional e permite uma cobertura mais crocante depois de frito. Poderá encontrar este tipo de pão ralado em algumas lojas especializadas em produtos orientais, ou em supermercados (como o Jumbo e o Supercor) com uma boa secção de produtos asiáticos. Em alternativa poderá utilizar pão branco fresco ralado grosseiramente num robot de cozinha.

11 janeiro, 2013

Bolo de Brigadeiro

Nada melhor do que fazermos a festa a quem não pode fazer festa. Fazer a festa a quem precisa de auxílio e a quem por vezes falta a vontade e o sorriso para fazer festa. Celebrar as pessoas, a família e a vida. Esquecer, ainda que por momentos, a doença, as neuras e as limitações. Celebrar apenas por celebrar e apenas para fazer festa, num esforço de fazer alguém feliz e de comemorar pequenos momentos - enquanto os temos. Juntarmo-nos à mesa e partilhar uma refeição. Ainda que nem todos saibam muito bem o verdadeiro significado e generosidade deste gesto. Resta-me pensar que, por vezes, todos temos de ser menos egoístas e olhar menos para o nosso umbigo.
Uma festa, um jantar, e no final os parabéns cantados com um bolo feito com amor.

Ingredientes:
(Chávena usada com 225ml de capacidade)

5 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
½ chávena de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento
(sim, não leva manteiga ou óleo!)

Recheio e cobertura:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
¼ chávena de chocolate em pó
Granulado de chocolate para decorar

Preparação:

Peneire a farinha com o chocolate e o fermento e reserve.
Bata as claras em castelo firme. Sem deixar de bater vá depois misturando as gemas, uma a uma. Acrescente depois o açúcar e o leite (sempre sem parar de bater com a batedeira em velocidade não muito alta).
Acrescente agora delicadamente a mistura de farinha previamente peneirada e envolva bem com a ajuda de uma colher de pau.
Coloque a mistura numa forma redonda previamente untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio e cobertura. Num tachinho misture o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga e leve ao lume, sem parar de mexer, até engrossar, cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Depois de frio corte o bolo de modo a formar dois discos do mesmo tamanho. Coloque uma das metades no parto de servir e recheie com metade do creme. Cubra com o outro bolo e verta o restante creme sobre o bolo para formar a cobertura. Decore depois abundantemente com o granulado de chocolate.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

10 janeiro, 2013

Quesadilhas de Bacon e Tomate

Numa altura em que ouvimos quase todos à nossa volta a dizerem que começaram a “dieta” pós festas, nós rimo-nos. Pensamos no jantar de sábado passado, nos aniversários de uma tia, de uma avó, de um pai, de uma irmã, de uma sobrinha e de um melhor amigo. E pensamos que a nossa “dieta” pós festas, só poderá começar em Fevereiro, como é habitual.
Entretanto vamos tentando compensar as festas com refeições mais ligeiras e jantares ainda mais simples, pelo menos durante a semana. Sopa sempre, como a mãe ensinou. E como ando numa fase em que não me tem apetecido muito cozinhar, algo rápido para acompanhar. Desta vez umas quesadilhas. Sopa e quesadilhas para um jantar simples, ligeiro e económico.

Ingredientes para 2 quesadilhas:

4 wraps ou tortilhas de trigo ou milho
4 fatias finas de bacon
1 tomate
4 fatias de queijo
Azeite q.b.

Preparação:

Coloque as fatias de bacon entre duas folhas de papel de cozinha e leve-o ao micro-ondas em potência máxima durante 45 segundos. O bacon deverá ficar estaladiço e a gordura é absorvida pelo papel absorvente, para além de evitar salpicos no fogão e na cozinha.
Corte o tomate me rodelas e pincele os wraps com um pouco de azeite.
Sobre a tortilha disponha duas fatias de queijo, duas fatias de bacon e algumas rodelas de tomate e cubra com a outra tortilha.
Entretanto aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque a tortilha para que fique tostada e o queijo derreta, cerca de um ou dois minutos de cada lado. Repita para a seguinte.
Corte as quesadilhas em pedaços e sirva como entrada, refeição ligeira ou com uma sopa.

Bom Apetite!

09 janeiro, 2013

Sericá com Figos em Calda

Não sei se já aqui disse alguma vez, mas eu adoro ameixas d´Elvas. Acho-as mesmo deliciosas e são perfeitas não só para acompanhar a Sericá (ou sericaia), como a acompanhar pão de ló molhadinho, por isso, quando a Teresa simpaticamente partilhou comigo a receita de figos em calda dizendo que eram ainda melhores do que ameixas d´Elvas e que ficavam deliciosas a acompanhar a Sericá, eu tinha de experimentar.
Primeiro fiz os figos em calda, receita já partilhada aqui, e depois a Sericá para os poder saborear em toda a sua glória e assim poder fazer as minhas comparações. Pois que todos os que provaram, acharam que os figos em calda ficam pelo menos tão bons a acompanhar a sericá como as mais conhecidas ameixas. Como já aqui está a receita dos figos (mais uma vez muito obrigada, Teresa!), fica a receita da sericá – uma receita tão nossa e tão tradicional que só podia vir da “Cozinha Tradicional Portuguesa” da Maria de Lurdes Modesto.

Ingredientes:
(in “Cozinha Tradicional Portuguesa” - Verbo - Maria de Lurdes Modesto, Pág. 250)

6 ovos
500ml de leite
60g de farinha
250g de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
Sal q.b.
Canela em pó q.b.

Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até se obter um creme fofo e esbranquiçado. Entretanto ferve-se o leite com o pau de canela e com a casca de limão e uma pitada de sal. Depois de levantar fervura, junta-se o leite quente à farinha para que esta se dissolva.
Junta-se depois o creme de gemas e açúcar à mistura de farinha e leite e mexe-se. Leva-se novamente tudo a lume brando para engrossar, e deixa-se depois arrefecer.
Batem-se as claras em castelo e juntam-se ao preparado anterior que já não deverá estar muito quente.
Coloca-se a mistura em colheradas num prato que possa ir ao forno (tradicionalmente um prato de barro) e polvilha-se abundantemente com canela, levando o a sericá a cozer em forno quente (200ºC) cerca de 30 minutos, ou até estar crescida e com fendas.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer antes de servir (e é natural que a sericá abata!). Sirva com figos em calda ou com ameixas d´Elvas.

Bom Apetite!

08 janeiro, 2013

Folhados de Morcela com Maçã

O novo ano já leva uns dias, mas eu ainda não entrei realmente no espírito de “recomeçar” . Sim, já fiz as minhas listas habituais e já escrevi as minhas resoluções, mas mesmo assim ainda não sinto a entrada no novo ano. 2012 teve um final muito “trabalhoso” e ainda me sinto a recuperar de tudo isso. Depois foi altura de retirar as decorações de Natal e eu sou daquelas pessoas que fica nostálgica quando o presépio, a árvore e as luzes desaparecem.
Entretanto recomeçaram os jantares partilhados e eu estou de volta à cozinha. Para abrir o “ano culinário”, uma entrada que comemorou não só o jantar como a nova casa dos nossos anfitriões Gigi e Marco.

Ingredientes para 12 unidades:

1 maçã
1 placa de massa folhada pronta a usar
½ morcela
1 gema para pincelar
Sementes de papoila q.b. (completamente opcional)

Preparação:

Com a ajuda de um copo ou cortador redondo de bolachas corte 24 rodelas de massa folhada.
Descasque depois a maçã e corte-as em doze pedaços (poderá não ter que usar a maçã toda) e corte também a morcela (crua) em doze rodelas.
Sobre cada uma das 12 rodelas de massa folhada coloque uma rodela de morcela e um pedaço de maçã. Termine colocando outra rodela de massa folhada pressionando as bordas com um garfo para fechar bem os folhadinhos.
Pincele cada folhado com a gema de ovo batida com uma colher de chá de água e polvilhe com as sementes de papoila.
Leve a assar em forno quente (200ºC) cerca de 30 minutos até a massa estar folhada e cozinhada.
Sirva mornos ou frios, como entrada, juntamente com uma salada.

Bom Apetite!

07 janeiro, 2013

Bacalhau com Camarão na Abóbora

Nos jantares partilhados com os amigos há bons e divertidos momentos, conversa, partilha-se a refeição e, para além disso partilham-se as receitas. É o caso desta fantástica e deliciosa receita de abóbora recheada. Além de realmente saborosa, causa impacto quando vem para a mesa. Parece difícil de preparar, mas é até bastante simples e perfeita para servir muitas ou poucas pessoas.
A receita foi partilhada pela Margarida que tirou a inspiração de uma receita brasileira (onde esta receita tinha o nome de Camarão na Moranga). Ora a Margarida lá lhe deu o jeito dela e eu, quando a preparei “dei-lhe” o meu jeito. Aqui fica a minha versão que espero que gostem tanto como todos os que a comeram. Nesse dia não sobrou nem um pedacinho para contar a história e todos sem exceção me pediram a receita. E, juntamente com o Bolo de Chocolate Decadente que me tirou do sério, foi a outra estrela da noite.

Ingredientes para 6 pessoas:

1 abóbora menina inteira (pequena)
500g de miolo de camarão (calibre 20/30)
4 postas de bacalhau
2 cebolas
2 dentes de alho
200ml de leite de coco
150ml de caldo de camarão (usei caseiro, feito com as cascas e cabeças dos camarões)
2 tomates maduros e pelados
Azeite q.b.
Coentros frescos picados
Queijo-creme para barrar (opcional)

Preparação:

Cuidadosamente corte uma tampa à abóbora . Limpe depois o seu interior com uma colher, limpando-a dos filamentos e das sementes mas mantendo a polpa. Embrulhe-a em papel de alumínio e leve a abóbora assar no forno (inteira) a cerca de 200ºC cerca de 1h30 a 2h ou até sentir a polpa da abóbora macia. Retire do forno e reserve.
Entretanto escalde as postas de bacalhau em água a ferver. Retire-as ao fim de 10 minutos e depois de arrefecidas desfaça o bacalhau em lascas. Reserve.
Pique as cebolas e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco e acrescente os camarões e o tomate picado deixando saltear. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Quando os camarões estiverem rosados, acrescente o bacalhau, o leite de coco, o caldo de camarão e um pouco de coentros. Retifique de sal e pimenta e deixe ferver uns minutos em lume brando para apurar.
Retire a abóbora do forno e encha-a com o recheio de camarão e bacalhau. Polvilhe com os coentros frescos picados e um pouco de queijo creme e sirva de imediato.
Para servir, para além do recheio de camarão e bacalhau, vá retirando, com a ajuda da colher de servir pequenos pedaços de abóbora assada. A combinação poderá parecer estranha, mas é deliciosa. Acompanhe com arroz basmati ou thai jasmim.

Bom Apetite!

04 janeiro, 2013

Mini-tarteletes com Leite-Creme e Fruta

Ter de cozinhar numa casa que não é a nossa, onde a cozinha é antiga e sem forno, o frigorífico uma miniatura e os utensílios poucos ou quase nenhuns, faz-nos puxar pela imaginação e ter que arranjar soluções criativas. Foi o que aconteceu nesta passagem de ano. Claro que já sabiamos para o que iamos, mas a cozinha era ainda mais pequena do que parecia, e com três pessoas tínhamos “casa cheia”.
Mas nada disso impediu uma mesa composta como se quer nestas alturas e com alguma diversidade, desde as entradas até aos doces. Tudo simples e rápido e com muitas soluções vindas diretamente do supermercado: tostas com salmão fumado e queijo creme; rilettes de pato e compota de cebola roxa e ainda bolachas de água e sal com queijo de cabra e redução de figos com vinho do porto. Tudo coisas que se vão apanhando no supermercado e que depois de bem conjugadas são uma autêntica delícia “instantânea”.
No campo das sobremesas também houve umas coisas do género. Umas sobras de leite creme do dia anterior com o restos das mini-tarteletes doces que a Ana trouxe. E para decorar, a Cristina lá se lembrou da fruta. Queríamos morangos ou framboesas, mas não havia. Ficou o kiwi.
E assim se fez a nossa mesa de festa, com comida, claro, mas quase sem receitas!

Ingredientes para 12 mini-tarteletes:

1 embalagem com 12 mini-tarteletes doces
200ml de leite creme já feito (sobras do dia anterior, mas também podem usar creme de ovos ou creme pasteleiro)
1 Kiwi

Preparação:

Recheie cada umas das tarteletes com o leite creme frio e decore com um pedacinho de kiwi – ou outra fruta – previamente descascado e cortado à medida.
Sirva como aperitivo de sobremesa ou no final da refeição com o café.

Bom Apetite!

03 janeiro, 2013

Amêijoas na Cataplana


As festas já lá vão, mas o que fica são as receitas das iguarias preparadas. Entre aniversários, natal e passagem de ano foram várias as receitas novas inventadas, experimentadas ou testadas. Todas deliciosas e apreciadas.
Agora, que o estômago necessita de descanso, e que o corpo pede dieta , até parece mal voltar às receitas das festas, mas seria uma pena não as partilhar e registar. Porque tudo o que é bom vale a pena repetir!

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de amêijoas
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
1 folha de louro
Salsa q.b.
100ml de vinho branco
100g de chouriço
2 tomates maduros
½ pimento vermelho
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte a cebola em tiras finas e leve-a a alourar na cataplana juntamente com o alho picado o louro, o azeite e a salsa. Deixe refogar um pouco e acrescente o vinho branco, o chouriço em rodelas, o tomate me cubos e o pimento em tirinhas finas. Deixe levantar fervura e acrescente as amêijoas. Tempere com um pouco de pimenta e sal (se necessário), e feche a cataplana. Deixe cozinhar 10 a 15 minutos.
Sirva as amêijoas como entrada com um pouco de pão para embeber o molho.

Bom Apetite!

02 janeiro, 2013

Sopa de Espargos Verdes e Couve Flor


Depois das festas, dos excessos alimentares e dos horários alterados, há que retomar rotinas e acalmar o estômago. Por isso, nada melhor que começar o ano com um simples creme de legumes. Acabaram-se os doces, os fritos, as comidas melhoradas. Voltamos aos nossos bons hábitos. Sopa todos os dias

Ingredientes para 8 pessoas:
(adaptado da revista Saberes&Sabores - inverno 2012 , pág, 10)

1 couve flor pequena
1 molho de espargos verdes frescos
1 alho francês
1 cebola
1 maçã
Sal e pimenta q.b.
Azeite q..b.
Água q.b.

Preparação:

Lave e prepare os legumes. Descasque as cebolas e corte-a em pedaços. Corte o alho francês em rodelas e lave-o bem para eliminar toda a terra. Descasque e corte a maçã em pedaços. Separe a couve flor em floretes e corte os talos fibrosos dos espargos, partindo-os depois em pedaços e reservando as pontas para decoração.
Leve uma panela ao lume com um pouco de azeite e salteie todos os legumes menos as pontas dos espargos. Deixe suar um pouco e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente a água até cobrir os legumes e deixe cozinhar em lume brando até estarem macios.
Triture depois muito bem com a varinha mágica até obter uma sopa cremosa e, se necessário acrescente mais água e retifique os temperos.
Antes de servir salteie as pontas dos espargos com um pouco de azeite numa frigideira, temperando-os de sal.
Sirva a sopa decorada com as pontas dos espargos.

Bom Apetite!

01 janeiro, 2013

O começo de 2013


Celebrámos a entrada no novo ano entre os amigos habituais. Com passas gourmet cobertas com chocolate, uma inovação da minha amiga Cristina que assim pensa conseguir disfarçar o sabor dos seus mal amados frutos secos. Com espumante e cornetas e votos de bom ano distribuído por todos.
Chegou mais um ano e há desejos, projetos e coisas a concretizar. Serão possíveis? Não sei. Mas o “sonho comanda a vida” e ter objetivos faz-nos querer ser mais e melhores. Faz-nos pensar que pode ser possível e faz-nos ter algo a alcançar. Eu tenho sonhos, desejos e projetos para 2013. E alguns bem simples e básicos e que só dependem de mim, a mostrar que um desejo ou um projeto não têm que ser nada difícil, complicado ou impossível.
O que desejo a todos é que consigam, apesar de todas as contrariedades, ter sonhos, desejos e projetos para 2013. E que consigam concretizar alguns deles. Faremos o balanço daqui a 365 dias.