Há muitos anos que faço sopa sem batata. Não que tenha “medo” de batata que consumo de outras formas, mas habituei-me a raramente usar em sopa e assim faço.
É também uma forma de não duplicar a quantidade de batata se já a comer no prato seguinte.
A ideia de usar a rama do alho francês a guarnecer a sopa é só conhecida, mas normalmente não gostava porque a rama ficava fibrosa e rija. No entanto sugeriram-me que a salteasse primeiro num pouco de azeite e só depois a junta-se à sopa, no fim de feita. E faz realmente toda a diferença. Esta sopa ficou incrivelmente deliciosa. e faz todo o sentido partilhar aqui.
E foi muito a pensar na minha amiga Joana, que diz que não gosta das sopas delas e que a tenho de ensinar a fazer sopa!
Ingredientes para cerca de 2 litros de sopa
3 alho franceses médios com rama
400g de couve coração
400g de courgete com casca
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada (opcional)
azeite q.b.
500ml de água
Preparação:
Corte a parte verde dos alhos franceses em rodelas e lave bem para retirar todas as impurezas.
Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e refogue a rama do alho francês, em lume brando, até que fique bem macia, cerca de 10 a 15 minutos. Retire e reserve.
Leve depois uma panela ao lume - ou na bimby - e coloque a parte branca do alho francês cortada em pedaços pequenos, as courgetes também em pedaços pequenos e a couve em juliana não muito fina. Junte mais uma colher de sopa de azeite e deixe suar os legumes em lume brando, tapado, cerca de 15 minutos (Na bimby 15m a 100ºC velocidade 1)
Ao fim desse tempo acrescente a água, tempere de sal, uma pitada de pimenta e de noz moscada e deixe cozinhar mais 15 minutos, tapado até os legumes estarem macios. ( Na bimby mais 15 minutos a 100ºC velocidade 1).
Triture depois a sopa e se necessário crescente mais água e retifique de sal.
Junte a rama do alho francês previamente cozinhada e misture bem.
Sirva quente.
Bom Apetite!