11 dezembro, 2023

Arroz de Forno com Entrecosto



Foi mais um fim de semana intenso. Mais 3 workshops de natal e muito pouco tempo por casa e para planear e organizar. No entanto ainda foi possível orientar algumas refeições de fim de semana e de fazer bolo de banana e iogurte e bolo rainha e pataniscas e pizzas caseiras.

O melhor de tudo? Este arroz de entrecosto no forno. Daquelas receitas que exigem muito pouca preparação mas que ficam deliciosas e onde todos repetem!

Comida de forno, de conforto e perfeita para estes dias de dezembro.


Ingredientes para 6 pessoas:


1,5kg de entrecosto de porco

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de colorau em pó

4 dentes de alho

150ml de vinho branco

Picante q.b. opcional

2 folhas de louro

1 colher de sobremesa de massa de pimentão

2 chávenas de arroz (eu gosto de usar basmati)

1 cebola

Azeite q.b.


Preparação:


Corte o entrecosto em pedaços e coloque-o num recipiente que vá ao forno. No almofariz coloque sal e pimenta, o colorau, os dentes de alho, um pouco de picante e amassa bem até obter uma pasta. Barre depois o entrecosto com esta pasta e regue depois com o vinho branco, a massa de pimentão e junte as folhas de louro. Tape (com papel de alumínio por exemplo ou com a tampa do recipiente, caso tenha) e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 1h20 ou até o entrecosto estar assado.

Pique depois a cebola e leve a alourar num pouco de azeite. Junte o arroz e envolva bem no refogado. Junte depois o molho do assado e água até duplicar o volume do arroz e ratifique de sal. Deixe levantar fervura, reduza o lume, tape e deixe o arroz cozinhar una 10 minutos.

Ao fim desse tempo coloque o entrecosto por cima do arroz ainda não totalmente cozinhado e coloque tudo no forno previamente aquecido a 180ºC  até o arroz acabar de cozinhar e o entrecosto alourar, cerca de 20 minutos.

Sirva com uma salada ou legumes cozidos.


Bom Apetite!


2 comentários:

  1. Anónimo21:34

    Boa noite, a sua receita veio mesmo a calhar porque tinha assado um bocado de entrecosto no domingo passado no forno de lenha e não iria dar para os cinco deste modo juntei o arroz e voltou tudo ao forno e ficou muito bom, obrigada pela partilha. Fernanda Reis

    ResponderEliminar
  2. "Seeking a humanities assignment expert in the UK? Our skilled team offers top-notch humanities assignment writing help UK, ensuring academic excellence. Trust our humanities assignment helpers in the UK for tailored assistance. Explore our humanities assignment writing service in the UK for expertly crafted papers. Buy humanities assignments online in the UK hassle-free and elevate your academic performance with our dedicated support."

    ResponderEliminar