29 dezembro, 2023

Paris-Brest



O natal não foi fácil aqui por casa. Primeiro porque estive doente com uma gripe enorme, com direito a febre e tudo, que começou no dia 24 de Dezembro à noite e continuou mais uns dias, e demorei uns dias a sentir-me realmente capaz. Ainda não sei bem como consegui ultrapassar o almoço de dia de natal com 14 pessoas aqui em casa. Mas tudo se fez.

Os dias que se seguiram foram ainda de uma Joana delimitada, mas com almoços de amigos a entrarem pela tarde dentro a 27 e 28 de Dezembro.

Os meus compadres que vivem em Inglaterra e padrinhos do António, foram surpreendidos com um fantástico (modéstia à parte) Paris-Brest. Segui à risca uma receita do meu querido Rui Ribeiro, do Faz e Come e não podia ter corrido melhor!

Deixo-vos de sugestão e quem sabe para estar presente na mesa de fim de ano ou do primeiro almoço do ano! Prometo-vos que merece!


Ingredientes para a massa:

(Receita original aqui: https://www.instagram.com/p/C0Pak2tN4NH/)


150 ml de água

75 gr de manteiga

1 colher sopa de açúcar 

½ c. chá de sal

125 gr de farinha

3 ovos


Ingredientes para o recheio:


200 ml de natas para bater bem frias

250 g de queijo creme ou mascarpone

50 g de açúcar em pó


Preparação:


Para a massa, coloque um tacho ao lume com a água, a manteiga, o açúcar e o sal.

Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez e mexa até ficar uma pasta. Retire e deixe arrefecer um pouco. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture até ficar homogéneo.

Coloque depois a mistura num saco pasteleiro e forme um círculo com cerca de 22 cm de diâmetro. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns 45 minutos, retire e deixe arrefecer completamente numa grelha.

Abra depois ao meio com uma faca de serrilha e reserve.

Para o recheio, bata as natas com o queijo creme e o açúcar em pó, até ficar bem firme.

Recheie o Paris-Brest com o creme usando também o saco de pasteleiro e coloque a tampa. Se quiser decore com frutos vermelhos ou lemon curd que também pode usar para servir.

Termine polvilhando com um pouco de açúcar em pó.


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário