15 dezembro, 2023

Presentes de Comer 2023: Bolachas de Cacau com Recheio de Caramelo Salgado



A primeira vez que fiz estas bolachas foi há 3 anos, também para colocar numas caixas de bolachas, mas para acabar de gastar um caramelo salgado. Essas caixas acabaram a ser entregues às professoras do António e do Zé Maria, e passaram a ser as preferidas da professora do António.

Desde esse ano, e com a professora Sandra sempre a gabar as bolachas, acabo sempre a fazer estas bolachas para colocar na caixa da professora.

Na verdade nunca tinha partilhado a “receita” que é uma junção de duas receitas que faço habitualmente. Mas gosto de aqui no blogue guardar as receitas que faço, mesmo que seja com as suas mil variações, e portanto faz-me todo o sentido colocar aqui esta versão também!





Ingredientes:


130g de farinha

20g de cacau em pó

100g de manteiga

50g de açúcar

Caramelo salgado q.b. (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2018/11/caramelo-cremoso-e-mais-um-presente-de.html)


Preparação:


Coloque a farinha e o cacau numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços pequenos. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas. Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim. Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.

Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte depois com cortadores redondos e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.

Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. 

Depois de completamente arrefecidas, recheie-as com o caramelo. Se fizer o seu próprio caramelo este deve estar completamente arrefecido - de preferência preparado de véspera - antes de rechear as bolachas. Coloque uma colherzinha de caramelo numa bolacha e feche com a outra.


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário