03 outubro, 2022

Panquecas de Banana e Aveia (sem açúcar)



Ao longo dos anos, nesta tentativa de comer cada vez melhor e de fazer refeições mais variadas e nutritivas para toda a família e de todas as conversas e ensinamentos que tenho tido com vários nutricionistas, o que mais me tem influenciado além da questão muito falada do açúcar, é a questão da gordura acrescentada.

Muitas vezes, quando tentamos fazer uma alimentação planeada para um processo de emagrecimento - para manter algum deficit calórico -  nem imaginamos como nos sabotamos sem contar com a quantidade de gordura a mais que colocamos.

Não quero aqui doutrinar ninguém. Apenas uma chamada de atenção que um fio de azeite são 10g e não 50g, e que essa diferença de 40g, que tantas vezes nos passa despercebida, representam mais 350 calorias… Para mim estas são as verdadeiras calorias escondidas! 

Até porque há várias coisas que podemos cozinhar onde a gordura  - ou a maior quantidade de gordura - não faz assim tanta diferença. 

Menos azeite na sopa, no refogado, no assado…. No fim de uma semana pode ser esse o motivo que faz toda a diferença. Eu pelo menos tenho notado…


De qualquer maneira, e indiretamente ou diretamente ligado a isso, uma receita de panquecas que, além de não levarem adição de açúcar, também não levam adição de gordura e são uma excelente alternativa a pequenos almoços, lanches e até para as lancheiras!


Ingredientes para 12 panquecas pequenas:


1 ovo

100g de claras

125g de banana

60g de farinha de aveia

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó


Para servir manteiga de amendoim e framboesas


Preparação:


No copo da varinha mágica coloque a banana, o ovo, as claras, a farinha de aveia, o fermento, a canela e triture até obter uma mistura homogénea. Deixe repousar 5 minutos.

Faça depois pequenas panquecas usando uma frigideira anti aderente ou chapa quente, e virando-as quando começarem a fazer pequenas bolhas à superfície.

Sirva com um pouco de manteiga de amendoim e framboesas frescas.


Bom Apetite!



1 comentário:

  1. Gosto muito deste blogue também por isto: passamos de um bolo de caramelo salgado para umas panquecas sem açúcar! Como em tudo o resto na vida: haja equilíbrio! Obrigada, Joana!

    ResponderEliminar