As receitas clássicas de um tacho só nunca são demais. É engraçado que nos workshops e masterclass uma das maiores dificuldades é sempre com as receitas e ementas da semana - às vezes nem é tanto o que cozinhar, mas que receitas fazer. Digo sempre para não decidirmos refeições muito complicadas, para nos mantermos nos clássicos e apostarmos em receitas de um tacho só. Não complicar é a palavra. Mas acho que no meio da azáfama nos esquecemos muitas vezes daquelas receitas caseiras que lembram a mãe e as avós. É um bocado o que sinto com esta receita. Um clássico intemporal. Uma receita muito simples de preparar e perfeita para os jantares simples da semana e sempre um bocadinho diferente do frango assado ou grelhado com “massa branca”.
Ingredientes para 4 pessoas com sobras:
800g de frango partido em pedaços
300g de esparguete
1 folha de louro
1 cebola
1/2 lata de tomate pelado ou polpa de tomate
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Oregãos
1 pitada de cravinho (opcional)
Caldo de frango caseiro ou água
1 chávena de ervilhas
1 cenoura grande em cubinhos
Preparação:
Pique a cebola com os dentes de alho. Leve uma caçarola ou tacho ao lume com um fio de azeite ao lume e deixe aquecer. Junte a cebola e alhos picados, as ervas secas e a folha de louro e deixe cozinhar até começar a ferver. Deixe ferver uns minutos em lume brando e junte a polpa de tomate e os pedaços de frango. Tempere de sal e pimenta e o cravinho e envolva tudo.
Deixe cozinhar tapado até o frango estar praticamente cozinhado. Acrescente cerca de 300ml de caldo ou água, retifique os temperos e deixe levantar fervura. Acrescente depois o esparguete e as ervilhas e envolva bem, deixando-a cozinhar em lume brando, até a massa estar cozinhada e o molho cremoso e não aguado. (Se enquanto a massa estiver a cozinhar achar que o molho está a secar, acrescente um pouco mais de água!)
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário