06 dezembro, 2023

A Bolonhesa de Atum



Continua a semana a ser desenrascada com o que há cá por casa. Hoje foi assalto à despensa. Atum. Esparguete. Tomate pelado. Sai bolonhesa de atum com esparguete.

E a bolonhesa de atum que poderia servir para muitas outras coisas. Rechear batata assada, comer com arroz branco, fazer uma lasanha ou outra massa gratinada com queijo e ou molho bechamel, empadão de arroz, empadão com batata…. Enfim, mil ideias com este clássico e básico que é a bolonhesa de atum.

E cheguei à conclusão que, apesar de ter várias receitas com bolonhesa de atum por aqui, não tinha realmente a receita só da bolonhesa. E acho que merece mesmo figurar em destaque com uma receita são dela.

Aqui fica este básico que me salva tantas vezes!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 latas de atum em azeite

1 cebola grande

1 lata pequena de tomate pelado

2 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

Oregãos q.b. ou outras ervas secas a gosto


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e junte a mistura de cebola e alho e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola ficar lourinha. Junte depois o tomate pelado e envolva bem no refogado. Tempere de sal, pimenta e com os oregãos e deixe ferver em lume brando uns 10 minutos. Acrescente depois o atum bem escorrido e envolva bem no molho deixando ferver mais 5 minutos,

Sirva com esparguete ou use numa outra receita.


Bom Apetite!


3 comentários: