Uma segunda feira com sabor a sábado e a mini férias. Uma receita de bacalhau diferente e mais uma comida de forno que é tudo o que aparece em dias assim.
A despedirmo-nos de Novembro e a entrar em Dezembro. O melhor mês do ano. O mês do Natal, o mês dos meus anos, e o mês em que tiramos sempre uns dias para ficar em casa a aproveitar os miúdos e o tempo do final do ano.
Ainda que tudo seja diferente neste 2020, há coisas que nunca mudam.
Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de uma receita da Cookidoo da Bimby Portugal)
2 cebolas
3 dentes de alho
azeite q.b.
80ml de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mistura de ervas secas
1 folha de louro
400g de migas de bacalhau demolhadas
Molho Bechamel:
1 litro de leite
125g de farinha
sal e pimenta q.b.
50g de manteiga
Preparação:
Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Junte depois a folha de louro, a polpa de tomate e acrescente o bacalhau bem escorrido, deixando refogar uns minutos. Retifique de sal e pimenta, acrescente as ervas secas e deixe cozinhar até o bacalhau estar cozinhado. Reserve.
Entretanto prepare o molho bechamel. Leve a manteiga a derreter, Acrescente a farinha e envolva bem com a manteiga, Acrescente depois o leite, aos poucos e poucos, de modo a que o leite se incorpore na farinha, sem parar de mexer, e vá formando um molho grosso, Tempere de sal e pimenta.
Envolva depois o bacalhau neste molho grosso e coloque num tabuleiro que vá ao forno é à mesa. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até ficar dourado.
Sirva com brócolos cozidos ou uma salada verde.
Bom Apetite!