21 outubro, 2024

Chispe no Forno



Acho que há muito tempo que não tinha um fim de semana tão calmo. Entres os miúdos houve festas de anos e jogo de futebol, mas houve tempo para preparar lanches e snacks, fazer um cookalong para um grupo privado e ficar com todas as refeições da semana prontas. E ainda tempo para series, chá e sofá - o que é coisa quase rara aqui por casa.

Sei que entretanto vou entrar “naquela época do ano”, e portanto quero aproveitar ao máximo estes momentos mais calmos enquanto posso.

No domingo saiu finalmente para o almoço a receita do chispe que comprei no talho há umas 3 semanas. Tinha ido apenas comprar carne picada, mas encontrei chispe com excelente aspeto e lembrei-me logo de comprar para assar.

Para quem acha que é pernil, segundo o senhor do talho, o pernil é a peça inteira -  este pedaço apenas é o chispe (fica a indicação!)

Ficou realmente delicioso. Pedi para me abrirem o chispe ao meio com a serra porque eram muito grandes - e assei. Só precisa de paciência.


Ingredientes para 6 pessoas (com sobras)


2,5kg de chispe (2 cortados ao meio)

Sal marinho q.b.


Preparação:


Coloque o chispe com a pele virada para cima numa assadeira com grelha para a gordura escorrer. Se não tiver uma assadeira com grelha, coloque uma camada de cebola e o chispe, com a pele virada para cima sobre esta.

Tempere generosamente de sal e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC (de preferência a meio do forno). Para a pele ficar corante a a gordura derreter não deve tapar com papel de alumínio. Mas se por qualquer motivo estiver a queimar, coloque apenas papel de alumínio sobre a carne - sem fechar, como faria com um bolo.

Ao fim de aproximadamente 3 horas, terá uma pele perfeitamente estaladiça e uma carne macia e suculenta.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite! 


Sem comentários:

Enviar um comentário