O Zé Maria pediu-me, no final do ano lectivo, se podíamos dar umas bolachinhas feitas por nós à professora, já que ela tinha gostado muito das que tínhamos oferecido no Natal. Pediu-me também se podíamos dar uma flor, “porque tu gostas de flores mamã, e a professora também deve gostar, não é?”
Escolhi um vasinho de violetas para a professora e em vez de bolachas oferecemos uma caixinha com queques de mirtilos. Parece que acertámos, porque descobrimos assim que as flores preferidas da professora eram as violetas e recebemos uma mensagem simpática a agradecer o gesto, os mimos e a pedir para partilhar a receita.
Acredito sempre que “quem dá amor, recebe amor”, e os professores dão amor todos os dias aos nossos filhos. Acredito que “cozinhar é uma forma de amar os outros”, e gosto de demonstrar desta forma o meu agradecimento pela dedicação, esforço e compromisso não só desta professora, mas também de todos os outros.
Acredito também que passo a mensagem aos meus filhos. De Amar e Agradecer.
Ingredientes para cerca de 12 a 18 queques (depende dos tamanhos das formas):
(adaptado de uma receita de “Confeitaria Hummingbird - Receitas de sonho, página 122)
360g de farinha sem fermento
370g de açúcar em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
375ml de buttermilk (se não encontrar buttermilk à venda, poderá utilizar 275ml de leite meio gordo ao qual juntou 1 colher de sopa de sumo de limão. Deixe repousar uns 15 minutos e use essa mistura)
1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
70g de manteiga derretida mas sem estar quente
250g de mirtilos
Preparação:
Numa taça junte a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio. Misture e reserve.
Noutro recipiente junte o buttermilk, o ovo, a baunilha e misture com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha até ficar bem ligado. Acrescente depois, aos poucos a mistura de farinha e açúcar e continue a bater até que todos os ingredientes estejam ligados.
Acrescente depois a manteiga derretida e misture até estar incorporada. e bata tudo até obter uma massa consistente e homogénea,
Por fim acrescente os mirtilos e envolva-os cuidadosamente à mão, com a ajuda de uma colher de pau.
Forre as formas de queques com forminhas de papel e com a ajuda de uma colher encha as formas até dois terços de capacidade e leve ao forno previamente aquecido 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até os queques estarem cozinhados e a massa fofo ao toque.
Deixe arrefecer ligeiramente e coloque-os depois numa grelha apara que arrefeçam completamente.
Bom Apetite!