Feijão Verde Salteado



Na cozinha todos temos os nossos atalhos! Um dos meus atalhos favoritos é usar e abusar de legumes congelados.

Poupa imenso tempo a preparar, são mais baratos e garantem que temos sempre legumes para acompanhar!

No Domingo de Páscoa, não foi diferente. A tradição diz que o borrego é acompanhado de grelos, mas desta vez foi feijão verde (do congelado), salteado na frigideira.

E ficou delicioso!


Ingredientes:


750g de feijão verde redondo congelado

4 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Numa frigideira grande e larga coloque azeite e os dentes de alhos bem picados. Coloque em lume alto, e assim que o alho começar a fritar junte o feijão verde congelado e envolva bem. Mantenha sempre a frigideira bem quente em lume alto e não pare de mexer o feijão verde. Tempere de sal e pimenta e vá mexendo até que o feijão verde esteja cozinhado, cerca de 10 a 15 minutos.

Sirva como acompanhamento.


Bom Apetite!


Arroz de Forno



Espero que tenham tido uma santa Páscoa. 

Por aqui resumiu-se a muita amizade e comida à mesa. Na sexta jantar de amigos, no sábado jantar de amigos e tempo para fazer amêndoas caramelizadas e as sobremesas para domingo. E o no domingo os avós a virem almoçar e passar o dia de Páscoa connosco. 

E o nosso domingo de Páscoa teve uma ementa muito tradicional! Folar de Carne, Perna de borrego assada, batatinhas, feijão verde salteado, arroz de forno, tarte de amêndoa, amêndoas caramelizadas e pão de ló molhadinho.

E a pedido de muitos, a receita de arroz de forno simples, que acompanhou o borrego.


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de sobremesa de banha de porco

1 fio de azeite

4 colheres de sopa do molho do assado (pode ser retirado enquanto o borrego assa)

Sal q.b.

Picante ou tabasco q.b. (opcional)

1 chávena (250ml) de arroz carolino

500ml de caldo caseiro de frango (o dobro da quantidade de arroz)


Preparação:


Ligue o forno a 180ºC e coloque o recipiente de barro no forno para aquecer, e estar já quente quando lá colocar o arroz.

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar na banha e azeite. Deixe refogar alguns minutos até a cebola estar bem lourinha. Junte depois o arroz e envolva bem no refogado. Acrescente o molho de assar o cabrito, acrescente o caldo e retifique de sal e acrescentando o picante se usar. 

Assim que levantar fervura, coloque a mistura do arroz no recipiente de barro quente e deixe cozinhar até que a água tenha evaporado e o arroz esteja cozinhado. 

Sirva como acompanhamento de carnes assadas.


Bom Apetite!


Páscoa 2025

 


Folar de Páscoa da Rosa



Todos os anos faço folares. Quase sempre a receita da minha avó Celeste. 

Durante anos fiz cabazes para oferecer aos irmãos e afilhados. Durante anos fiz o almoço de padrinhos e afilhados. Mas a vida muda. E agora não faço o almoço de padrinhos e afilhados, porque é praticamente impossível juntar todos, uns porque não moram em Portugal, e também porque a Páscoa tem sido uma altura de àescapadinhas para outros.

Deixei de fazer folares para irmãos e afilhados porque já não estou com todos na altura em que os faço, porque o almoço de domingo de Páscoa também deixou de ser quase sempre uma altura de estar com todos. A vida segue, as tradições seguem e continuamos a estar com as pessoas, mas em outras alturas e momentos. E está tudo certo.

Mas todos os anos faço folares. E este não foi excepção.

Mas este ano, em vez dos folares da minha avó, fiz os folares da Rosa.


Ingredientes para 2 folares:

(Receita aqui: https://www.instagram.com/p/C5ETchzMfLW/)


Ingredientes:


240 g de leite meio-gordo

100 g de manteiga sem sal

7 g de fermento seco de padeiro

3 ovos + 1 ovo extra para depois pincelar

610 g de farinha t65 sem fermento

100 g de açúcar granulado

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó, 

1 colher de chá de erva doce em pó

Raspa de limão


Preparação:


Comece por aquecer o leite com a manteiga até ficarem mornos.

Junte depois o fermento e os ovos e misture bem.

Na taça da batedeira junte a farinha, o açúcar, o sal, a canela, a erva doce e as raspas de limão. De seguida junte a mistura dos líquidos aos poucos até estar tudo incorporado. Bata com o gancho da batedeira durante 10 minutos. A massa irá ficar lisa e ligeiramente pegajosa, mas sem agarrar.

Coloque numa taça e deixe levedar até duplicar de volume.

Ao fim desse tempo coloque a massa na bancada e divida-a em dois, para fazer os dois folares, e a cada parte vai retirar um pedacinho de massa para fazer as decorações. 

Faça uma bola com a massa e coloque num tabuleiro com papel vegetal. Com cuidado coloque a decoração por cima, e prenda as pontas por baixo da bola. Vai parecer que o folar vai ficar pequeno, mas deixe levedar novamente até duplicar de volume.

Ligue depois o forno a 200ºC para pré-aquecer. Enquanto isso, bata 1 ovo com 3 colheres de sopa de água. Pincele os folares e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido.


Bom Apetite!


Bolinhos de Aproveitamento de Arroz



Nesta casa nada de desperdiça. Nem quando existe um resto de arroz de ervilhas e um resto de arroz de feijão e ambos se combinam nuns bolos de arroz que todos comeram e repetiram.

Tenho a certeza que muitos de nós sem lembram destes bolinhos nas mesas das avós, e provavelmente nunca mais voltaram a comer ou a lembrarem-se de fazer. Numa altura em que os bens alimentares sobrem de preço quase todos os dias, nunca é demais lembrar a importância de reapeoveitar as sobras em refeições diferentes e saborosas!


Ingredientes para cerca de 20 bolinhos:


3 ovos

75g de farinha

400g de sobras de arroz  - podem usar vários tipos de arroz com “coisas”

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o arroz ou mistura de arroz. Junte os ovos e a farinha e misture bem. Se achar necessário junte mais ovos ou mais farinha, até ficar com a consistência de palme não muito fina - como se fossem pataniscas.

Retifique de sal e pimenta e frite em óleo quente e abundante até que fiquem dourados. Escorra em papel absorvente.

Sirva simples, como acompanhamento, como petisco, para um piquenique.


Bom Apetite!


Sopa Laranja



Aqui em casa nunca passamos sem sopa. Tornei-me a minha mãe, a colocar na mesa sopa todos os dias, ao almoço e ao jantar.

Vou combinando diversos ingredientes, entre 3 a 5, umas vezes com leguminosas, outras vezes só cremes e outra vezes sopas com coisas.

Esta é uma combinação muito básica de uma sopa com 3 ingredientes, mas garanto que vos vai surpreender.


Ingredientes para cerca de 2 l de sopa:


400g de cenouras

500g de batata doce

1 cebola grande

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Descasque e corte a cenoura em rodelas e a batata doce em cubos. Descasque e corte a cebola em pedaços.

Coloque todos os legumes na panela e junte um fio de azeite, cerca de 1 colher de sopa. Envolva bem, tape a panela e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 15 minutos (na bimby ligue para 100ºC durante 15m, velocidade 1,5)

Ao fim desse tempo junte água APENAS ATÉ COBRIR OS LEGUMES, e tempere de sal. Deixe cozinhar mais 15 minutos ou até os legumes estarem cozidos (na Bimby, igual, mais 15m a 100ºC durante 15 minutos)

Triture depois a sopa até ficar bem cremosa. Se necessário junte mais água a ferver até a sopa ter a consistência desejada.

Sirva quente.


Bom Apetite!


Como Cozer lombos de Bacalhau



Há muitas teorias sobre a forma correta de cozer bacalhau. Cá em casa fazemos sempre assim e o bacalhau fica maravilhoso, sem se embrulhar na boca e a lascar facilmente e com um aspeto maravilhoso.

Passou a ser a única forma de fazer bacalhau aqui em casa!



Ingredientes para 2 a 4 pessoas


2 lombos grandes de bacalhau demolhado e se usar congelado, deve deixar descomgelar

sal q.b.


Preparação:


Coloque um tacho  ao lume com água e uma pitada de sal. Deixe levantar fervura. Assim que estiver a ferver, junte os lombos de bacalhau, tape e desligue do lume. Deixe ficar assim 10 minutos. Ao fim desse tempo retire as posta de bacalhau e estarão perfeitamente cozinhadas, e a lascar.

Sirva de imediato com batata e legumes cozidos e regado de azeite ou lasque e use para as suas receitas.


Bom Apetite!

 


Quinoa Cozida


Gosto bastante de juntar quinoa cozida com arroz e fazer bases de bowls com legumes leguminosas, ovo e carne ou peixe. Outra das minhas maneiras favoritas de usar a quinoa como base em saladas frias em vez de massa. 

Em qualquer uma destas ideias que vos deixei, faço a quinoa cozida apenas. Inicialmente não era assim que cozia a quinoa, mas foi no Peru que em ensinaram a fazer assim, e tenho-o feito deste então!


Ingredientes:


1 chávena de quinoa

Água q.b.

Sal q.b.


Preparação:


Leve um tacho ao lume com a água e o sal e deixe levantar fervura. Junte depois a quinoa lavada e deixe cozer em lume brando, cerca de 15 a 20 minutos até estar aberta e macia.

Escorra depois bem e use-a simples, como acompanhamento, ou faça saladas com legumes frescos ou assados, queijo, ervas aromáticas, etc.


Bom Apetite!


Feijão Preto para Acompanhamento


Aqui em casa adoramos feijão preto guisado para acompanhar pratos de carne assada ou grelhada, ou mesmo como refeição principal com arroz e ovos estrelados.

Assim que os dias ficam maiores, o tempo mais quente e abrimos a época dos grelhados,  o feijão preto é um dos acompanhamentos que mais fazemos.

Deixo aqui a maneira como preparo.


Ingredientes para 4 pessoas:


Azeite q.b.

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

75g de bacon ou linguiça

400g de feijão preto cozido

Picante q.b.

Sal e pimenta


Preparação:


Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte a cebola picada com os dentes de alho e a folha de louro e deixe alourar. Acrescente o bacon em cubinhos ou linguiça picada e deixe refogar mais um pouco. Junte depois o feijão preto cozido e um pouco do caldo da cozedura e tempere de sal, pimenta e um pouco de picante se gostar. Deixe depois apurar, cerca de 20 minutos em lume brando.


Bom Apetite!

 


Massa para Rissóis



Das coisas que me lembro de ter aprendido com a minha avó, entre muitas outras, foi a fazer rissois. E de como a massa de rissois, que tantos acham tão difícil e complicada é na verdade uma massa com tão poucos ingredientes e que se faz rapidamente e não dá assim tanto trabalho.

Espero que experimentem e provem a vocês próprios como é realmente simples de fazer. 

Quanto a recheios, andam já por aí diversas receitas!


Ingredientes:


1 chávena (com capacidade de 225ml) de água

sal q.b.

2 colheres de sopa de azeite

1 chávena (com capacidade de 225ml) de farinha de trigo sem fermento


Preparação:


Coloque a água, sal e azeite num tacho e deixe levantar fervura. Assim que levantar fervura junte a farinha, de uma vez só e sem parar de mexer energicamente com a colher de pau até a mistura se despegar das paredes do tacho e formar uma espécie de bola e de massa uniforme. Retire depois a massa para a bancada da cozinha e deixe arrefecer um pouco até que a consiga trabalhar com as mãos. Amasse um pouco até obter uma massa lisa e macia e que não se cola nem às mãos, nem à bancada.

Estique depois a massa com um rolo de cozinha até ficar fina e recheie depois a gosto.

Passe por ovo batido e pão ralado e frite em óleo quente.


Bom Apetite!

 


Imprimir