28 abril, 2025

“Pão de Queijo” Falso na Airfryer



O fim de semana já lá vai. E foi de azafama aqui por casa. Limpar e arrumar o nosso jardim e churrasqueira para finalmente começarmos a usar. Eu sei que ainda vem chuva, mas alguma vez tínhamos de fazer isto, e portanto este fim de semana de bom tempo foi o escolhido porque assim ainda nos permitiu usar este maravilhoso espaço exterior que temos. Saiu logo peixinho grelhado no sábado e carne no churrasco no domingo.

Entretanto também sairam outras coisas da cozinha, como este “pão de queijo” falso, que digamos que é uma crepioca que virou uma espécie de pão de queijo. Poucos ingredientes, menos gordura, faz-se num instante e tenho feito várias vezes até como lanche ou pequeno almoço. 


Ingredientes para 3 unidades


1 ovo

15g de polvilho doce

Sal q.b.

20g de queijo ralado


Preparação:


Bata o ovo com o o polvilho doce e o sal divida por 3 forminhas de silicone. Pode parecer pouco, mas só se coloca mesmo um bocadinho no fundo de cada forma.

Por cima coloque um bocadinho de queijo ralado e coloque as forminhas na airfryer a 180ºC durante 15 minutos.

Como ainda quentinho.


Bom Apetite!


24 abril, 2025

Empadão de Borrego e Batata Doce



Aqui por casa já sabem que as sobras têm sempre destino. Raras vezes aquecidas, mas quase sempre transformadas em outras receitas.

O Borrego que sobrou de domingo de Páscoa acabou num empadão, e assim tudo de transformou e nada se estragou.

Fica a ideia e é claro que em vez de puré de batata doce podem usar puré de batata convencional e até da versão congelada. O que for mais simples para vocês.


Ingredientes:


500 de sobras de borrego previamente desfiadas

1kg de batata doce 

2 cenouras

1 cebola

Sal e pimenta q.b.

200ml de leite

Noz moscada q.b.

Azeite q.b.

1 folha de louro


Preparação:


Descasque a batata doce e corte-as em cubos. Leve a cozer no leite até que fiquem macias. Ao fim desse tempo esmague as batatas ou triture-as e se necessário junte mais leite para ficarem com a consistência desejada. Tempere depois de sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Entretanto desfie o borrego - ou corte em pedaços - e reserve.

Descasque e corte e cebola em meias luas e leve a um frigideira com um pouco de azeite deixando refogar, juntamente com 1 folha de louro. Junte depois as cenouras cortadas em cubinhos e deixe saltear até que amolecem. Juntem depois tudo à mistura de borrego envolvendo bem.

Coloque a mistura de carne num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e por cima coloque o puré de batata doce.

Leve ao forno apenas para tostar o puré e sirva com legumes ou uma salada e para quem gostar um pouco de molho picante.


Bom Apetite!


23 abril, 2025

Salada de Bacalhau e Bimi com Grão e Muhammara



Fui desafiada pelo Chef Miguel Mesquita e pela Bimi a preparar uma receita diferente para a Páscoa.

A Páscoa passou e a receita ficou, mas não ficou esquecida. Assim que foi possível meti mãos à obra e não podia ter gostado mais do resultado! É realmente deliciosa e uma salada que quero muito repetir, num jantar ou churrascaria, pois é óptima para os dias quentes e para receber pessoas.

E porque as boas receitas são sempre para partilhar, aqui fica.


Ingredientes para 2 pessoas - ou 4 como entrada


200g de bimi

1 lombo de bacalhau previamente demolhado

150g de grão de bico cozido

Azeite q.b.

Paprika fumada q.b.


Muhammara:

2 pimentos assados (eu assei os meus na airfryer)

1 colher de sopa de azeite

1/2 dente de alho

30g de nozes

1/2 colher de sopa de mel

1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico

1/2 colher de chá de cominhos

1/2 colher de chá de piri-piri

Sal q.b.


Preparação:


Coza o lombo de bacalhau e depois de arrefecido, lasque-o. Reserve.

Coloque no copo da varinha mágica os pimentos assados, o azeite, o alho, as nozes, o mel, o vinagre balsâmico os cominhos e o piri piri e triture até obter uma pasta homogénea. Tempere de sal a gosto.

Coloque depois ao lume uma frigideira com um fio de azeite e junte o grão previamente escorrido. Junte depois os bimis, tempere de sal, pimenta e a paprika fumada , tape e deixe cozinhar 3 minutos ou até os bimi estarem macios.

Na base do prato coloque a pasta de muhammara e por cima espalhe a mistura de grão e bimi e por cima as lascas de bacalhau. Regue com um fio de azeite e sirva.


Bom Apetite!


22 abril, 2025

Feijão Verde Salteado



Na cozinha todos temos os nossos atalhos! Um dos meus atalhos favoritos é usar e abusar de legumes congelados.

Poupa imenso tempo a preparar, são mais baratos e garantem que temos sempre legumes para acompanhar!

No Domingo de Páscoa, não foi diferente. A tradição diz que o borrego é acompanhado de grelos, mas desta vez foi feijão verde (do congelado), salteado na frigideira.

E ficou delicioso!


Ingredientes:


750g de feijão verde redondo congelado

4 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Numa frigideira grande e larga coloque azeite e os dentes de alhos bem picados. Coloque em lume alto, e assim que o alho começar a fritar junte o feijão verde congelado e envolva bem. Mantenha sempre a frigideira bem quente em lume alto e não pare de mexer o feijão verde. Tempere de sal e pimenta e vá mexendo até que o feijão verde esteja cozinhado, cerca de 10 a 15 minutos.

Sirva como acompanhamento.


Bom Apetite!


21 abril, 2025

Arroz de Forno



Espero que tenham tido uma santa Páscoa. 

Por aqui resumiu-se a muita amizade e comida à mesa. Na sexta jantar de amigos, no sábado jantar de amigos e tempo para fazer amêndoas caramelizadas e as sobremesas para domingo. E o no domingo os avós a virem almoçar e passar o dia de Páscoa connosco. 

E o nosso domingo de Páscoa teve uma ementa muito tradicional! Folar de Carne, Perna de borrego assada, batatinhas, feijão verde salteado, arroz de forno, tarte de amêndoa, amêndoas caramelizadas e pão de ló molhadinho.

E a pedido de muitos, a receita de arroz de forno simples, que acompanhou o borrego.


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de sobremesa de banha de porco

1 fio de azeite

4 colheres de sopa do molho do assado (pode ser retirado enquanto o borrego assa)

Sal q.b.

Picante ou tabasco q.b. (opcional)

1 chávena (250ml) de arroz carolino

500ml de caldo caseiro de frango (o dobro da quantidade de arroz)


Preparação:


Ligue o forno a 180ºC e coloque o recipiente de barro no forno para aquecer, e estar já quente quando lá colocar o arroz.

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar na banha e azeite. Deixe refogar alguns minutos até a cebola estar bem lourinha. Junte depois o arroz e envolva bem no refogado. Acrescente o molho de assar o cabrito, acrescente o caldo e retifique de sal e acrescentando o picante se usar. 

Assim que levantar fervura, coloque a mistura do arroz no recipiente de barro quente e deixe cozinhar até que a água tenha evaporado e o arroz esteja cozinhado. 

Sirva como acompanhamento de carnes assadas.


Bom Apetite!


17 abril, 2025

Folar de Páscoa da Rosa



Todos os anos faço folares. Quase sempre a receita da minha avó Celeste. 

Durante anos fiz cabazes para oferecer aos irmãos e afilhados. Durante anos fiz o almoço de padrinhos e afilhados. Mas a vida muda. E agora não faço o almoço de padrinhos e afilhados, porque é praticamente impossível juntar todos, uns porque não moram em Portugal, e também porque a Páscoa tem sido uma altura de àescapadinhas para outros.

Deixei de fazer folares para irmãos e afilhados porque já não estou com todos na altura em que os faço, porque o almoço de domingo de Páscoa também deixou de ser quase sempre uma altura de estar com todos. A vida segue, as tradições seguem e continuamos a estar com as pessoas, mas em outras alturas e momentos. E está tudo certo.

Mas todos os anos faço folares. E este não foi excepção.

Mas este ano, em vez dos folares da minha avó, fiz os folares da Rosa.


Ingredientes para 2 folares:

(Receita aqui: https://www.instagram.com/p/C5ETchzMfLW/)


Ingredientes:


240 g de leite meio-gordo

100 g de manteiga sem sal

7 g de fermento seco de padeiro

3 ovos + 1 ovo extra para depois pincelar

610 g de farinha t65 sem fermento

100 g de açúcar granulado

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó, 

1 colher de chá de erva doce em pó

Raspa de limão


Preparação:


Comece por aquecer o leite com a manteiga até ficarem mornos.

Junte depois o fermento e os ovos e misture bem.

Na taça da batedeira junte a farinha, o açúcar, o sal, a canela, a erva doce e as raspas de limão. De seguida junte a mistura dos líquidos aos poucos até estar tudo incorporado. Bata com o gancho da batedeira durante 10 minutos. A massa irá ficar lisa e ligeiramente pegajosa, mas sem agarrar.

Coloque numa taça e deixe levedar até duplicar de volume.

Ao fim desse tempo coloque a massa na bancada e divida-a em dois, para fazer os dois folares, e a cada parte vai retirar um pedacinho de massa para fazer as decorações. 

Faça uma bola com a massa e coloque num tabuleiro com papel vegetal. Com cuidado coloque a decoração por cima, e prenda as pontas por baixo da bola. Vai parecer que o folar vai ficar pequeno, mas deixe levedar novamente até duplicar de volume.

Ligue depois o forno a 200ºC para pré-aquecer. Enquanto isso, bata 1 ovo com 3 colheres de sopa de água. Pincele os folares e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido.


Bom Apetite!


14 abril, 2025

Bolinhos de Aproveitamento de Arroz



Nesta casa nada de desperdiça. Nem quando existe um resto de arroz de ervilhas e um resto de arroz de feijão e ambos se combinam nuns bolos de arroz que todos comeram e repetiram.

Tenho a certeza que muitos de nós sem lembram destes bolinhos nas mesas das avós, e provavelmente nunca mais voltaram a comer ou a lembrarem-se de fazer. Numa altura em que os bens alimentares sobrem de preço quase todos os dias, nunca é demais lembrar a importância de reapeoveitar as sobras em refeições diferentes e saborosas!


Ingredientes para cerca de 20 bolinhos:


3 ovos

75g de farinha

400g de sobras de arroz  - podem usar vários tipos de arroz com “coisas”

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o arroz ou mistura de arroz. Junte os ovos e a farinha e misture bem. Se achar necessário junte mais ovos ou mais farinha, até ficar com a consistência de palme não muito fina - como se fossem pataniscas.

Retifique de sal e pimenta e frite em óleo quente e abundante até que fiquem dourados. Escorra em papel absorvente.

Sirva simples, como acompanhamento, como petisco, para um piquenique.


Bom Apetite!


11 abril, 2025

Sopa Laranja



Aqui em casa nunca passamos sem sopa. Tornei-me a minha mãe, a colocar na mesa sopa todos os dias, ao almoço e ao jantar.

Vou combinando diversos ingredientes, entre 3 a 5, umas vezes com leguminosas, outras vezes só cremes e outra vezes sopas com coisas.

Esta é uma combinação muito básica de uma sopa com 3 ingredientes, mas garanto que vos vai surpreender.


Ingredientes para cerca de 2 l de sopa:


400g de cenouras

500g de batata doce

1 cebola grande

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Descasque e corte a cenoura em rodelas e a batata doce em cubos. Descasque e corte a cebola em pedaços.

Coloque todos os legumes na panela e junte um fio de azeite, cerca de 1 colher de sopa. Envolva bem, tape a panela e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 15 minutos (na bimby ligue para 100ºC durante 15m, velocidade 1,5)

Ao fim desse tempo junte água APENAS ATÉ COBRIR OS LEGUMES, e tempere de sal. Deixe cozinhar mais 15 minutos ou até os legumes estarem cozidos (na Bimby, igual, mais 15m a 100ºC durante 15 minutos)

Triture depois a sopa até ficar bem cremosa. Se necessário junte mais água a ferver até a sopa ter a consistência desejada.

Sirva quente.


Bom Apetite!