28 dezembro, 2023

Arroz de Miúdos de Cabrito no Forno



Ainda do natal e mais um registo. Faço quase sempre arroz de forno com os miúdos do cabrito, além de umas batatinhas assadas e dos grelos.

Percebi que nunca tinha aqui partilhado a receita, e portanto faz todo o sentido deixa-la aqui ficar. Já não vai a tempo do natal de 2023, mas cá estará para a Páscoa e todos os próximos natais. Estava delicioso e foi muito apreciado!


Ingredientes para 10 a 12 pessoas:


2 cebolas

4 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

Miúdos de 1 cabrito partidos em pedaços (podem também juntar a cabeça se gostarem)

150 ml de vinho tinto

150ml de molho do cabrito assado (pode ser retirado enquanto o cabrito assa)

Sal e pimenta q.b.

Picante ou tabasco q.b. (opcional)

1 raminho de salsa

2,5 chávenas (250ml) de arroz carolino

620ml de água (o dobro da quantidade de arroz)


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite, numa caçarola de ferro larga (ou num tacho, mas depois terá de mudar de recipiente para colocar o arroz no forno). Junte o louro e deixe refogar alguns minutos até a cebola estar bem lourinha. Acrescente depois os miúdos do cabrito e a cabeça partida ao meio (se usar) e envolva bem no refogado deixando saltear uns minutos até ganharem cor. Junte depois o vinho tinto e deixe ferver em lume brando uns 5 minutos. Junte depois o arroz e envolva bem no refogado. Acrescente o molho de assar o cabrito, acrescente a água e ratifique de sal e pimenta acrescentando o picante se usar. Acrescente o raminho de salsa inteiro, e assim que levantar fervura coloque o tacho no forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até que a água tenha evaporado e o arroz esteja cozinhado. 

Se não estiver a usar um recipiente que possa ir ao forno, mude o arroz para uma assadeira de barro ou pirex e coloque no forno até a água ter evaporado e o arroz estar cozinhado. Sirva de imediato como acompanhamento do cabrito assado.


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário